Mozilla compra o Pocket, o app preferido dos devoradores de conteúdo

O Pocket é um dos apps mais úteis para consumidores vorazes de conteúdo e blogueiros relapsos, como eu. Nascido como Read It Later, uma extensão para o Firefox no longínquo ano de 2007 ele se encarrega de salvar seus links de qualquer fonte. Com integração a diversos serviços (inclusive agregadores de feeds, como o Feedly e o Flipboard) armazenar textos, links e vídeos para consumo offline (quando possível) em qualquer dispositivo é moleza.

A Mozilla já andava de olho nele há tempos e nessa segunda fez o que muitos já davam como certo: adquiriu a startup.

A relação entre desenvolvedora Read It Later, Inc. e a Mozilla é antiga, como dito anteriormente o app nasceu no Firefox. No entanto a aproximação entre as partes veio aumentando nos últimos tempos e em 2015 o navegador passou a contar com um botão nativo do serviço, dispensando instalações adicionais. De qualquer forma é fato que a Mozilla está de olho na base instalada do Pocket, que conta com cerca de 10 milhões de usuários ativos e mais de 3 bilhões de links armazenados em toda a sua história.

Outro motivo que incentivou a Mozilla a adquirir o Pocket foi a compra do serviço rival Instapaper pelo Pinterest (ambas as negociações não tiveram valores revelados), com o app de busca de conteúdo visual estando de olho principalmente nos seus algoritmos de recomendação de leitura. O Pocket também possui um sólido algoritmo de recomendações, ao identificar quais links estão bombando em um determinado momento e quais possuem uma qualidade acima dos demais. Como a Mozilla não possui um navegador forte o bastante no cenário mobile, agregar o Pocket ao Firefox será muito útil para tentar conquistar seu lugar ao Sol.

Igualmente importante, a Mozilla adiantou que o código do Pocket será incluído ao projeto open source da companhia e espera que a comunidade se envolva com ele daqui por diante. Boas coisas podem vir no futuro graças a essa iniciativa.

A ideia é não mexer em nada: o Pocket continuará funcionando normalmente em todas as plataformas em que está presente (nada foi dito sobre APIs no entanto, acredito que também prosseguirá como está). Já a Mozilla… bem, considerando que ela andava meio mal das pernas nos últimos tempos é interessante ver que ela arrumou dinheiro para adquirir a Read It Later, Inc. Talvez o Pocket ajude a empresa daqui para a frente.

Fonte: Mozilla Blog.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Luis Eduardo Rodrigues

    Como será que a Mozilla ganha dinheiro pra comprar essas coisas e funcionar? (além de ficar esmolando de vez em quando, claro).

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Não sei como está hoje, mas a Mozilla ganhava dinheiro nas pesquisas feitas por meio da barra de pesquisas. Por exemplo: o sujeito estava procurando um celular novo e fazia uma pesquisa por meio da barra, então o Google ganhava um dinheirinho da Samsung quando o sujeito clicava no link patrocinado e repassava parte dessa grana para a Mozilla. Talvez isso ainda seja assim hoje.

      • A Mozilla não pede esmola, ganha através de colaborações e patrocinadores como o Google.
        Quem pede esmola é a Oracle, onde para instalar/atualizar o Java tenho que desmarcar certas opções senão meu navegador fica descaracterizado e apps inuteis aparecem repentinamente.

        • André G

          E a Wikipedia também pede esmola pois se recusa a exibir anúncios, eu mesmo já doei e colaborei corrigindo e criando alguns novos documentos. Na mozilla já colaborei com trabalho voluntário na área de traduções, mas também tem como doar diretamente ou comprar produtos como camisas.

          • Theuer

            Quero mais é que a Wikipedia BR exploda!
            Eu idolatrava a Wikipedia até tentar escrever UM artigo nela! Li tudo, usei os testes de formatação que tem, decorei o guia de conduta… Não adianta, se você não faz parte do gay genius hipster clan club, seu artigo é excluído sumariamente.
            Revistas nacionais não são referência, TV Cultura e MTV não valem como TV e os participantes já terem suas referências na própria Wikipedia também são simplesmente ignorados.
            É ridículo.

  • paulokdvc

    Olha, posso estar enganado, mas não é a Fundação Mozilla que nunca diz onde vai o dinheiro doado a ela? Fiquei curioso já que, ela “não anda bem das pernas”.

  • Não consigo gostar deste tipo de app…. No meu tempo isso era tudo mato… Vou no bom e velho bookmark no navegador sempre.

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Idem. Eu também prefiro adicionar a página que quero ler depois aos favoritos do navegador.

    • “No meu tempo isso era tudo mato…”

      E ele sempre estava lá pra nos ajudar com os links…

      https://uploads.disquscdn.com/images/37d89d8275880603eb8e47160a82278b80c208c44b20bbe02acf7513b2815386.png

    • Sidney Sol 🦊❤️🦊

      Mas com bookmark não fica offline

    • Nilton Pedrett Neto

      Nem bookmark eu uso… É um velho arquivo TXT na área de trabalho… Mas eu gostava mesmo era do cardfile do Windows antigo…

    • E. Bicalho

      Também sou desse tempo, curtiu um link salva nos favoritos. O problema é que eu nunca mais volto para conferi-los. Uma décadas se passou e, exceto pelos favoritos que ocupam a barra visível, esses links são como as tralhas que junto no armário e nem sei o que são…
      Decidi que era hora de mudar e agora entulho tudo no Pocket. Um dia talvez eu volte para conferir, organizar… Ou talvez eu jogue esse armário fora, haha.

    • Theuer

      Ahhh Zanac seu folião…
      Vou te colocar num ATR para um vôo de 2h que duram 3 pelo mau tempo e aí quero ver aquele monte de bookmark offline! Hehehehe

      Foi assim que conheci o…
      Instapaper! 🙂
      O Pocket veio depois procurando “alguém” com a simples função de letra branca/fundo preto essencial em tela oled/amoled.
      Agora finalmente os browsers fazem isso.

  • Eric da Silva

    tomara que deslanche.
    a variedade de navegadores é sempre saudável. apesar de usar o Opera, o Firefox tem um lugar no meu coração.
    o acesso fácil ao cache pra pegar vídeos e outros conteúdos do flash sempre foi um grande diferencial 😀

    • Luiz

      Só existem 2 navegadores mesmo. Firefox e Edge.

      • Yago Oliveira

        Hein?

  • Desde de sempre o pessoal pedindo uma versão .msi (oficial) do instalador do FF e nada até o dia hoje.
    Mas aquilo que uma boa parte das pessoas nem entendem e nem vão precisar, gastam fortunas.
    Vai entender.

  • Xiiii, mas logo agora que eu comecei a usar o Pocket, vem o Gogoni anunciar que ele MÓR – REU? :/

    • kenji

      Mas hein?!

    • Glauco

      Acho que faltou vc ler o último parágrafo.

    • Theuer

      Isso é a única coisa que ele não disse! :/

      • É uma profecia. Vou deixar registrada aqui no Meio Bit e acredito que se cumpra dentro de dois ou três anos.
        “O que me faz pensar que o Pocket vai morrer?”
        A Mozilla, ou melhor, os gestores que comandam a Fundação Mozilla têm essa sua ideologia entranhada em suas almas que atua como um viveiro, impedindo seus produtos de crescerem como deveriam. É mais ou menos como o antigo CEO e fundador do Yahoo, que recebeu uma excelente oferta da Microsoft, mas recusou a venda porque… bem, porque era para a Microsoft, era como “vender a alma para o Diabo”, bla, bla, bla.
        Então, acredito que surgirão novas tecnologias no futuro que o Pocket deveria agregar, mas que não irá fazer isso porque é contra o que pensam os gestores da Mozilla – “Internet para pessoas, sem fins lucrativos”.
        Mozilla, Wikipedia… Ninguém nega que desenvolveram produtos excelentes, mas eu também vejo um bocado de ideologia atrapalhando decisões que deveriam ser puramente comerciais.
        Enfim, é só um palpite. Que fique registrado aqui: o Pocket começou a morrer.

  • kenji

    Poder adicionar tudo no PC para ler depois no celular e vice-versa é muito bom.

  • DiMais

    para isso eu uso o Twitter, mas vamos ver onde isso vai chegar..

  • Heisenbeck

    Do not mess with Pocket, please!!

  • Adriano Garcez

    O serviço na web é irretocável, mas o app para Android precisa (há muito) melhorar bastante! É um app de leitura, mas tem poucas opções de configurações do texto. Sei que tem a versão de assinatura com essas opções, mas nunca vou pagar mensalidade para ter uma configuração básica. Mas se mudarem o modelo de negócios para ter essa “feature” em uma compra única, podem contar comigo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis