Twitter introduz novas ferramentas inteligentes para silenciar os chatos

Muitos usuários do Twitter fazem uso de clientes dedicados por conta da falta de opções de uso do app oficial ou da versão web, principalmente no que diz respeito à privacidade e segurança. Foi pensando nisso que o popular site de microblogs™ introduziu, ainda que tardiamente novas funções que permitem que você silencie contas e tweets incômodos com mais liberdade.

A primeira novidade, uma das mais esperadas é a de silenciar termos específicos. Ao entrar em Notificações, Palavras Silenciadas o usuário poderá especificar quais palavras ele não quer mais ver, desde um assunto específico a menções de um contato indesejado (mutar o mesmo não adiantava quando ele era incluído numa conversa de seus amigos; agora, não mais). Apps como o Tweetdeck já possuíam esse ajuste fino da opção de mute, mas é sempre bom ver a mesma função presente no aplicativo nativo. É bem útil quando você quer sumir com alguém sem bloqueá-lo, basta agora adicionar o nome da conta como uma sentença.

O controle de notificações também é muito útil. Agora é possível mutar mensagens direcionadas a você tanto de pessoas que você não segue quanto de contas que não passaram pelo procedimento de confirmação de e-mail e número de celular, o que será excelente para barrar mensagens de bots e spam. Adicionalmente o Twitter confirmou que não gosta de ovos: é possível bloquear as notificações de mensagens também de usuários que sequer se deram ao trabalho  de mudar o avatar padrão da rede social e embora isso também sirva para eliminar da vista contas suspeitas, há alguns casos de usuários que realmente preferem não sair da casca. Nesse caso é bom eles considerarem mudar de ideia.

Adicionalmente o Twitter introduziu novos algoritmos para identificar conteúdos ofensivos, tóxicos ou abusivos, mesmo se os trolls não forem reportados. Dessa forma ficará mais fácil identificar trolls, discursos e ódio, correntes e spam e os espertinhos e desbocados. As punições podem variar, desde ocultando as mensagens daqueles que não seguem tais contas (o chamado “shadowbanning”) a outras mais incisivas. Isso tudo faz parte de um esforço para tornar a rede social mais amigável e menos propensa a conteúdo cáustico, o que teria lhe custado caro.

Vale lembrar que todas essas medidas chegam para acrescentar às ações do Conselho de Segurança do Twitter, uma equipe de consultores de todos os cantos do mundo voltada a identificar e punir quem sair da linha.

Fonte: Twitter.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Opções assim nunca é demais.
    Mas para outros casos, continuo usando a velha formula contra chatos e outros problemas: Unfollow

    • Monkey

      Use Permetrina

  • Já quero bloquear as palavras Temer e Trump do meu Twitter porque não aguento mais ver as pessoas falando sobre eles.

  • Twiter options, check “Floquinhos Faggots Safe Space Word Filter” is off….

    • Tide “pepe” Hunter

      Ativar filtro para “Discurso de Ódio”, ou seja, filtro baseado no meu ódio a qualquer outra linha de pensamento diferente da minha.

  • Todo mundo hoje em dia tem uma opinião formada sobre tudo, sobre o que é a vida, sobre o que é o amor… O Diabo é que querem sempre compartilhar sua sabedoria conosco!

  • Tide “pepe” Hunter

    Por favor tuíter, mais ferramentas para bloquear essa chatos que pensam diferente de mim, eu sou muito sensível ao contraditório, pra mim é tudo Hitler, obrigado.

  • Monkey

    Será que o chato sabe que é chato?

    • RôShrek

      A julgar pelo que vemos aqui mesmo e agora, não.

      • Monkey

        Pense numa doença sem cura…

  • RôShrek

    Eu uso a melhor ferramenta contra chatos: não uso Twitter.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis