Com os processadores Ryzen 7 a AMD quer brigar pelo topo do desempenho (sem ser caro)

Laguna_AMD_Ryzen_7_Lisa_Su

Stay cool, stay calm, keep Zen.

Após reestruturar de forma drástica seus negócios e anunciar que focará em alto desempenho em vez de preço baixo, a Advanced Micro Devices finalmente anuncia sua nova linha de processadores centrais. Com nova arquitetura “Zen” e processo recente de litografia, a linha Ryzen 7 de CPUs AMD chegará ao mercado para brigar de igual para igual contra a principal concorrente.


AMD Ryzen 7 Release

Em um evento próprio em San Francisco, a CEO Lisa Su apresentou três novos modelos de processadores octacore (com 16 threads simultâneas!): os topos de linha Ryzen 7 1800X (3,6 GHz / 4,0 GHz), 1700X (3,4 GHz / 3,8 GHz) e 1700 (3,0 GHz / 3,7 GHz). O mais caro custa 499 dólares e o menos caro custa US$ 329. O foco dessas CPUs é bater o custo benefício dos processadores desktop da Integrated Electronics.

Lá em 2015, a meta da arquitetura Zen era bater o Excavator em 40% no número de instruções por ciclo. Com o Ryzen, a AMD conseguiu bater o Excavator em 52%. Bom, com 4,8 bilhões de transistores litografados a 14 nm, veja o estrago que os AMD Ryzen 7 fazem nos Intel Core no Cinebench, por exemplo.

Laguna_Cinebench_AMD_Ryzen_vs_Intel_Core

Olha o AMD Ryzen 7 1800X alcançando o desempenho bruto do Intel Core i7-6950X por um terço do preço (crédito: Hexus)

Ah, mas ouvi falar que o AMD esquenta muito…”

Não esta nova microarquitetura: mesmo com todos os oito núcleos físicos operando a 3,6 GHz (ou parte deles a 4,0 GHz) o Ryzen 7 1800X possui TDP de 95 W. Isso é muito? Talvez, mas o Core i7-6950X possui TDP de 140 W e custa US$ 1.743 na civilização. Ambos possuem desempenho quase similar.

Detalhe: estamos a falar do topo, pois para combater os Core i5 e i3 da vida a AMD ainda vai anunciar os Ryzen 5 e Ryzen 3. Por enquanto, quem puder já pode reservar um Ryzen 7 na pré-venda e o lançamento na civilização será dia 2 de março, próxima semana já.

Fonte: The Verge.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis