Dica rápida — retrato com sol e strobe

Eu sempre encontro pessoas que dizem não gostar da luz do flash, que preferem a iluminação natural, que tudo fica artificial. Na real, a maior parte destas pessoas não sabe utilizar a luz do flash. Em minha pequena experiência de fotógrafo eu só vejo benefícios. Desde que conheci as fotos do grande Adriano Gonçalves me dediquei a aprender como utilizar o flash e hoje não consigo fotografar sem esse acessório. Mesmo durante o dia o flash é utilizado para criar dramaticidade e ter ganho de contraste na fotografia.

Porém, um dos grandes desafios para quem está iniciando nessa prática é saber mesclar a luz do ambiente com a do flash, criando um ambiente bem equilibrado. Não dosar bem o flash é a diferença entre uma grande fotografia e uma imagem que causa estranheza. Com flash e luz natural é possível fazer uma foto como essa abaixo.


É essa pequena dica que o fotógrafo  Levy Moroshan está nos ensinando no vídeo abaixo. Na realidade a coisa é muito simples. Eu costumo trabalhar com flash compacto dedicado em sessões externas. Se a modelo está contra a luz do sol é só fazer a fotometria pontual no céu e depois ir ajustando o flash (em TTL ou manual) até conseguir uma iluminação equilibrada. Para criar uma iluminação mais dramática, depois da fotometria do fundo, costumo fechar mais 1 ponto (1 EV). E conseguimos um resultado muito legal.

No vídeo, Levy tem um outro desafio. Ele quer trabalhar com uma grande abertura de diafragma, durante o sol do meio dia, para conseguir um desfoque legal na parte de trás da modelo. Mesmo com ISO 100 é quase impossível trabalhar com uma grande abertura ao meio dia sem elevar a velocidade do obturador acima da capacidade de sincronismo do flash. Aqui existem duas possibilidades. A primeira é trabalhar com HSS (High Speed Sync). Nesse modo a câmera consegue sincronizar com o flash mesmo em altas velocidades de obturador. Mas, vejo muitas desvantagens. A primeira é que a potência do disparo fica um pouco limitada. Segundo, se estiver trabalhando com um flash de estúdio, nem todos conseguem fazer o HSS. E a terceira desvantagens é que você está acelerando o desgaste da lâmpada do flash.

A solução de Levy é a mais bacana. Ele utiliza um filtro de densidade neutra (ND). E o que é isso? É simplesmente um filtro que barra a entrada de luz. Existem filtros  com graduação fixa (2ND, 4ND, 8ND) que podem ser utilizados juntos ou separados, e existem os filtros de graduação variável que, ao rodar a base do filtro, ele vai ficando mais escuro. Com o filtro ND é possível trabalhar com grande abertura de diafragma, e velocidade do obturador dentro da sincronia de flash.

Vejam o resultado dessa brincadeira.


sector5films — Balancing Strobe and Sunlight for Dramatic Portraits

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples