Lazyfeed: informação on demand via Internet

O surgimento e a consequentemente popularização dos feeds revolucionaram a forma de consumir conteúdo via Internet. Navegadores com 20, 30, até 50 abas abertas em sites de notícias tornaram-se coisas do passado, e passamos, então, a centralizar os canais, blogs ou sites, que nos interessam, numa única interface, no agregador de feeds.

Embora ainda não seja consenso, hoje muitos reclamam do excesso de informação recebidas através dos feeds assinados. Podemos gerenciar quais sites assinar, mas mesmo assim a queixa existe – afinal, se cancelarmos uma assinatura, podemos perder uma informação importante publicada ali. Confesso que não conseguia imaginar uma alternativa tão completa e sem esse problema de excessos, mas alguém conseguiu, e colocou o plano em ação. Conheçam o Lazyfeed.

Não dá para dizer que ele não é um agregador de feeds. Tanto o formato, quanto as características, remontam ao que há de melhor no Google Reader e similares. Mas é na forma com que as informações aportam ao Lazyfeed que reside seu diferencial. Se nos agregadores de feeds convencionais assinamos sites específicos, nele, assinamos assuntos. Quaisquer assuntos. A informação vem de várias fontes, é atualizada minuto a minuto, ininterruptamente. Isso gera volume maior de notícias, mas como muitas se repetem, fica fácil filtrar o que é importante ou não sobre determinado tema.

Cito um exemplo prático. Assinei a tag “Microsoft” no Lazyfeed, e recebi dezenas de entradas desde então. Hoje, a mais recorrente é a do escândalo racial num site da filial polonesa da empresa. Essa constatação torna-se bastante evidente devido ao volume de entradas apresentadas no Lazyfeed sobre essa notícia em particular.

A fácil constatação do que está rolando sobre um certo tema é especialmente útil para quem precisa acompanhar notícias e informações de nichos. Editores de blogs, jornalistas e entusiastas ganham mais um meio de ficar à par das últimas novidades. Também pode vir a ser útil na descoberta de novos sites e blogs específicos.

Passada a empolgação inicial, fica claro que o Lazyfeed não substitui o agregador de feeds. Seguimos pessoas, blogs, sites que gostamos, e isso é o que diferencia o Meio Bit de um jornal, ou mesmo de um outro blog de tecnologia qualquer. Mas, por outro lado, é inegável o valor que o Lazyfeed agrega a quem precisa ou gosta de consumir conteúdo sobre tópicos específicos. Não é preciso se preocupar com fontes (apenas checá-las se são de confiança, né?), em catalogar endereços, vasculhar sites de um determinado nicho. Essa parte de trabalho pesado é automatizada pelo Lazyfeed. E isso, por mais estranho que possa parecer, é bem interessante.

Fonte: Lifehacker.

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • RodrigoCantarino

    Bastante interessante, mas eu acho que ainda cai no mesmo problema de excesso de conteúdo por “tag”, e no final das contas você acaba tendo o mesmo trabalho. A única real diferença que eu vi nesse vídeo explicativo é que ele ranqueia o que você mais acessa e o que sobre as pessoas estão falando mais no presente momento.

  • guicpv

    Se o Lazyfeeds gerar um feed sobre um tema, eu adiciono o feed do lazyfeeds no meu leitor de feeds.
    Faz sentido? o0

  • abrcosta

    Uma forma que arrumei para lidar com o excesso de informação foi através do google news. Vocês faz uma busca por algum assunto especifico e adiciona o feed da busca. Pronto. A desvantagem é que a atualização desse tipo de feed parece mais lenta do que caso você buscasse a notícia direto no site.

  • gabriel_

    Como bem citou o amigo acima, o Google News já faz isso desde 1955.

  • O leitor de feeds que uso, FeedReader, tem um recurso similar chamado “Search feed”, ele busca informações no Google News, Twitter, Flickr, Technorati, etc.

  • pedrovc

    Quanto à avalanche de informações que recebemos via feeds RSS, gosto bastante do PostRank. Você fornece o feed e eles selecionam as notícias que geraram a maior repercussão em site sociais. Assim, você não fica lendo coisas de baixa relevância.

    [jabá]Por falar em feeds RSS, já conhecem o Projeto RSSficado 2? Uma tentativa de ajudar na popularização dos feeds para o publico leigo.[/jabá]

    • ovtbqr

      Joguei na feed de coisas pra ler thx.

  • rafael.lehmkuhl

    Mais feeds?Não obrigado.
    Já tenho mais de 1400 acumulados aqui, isso que quando acumula demais eu zero.
    Realmente não rola.

    • ovtbqr

      Eu tenho uma tag _uber que leio diariamente, além dos comics antes de puxar a descarga, nos momentos de aperto. Além dos linkblogs, claro.

      • rafael.lehmkuhl

        And WTF are Linkblogs?

        • ovtbqr

          Aquilo de itens compartilhados ou coisa parecida. São só links no fim das contas. Você deveria saber.

          • rafael.lehmkuhl

            Eu deveria saber?
            Mesmo?
            Seriam aqueles posts estilo “Links de Sexta” por exemplo, em que vários blogs fazem uma lista de links legais da semana?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples