Moana mostra mais uma vez que para a Disney, CGI não é brincadeira

moana-002

Uma coisa que todo mundo tira o chapéu para a Disney é o fato de que a empresa sempre primou pelo desenvolvimento de tecnologias próprias para o cinema, e não é de hoje. Quem cresceu com a empresa sabe que ela não brinca em serviço e com o advento da computação gráfica, ela sempre se manteve na vanguarda e trouxe aos cinemas belíssimos usos de recursos que se não estão em sua infância (nunca estão), ao menos não estão acessíveis para a maioria dos mortais.

Um excelente exemplo é do da Câmera Multiplano, inventada pelo ex-animador da Disney Ub Iwerks e a patente foi assegurada em 1933. Ainda que não seja um invento nascido dentro da casa do Michkey foi ela quem mais se beneficiou com o invento, até porque o próprio Disney tempos depois usou de sua esperteza para clamar o produto como oriundo de sua companhia, mas ninguém tira o mérito de que a Disney a aperfeiçoou ao máximo.

A câmera, originalmente montada com peças de um Chevrolet da época aplicava um efeito de três dimensões utilizando várias camadas de cenário. Pense em uma animação antiga, em que o fundo era sempre estático, o que poderia causas distorções quando se utilizava efeitos de zoom in e zoom out. Com a Multiplano, os artistas desenhavam cada plano de fundo separadamente, permitindo que a câmera pudesse dar zoom no cenário e alguns deles se moviam, aproximavam ou se distanciavam enquanto outros permaneciam imóveis.

O filme Branca de Neve e Os Sete Anões foi o primeiro mais notório uso da câmera em grande escala, mas uma animação curta da mesma época que permanece sensacional até hoje, quase 80 anos depois e que faz um excelente uso da Câmera Multiplano é O Velho Moinho:

“It’s kind of fun to do the impossible” — Walt Disney’s The Old Mill (1937)

Cortando para os anos mais recentes, vimos a Disney fazer obras de arte maravilhosas com efeitos digitais graças aos artistas internos (que têm o braço da Disney Research para se apoiarem) e os da Pixar. Foi da subsidiária que vieram os estonteantes efeitos com pêlos e cabelos que vimos em Monstros S.A., e que foram levados ao limite no efeito esvoaçante da cabeleira de Merida em Valente.

Mas a Walt Disney Pictures nos encanta há mais tempo. Em Aladdin nós vimos os primeiros usos de CGI em animação tradicional mas foi a cena da dança em A Bela e A Fera, com o salão e o candelabro em perfeita harmonia com os personagens que enfeitiçou todo mundo. Mais recentemente foram os estonteantes efeitos de neve e flocos de gelo em Frozen: Uma Aventura Congelante que impressionaram a todos, fruto de um trabalho conjunto de dois pesquisadores da Disney e dois da Universidade da Califórnia, e o artigo você confere aqui (cuidado, PDF).

Agora temos Moana: Um Mar de Aventuras, o novo longa animado que se passa na Polinésia. Ou seja, sai a neve e entra água. MUITA água. E se tem uma coisa que nunca ficou muito bem representada em CGI, por mais avançado que os algoritmos sejam é a boa e velha H2O. Mas mais fortes são os poderes dos pesquisadores da Disney.

Movieclips Trailers — Moana Official Trailer – Japanese Teaser (2016) – Dwayne Johnson Movie

moana

O primeiro teste de Moana com CGIs para os efeitos de água mais realistas foram executados no spot “Toddler”, que acabou sendo veiculado com um teaser no Japão (o vídeo acima). A Disney fez uso de uma ferramenta própria desenvolvida internamente, um motor gráfico chamado pelos artistas da casa de “Splash”. Não só isso, os efeitos são fruto de um trabalho conjunto entre a Disney, a Pixar e a Industrial Light & Magic, com o intuito de facilitar o processo de animação. Enquanto o algoritmo de encarrega do trabalho pesado os animadores se concentram em outros aspectos, bem como integrar as canas com os efeitos de água. A atenção não é pontual: a água não só compõe boa parte do cenário como é um personagem ativo que interage com a protagonista Moana o tempo todo, como uma entidade viva.

De cima para baixo: animação, simulação e renderização

Só para dar uma ideia da importância que a Disney está dando aos efeitos de água, eles compõem cerca de 65% de Moana, enquanto o filme possui 80% de efeitos especial ao todo. Em Operação Big Hero esse número não extrapolava 46% do tempo total da película. Para criar os efeitos a Disney utilizou uma rede distribuída, onde cada máquina é independente mas ainda assim trabalham em conjunto umas com as outras (é o melhor modelo de rede para cálculos massivos, como foi o caso). O resultado é o que se vê no produto final:

Walt Disney Studios BR — Moana – 05 de Janeiro nos Cinemas

O legal vai ser quando o Splash chegar inevitavelmente às mãos de outras empresas, pois veremos com o tempo mais animações e games utilizando a ferramenta para criar efeitos de água incrivelmente realistas, o que é bom para todo mundo. E a magia da Disney continua imbatível.

Moana: Um Mar de Aventuras estreia no Brasil no dia 05 de janeiro de 2017 e sério, eu recomendo que todo mundo vá assistir. Vai valer muito a pena.

Fonte: IGN.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Agora a onda da Disney é fazer princesas com poderes elementais? (uma ótima ideia, diga-se de passagem)

    • Carlos Wagner

      Ai depois eles vão reunir todas as princesas Elementais para fazer os Novos Vingadores.

      • Maom

        Não, vão invocar o capitão planeta!

      • poeiradasestrelass

        Lutar contra a nação do fogo

        • Muito boa, daqui a pouco surge a princesa avatar hahahaha

          • Islan Oliveira

            Argh, me lembrei da Avatar Korra e do tempo de vida que desperdicei vendo essa merda.

          • Daniel Belini

            Eu tentei ver mas só aguentei a primeira temporada.
            Muita enrolação.

          • Islan Oliveira

            A questão é que não faz sentido algum, as coisas são toscas, não gostei do conceito num mundo estilo século XX.

          • Rodrigo de Melo

            Eu gostei do contraste. Inclusive achei que não foi tão explorado como deveria. Mas isso é mais na primeira temporada, nas outras eles saem mais de Republic City e o resto do mundo ainda é mais “atrasado”.

          • Islan Oliveira

            Me arrependo de ter assistido tudo, muito tempo perdido que eu podia ter assistido coisa melhor. Preferiria se fosse com o Aang mais velho ajeitando o mundo pro velho equilíbrio de antes, mas não do jeito que apareceu na lenda de Korra.

      • Ivan

        Junto com um cientista que viaja pelas eras buscando as princesas.

      • Jesse Queiroz

        …ou uma versão atualizada de Capitão Planeta.

        • Vão fazer filme dos Power Rangers (com visual novo, não o caricato da série, creio eu), duvido de mais nada…

      • Rodrigo M

        Elas vão para o World of warcraft!

    • Já até vejo uma princesa Índia da Amazônia, com um amigo macaco, e o poder elemental do coração.

      • Mirai Densetsu

        Então a Pocahontas vai ganhar poder do coração?

        • Pokaropas é índia norte americana…

          • Mirai Densetsu

            Para alguns americanos, ser da amazônia e ser americana é quase a mesma coisa.

    • Depois de duas princesas porradeiras (Mérida e Moana), pede acontecer qualquer coisa.

      • Mirai Densetsu

        Mas elas já tinham o precedente da Mulan.

        • Luan Soares

          Pocahontas é mais antigo

          • Mirai Densetsu

            Sim, mas não sei se a Pocahontas é porradeira (já que eu não vi esse filme). Já a Mulan com certeza é.

    • Ivan

      Ela é dobradora de agua.

      • Dobrar água é fácil, quero ver dobrar GELO…

        • Ivan

          Só tranformar em agua dobrar e transformar em gelo, facil rapido e pratico.

        • Deyves De Souza Gudes

          Katara e Helga mandam um alô, hehehehehe

      • Paulo de Tarcio Santos Freiri

        A água que tem vida, pelo que deu para entender no teaser Japonês.

        • Ivan

          Entendi isso também, a agua que brinca com ela.

          • Zalla

            é o deus da água brincando com ela, agora a relação que ele tem com ela..vai saber?

      • Maninho

        Dá nó em pingo d’água!
        Ba dum tssss…

  • Luis

    “e com o advento da computação gráfica, ela sempre se manteve na vanguarda” Que?

    Essa coisa aí embaixo eu faço no Paint, isso foi lançado no mesmo ano de Toy Story.

    • B4klaudio

      …” que foi feito 100% de forma tradicional”, Inclusive foi uma grande propaganda na época. É o mesmo que comparar “A Noiva Cadaver” com “Toy Story”. As propostas são diferentes.

      • Luis

        Vc não chamaria isso de “vanguarda” não é?

        • ElGloriosoRangerRojo™

          Das técnicas tradicionais sim… =D

    • Ivan

      as animações dos anos 40 da disney estão igual ou até melhor que essa.

      • Maom

        Estão melhor! Essa mulan aí nem nariz tem. É o Valdemort.

        • Manoel Guedes

          Você só errou o nome da personagem…

          • Maom

            Errei nada, uma tomou sol e a outra não! kkkk Mesma porcaria em termos de filme, traços, carisma, etc.

          • HUAHHAUAHUAHHAUHUAHUAHUHUAHUAHA

            Ainda bem que ainda ia pegar o café… seria desperdiçado… xD

      • Luis

        isso que estou falando, essa porcaria foi feito em 1995, só acho que comprar a Pixar não conta como inovação.

        Da que uns anos estão falando que a Disney criou Star Wars.

        • Ivan

          E a marvel tbm

    • Juaum

      Faz aí e posta aqui pra galera admirar seu trabalho.

      • Luis

        ficou legal?

        • Joaquim Ricardo Caixeta

          Bem melhor

  • E essa engine de Frozen aí hein Disney? Herdada de outra animação que não me recordo o nome..
    Faz muito tempo que não piso em um cinema, mas esse filme está merecendo!
    Curiosidade, quantos consoles de 399 dólares são necessários para renderizar aquela água em 4k?

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Depende apenas do tempo. Pode ser 1 em 10 anos ou 3650 em um ano.

  • Samuel

    Indo para a faculdade hoje vi um efeito de água em uma propaganda colada em um caminhão de uma micro empresa. Pensei: até estes caras estão tendo acesso a efeito de água em 3D para fazer suas peças. Antigamente o melhor que se tinha disponível para mortais era o Realflow. Hoje até o Blender se arrisca nisso.

  • caio.

    Achei que o filme sairia antes… estava falando dele outro dia, achando que seria lançado agora. Bem legal a animação, água sempre deu trabalho pro povo fazer decentemente. Só queria ver ela mais transparente, o azul dela enquanto interage com o cabelo da Moana no teaser japonês me incomodou um pouco…

    • Ivan

      forçam ficar azul pra mostrar que é agua, acho desnecessário.

    • Zaaboo

      É possível que se tentarem chegar demais a cor, ou falta dela, da água a coisa toda caia no vale da estranhesa. Não é necessário, acho que eles podem ir por etapas.

      • caio.

        Ah sim, fora que o filme é infantil e as cores tendem a ser exageradas normalmente nesses casos… eu não havia pensado sobre cair no vale da estranheza, mas gostaria de ver um exemplo de uma cena com realismo rodando nessa engine

        • Zalla

          sim, seria legal

  • Ivan

    Só eu que achei essa fonte nova ruim?

    • Jesse Queiroz

      Não.

  • Juaum

    Peguem esse efeito de água criado pela Disney e joga em Bioshock.

  • Guilherme

    Um algoritmo de CG não necessariamente se adapta bem para jogos. A sua complexidade pode torná-lo impraticável de ser renderizado várias vezes por segundo, não importa quão poderosa seja a máquina. Muitos efeitos de 20 anos não foram implementados em jogos.

    • Jequichan

      Mas já temos video games poderosos, o PS4 Pro pode rodar games em 4k.

      • ahmmmm… nope…

      • caio.

        Resolução não é tudo…. tem quadro que leva horas pra ser renderizado pra filmes que nem são 1080p

      • Guilherme

        Eu não me refiro à resolução. Me refiro a efeitos de reflexo, iluminação, transparência, fluidos, etc… Se não usam algoritmos eficientes levam muito tempo para renderizar.

        • Alberto Prado

          E seria muito mais interessante ter esses efeitos do que essa ignorância toda em resolução. Por mim 720p com muitos efeitos ficaria bem mais legal.

