Meio Bit » Arquivo » Cultura » Pink Floyd — discografia relançada em vinil

Pink Floyd — discografia relançada em vinil

E todos os discos do Pink Floyd serão relançados em Vinil na Europa e Estados Unidos. Os primeiros títulos chegam as lojas já no dia 03 de junho.

8 anos atrás

Pinkfloyd_discobrafia

Vamos falar de coisa boa, vamos falar de Pink Floyd. A notícia já tem alguns dias, mas achei bacana falar alguma coisa. Neste mês todos os fãs da banda foram pegos de surpresa ao saber que a discografia do Pink Floyd seria relançada em vinil. E não é só isso, existe o cuidado para que as embalagens, textos e fotos sejam exatamente iguais aos originais.

Mas, ai fica a pergunta: isso é importante? Sei que 99,9% dos leitores do MeioBit vão achar isso um desperdício, afinal de contas estamos em um blog de tecnologia e nada mais retrô do que discos de vinil. Certo, mas esse tipo de mentalidade só é encontrada em países que tiveram sérias dificuldades econômicas nos anos 80 e 90 e que abandonaram o formato por conta do alto custo. Nos países civilizados o vinil nunca parou de ser fabricado. Ele se adaptou a um tipo de consumidor acostumado a exigir qualidade e a pagar caro por isso. Não é todo mundo aqui nas bandas tupiniquins que pode se dar ao luxo de ter um aparelho reprodutor de última geração e pagar cerca de R$ 200,00 (preço das mais baratas) em uma agulha de qualidade.

Mas, para os colecionadores esse vai ser um prato cheio. Você pode até me perguntar: é verdade que os discos de vinil são melhores do que os CDs em qualidade sonora? Eu respondo que não. Aparelhos modestos conseguem reproduzir soberbamente um CD. Quando o assunto é vinil você precisa ter o melhor para ter uma boa experiência. Porém, no caso dos dois, tudo depende do processo de masterização e finalização. O mundo audiófilo é feito para endinheirados entediados que dizem entender de música (muita enganação nessa área), mas não posso negar que existe diferença entre equipamentos mais refinados e os radinhos que você compra no comércio varejista.

pinkfloyd_discografia_2

Todos os discos serão lançados na versão 180 gramas e os álbuns The Piper at the Gates of Down, A Saucerful of Secrets, a trilha sonora do filme More e o álbum duplo Ummagumma já estarão a venda no dia 03 de junho. O Pink Floyd foi uma banda muito importante para o Rock Progressivo e possui músicas que ficaram tão famosas (The Wall, por exemplo) que são reconhecidas por qualquer um. Poder rever a vasta discografia do conjunto é um presente para aqueles que gostam de boa música. Uma pequena curiosidade. Existe a lenda que na década de 1980 o disco The Dark Side of the Moon era utilizado nas lojas de eletrônicos para comprovar a qualidade dos aparelhos de som. A banda sempre primou pela qualidade sonora de seus lançamentos e ver tudo novinho em folha vai ser um deleite para os ouvidos.

Os LPs serão distribuídos pela Warner Music na Europa e pela Sony na América do Norte e resto do mundo. Infelizmente não existe ainda a previsão de valores. Mas. no Brasil, podemos esperar uma bela facada.

relacionados


Comentários