          • Guilherme

            Jogar um filme em uma “simples” tela HD. Ou até em uma TV de tubo. Como seria um novo Gran Turismo em uma tela CRT, 480i, rodado pelo PS4?
            Ah, como divago…

          • Sander Manzoli

            Perfeito, é o que sempre digo! Todo jogo ficaria mais bonito em 720p e o que sobra da GPU ser gasto com efeitos. O problema é o $, pois fazer jogo bonito custa mais que fazer jogo de alta resolução… qquer jogo bobo pra iPad tem uma resolução absurda… e uma densidade de pixel muito mais alta que qquer tv 4K, e vemos que isso significa nada… resolução em game é puro mkt, logo param de falar disso e usaremos algum número que fale de efeitos… no passado a moda era falar de polígonos, mudou pra resolução, quer ver efeitos, global illumination de alguma forma. Até num VHS de resolução sub-vga temos imagens perfeitas e realistas.

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Disney é daquelas, se não tem quem faça para a gente a gente pega algo meia boca, melhora até não querer mais e usa.

  • Não importa o que digam, os filmes da Disney tem sempre uma qualidade impressionante. Além das imagens uma das coisa que me chama a atenção é a qualidade da dublagem e da adaptação do texto ao idioma da Banânia!

    • Exceto Enrolados, mas aí não foi culpa da Disney

      • Zalla

        sim a culpa é do Luciano Huck

  • Othermind

    Lembrei até de uma entrevista de alguem do “era do gelo” sobre uma parte do estouro lá da barragem, ou algo assim. Que tiveram que renderizar novamente mas o tempo pra finalizar ja estava no limite e optaram por renderizar no “medium”, assim digamos, pq no “ultra” ia demorar muito…

  • rbsouto

    Neve.

    Para fazer o filme Frozen foi necessária pesquisa de matemáticos da UCLA. Foi publicado como “A material point method for snow simulation”.

  • Diego Tietz

    Pergunta de noob: o que é considerado efeito especial em um filme que já é 100% CGI?

    • Murray159

      O que não é animado frame a frame. Coisas em que você simula partículas e gravidade e o render trabalha mais que um animador, por exemplo, água, fogo, fumaça, poeira, neve, chuva, explosões…

  • L L

    Em 2001 quando vi Super Mario Sunshine rodando em um Gamecube pela primeira vez, fiquei impressionado com o efeito da água. Nunca tinha visto um jogo com tanto realismo no efeito da água. Achei que o jogo iria envelhecer mal e hoje seria uma porcaria rever aqueles gráficos, mas esses dias peguei pra jogar aqui e continua satisfatório.

  • Germano

    Ainda não vi o trailer de Moana, mas tive que assitir The Old Mill outra vez… não sei dizer quando vi isso pela última vez, quando era criança em algum canal da TV aberta provavelmente…
    Incrivel como essas criações da Disney não envelhecem.

  • Saulo Benigno

    Lembrando que isto ainda não é o produto final e sim um trailer. Tem muita coisa pela frente 🙂

  • Super Suporte

    illuminati, não confio

  • Tiago Alves

    Po, o filme me lembrou Hercules, um dos meus filmes favoritos na infância. Embora eu trabalhe como animador 3D, eu não gosto de animações em 3D. Mas essa daí pode ser uma das poucas que eu terei prazer em ver.

  • Ed. Blake

    Como eu queria um longa de animação situado no universo do AVATAR – A lenda de Aang/Korra com esta tecnologia. Iria ser épico.

  • Marcio De Melo Monteiro

    Qual a intenção de integrar as “canas” com os efeitos de água?

  • É a filha do Moisés

  • Julio Verner

    Vou assistir sim, mas em língua original e sem downscaling com cerumaninhos cagando tudo por todos os lados. 🙂

  • Joaquim Ricardo Caixeta

    Você não deve estar muito informado a respeito mas a Google e nvidea estão na vanguarda no quesito física e geram água de maneira molecular e partículas, impressionante até mesmo para a Disney que não quer pagar patente, tecnologia de ponta, da pra ver que nada disso foi usado nesse filme.

  • Pingback: Moana Summary Part 1 – Chen's Corner()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis