Será que a SpaceX vai mandar de novo queijo pro espaço?

spacexheavy

Até o final do ano a SpaceX vai fazer o lançamento inaugural do Falcon Heavy, que será o foguete mais poderoso do mundo, chutando bundas do Delta IV Heavy, inclusive no quesito preço. O peso-pesado da ULA custa US$ 375 milhões por lançamento, o do Elon Musk, US$ 135 milhões sem usar estágios reutilizáveis. 

Só que, como todo primeiro lançamento, muita coisa pode dar errada. Nenhuma seguradora vai topar bancar a apólice de um satélite, que em geral custa bem mais que o lançamento. Por isso na maioria das vezes usa-se simulador de massa, um grande bloco de metal no peso e formato de uma carga-padrão. O Antares, que lançava a cápsula Cygnus foi testado com um simulador destes:

news-041713c-lg

O Falcon Heavy coloca mais de 53 toneladas em órbita baixa, então vão ter que caprichar no simulador de massa para o lançamento de teste ficar realista. Uma alternativa é oferecer espaço para cubesats e similares, mas sempre sobra vaga. Foi assim com o primeiro vôo de teste da Dragon, lá em 2010.

A SpaceX precisava colocar peso dentro da cápsula, para simular a carga, tanto de subida quanto de descida. Depois de muita deliberação, Elon Musk avisou que mandariam uma… carga secreta, que está exposta hoje na fábrica da empresa, do lado do Cilônio e da armadura do Homem de Ferro:

Cheese that flew into space in a mission, Iron Man and Battlestar Galactica robot. SpaceX, Los Angeles Headquarters, California. June 14, 2011. Photo: ©2011 Isaac Hernandez/IsaacHernandez.com

Na época Elon Musk fez mistério com a carga Top Secret:

cheese_cots_1_0

Enfim o mistério revelado. A carga secreta, e primeiro viajante da Dragon…

Um queijo.

Cheese that flew into space in a mission. SpaceX, Los Angeles Headquarters, California. June 14, 2011. Photo: ©2011 Isaac Hernandez/IsaacHernandez.com

Como a carga do Falcon Heavy vai ser destruída, é errado desperdiçar queijos, então fica a sugestão: que tal, Tio Musk, já que o Google não vai liberar um daqueles carros abomináveis deles, você não colocar um Fusca em órbita, for the lulz?

140716091327-1978-volkswagen-beetle-1024x576

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • jairo

    Um Fusca? Mais icônico seria um Ford modelo T .

  • cloverfield

    Meus cunhados seriam a carga ideal…

  • Wallacy

    Hummmm….. Algum motivo específico para colocar a página de preços/capacidade de carga antiga?

    Atualizaram com os preços novos, e colega…. Eles estão chutando bundas. O F9 no modo não reutilizável consegue levar 22.800 KG, isso é muito. Praticamente um Delta IV Hevy…. Já o FH no modo reutilizável está em 90 milhões, não se sabe se no descartável será cobrado 135 ainda, alguns chutam 160 milhões, se o cara tá afim de levar 54 fucking toneladas em órbita melhor pagar um tiquinho mais pra nos livrar de ver três bosters pousando.

    E o Bônus, até o final do ano o motor vai ter mais um upgrade… Perceberam que os 100% do modo Full Thrust não era o 100% de verdade e ainda dava para extrair mais potência de lá, ajustando alguns parâmetros conseguiram eliminar 3 sigmas de reserva! Certamente fruto das análises dos que pousaram com sucesso…

    Enquanto isso o Vulcan só em 2019…

    • Luiz

      Quero 2, preciso enviar meus satelites de Ion Cannon.

    • Raphael Cardoso

      54 ton é o que eles falam sem o crossfeed, se eles implementarem deve passar de 60 ton fácil.

      • Wallacy

        Elon disse que Crossfeed ajuda mas não muito, se nenhum cliente pagar especificamente pelo recurso não vale a pena. Como o Merlin consegue operar em baixa potência, após o litoff melhor reduzir o core central para 30% de operação (nao oficialmente o FT chega a 16%, pelos cálculos da dinâmica de pouso) e depois colocar 100% (109% com o novo profile).

        Não acho que vão implementar Crossfeed, até removeram isso da descrição do FH no site.

        • Theuer

          Vocês discutindo isso nesse nível e o novo Currículo Comum do Ensino blá blá blá pretendendo(resumindo a história) substituir ciências por religião. Pior que isso chamar a religião(que cara um poderia ter a sua) de ciência.
          Imagina a nova safra de seres humanos que teremos nesse país.

          • blacktea

            Oi?

        • Alexandre Souza

          Kerbal ftw!

    • blacktea

      Cientistas do KSP.

  • A ISS pesa 420 Toneladas. Significa que a SpaceX poderia reconstruir a ISS com apenas 8 lançamentos.

    A ISS foi construída com 115 lançamentos.

    Por ai dá para ter uma ideia de quanto custou construir a ISS, e quanto custaria hoje o mesmo projeto.

    A tecnologia evolui, o preço cai… Isso vale para QUALQUER coisa.

    • Pedro Saad

      impressionante

    • Fagner Bispo

      Até pra voltar lua, ou ir, sei lá. kkkkkk

    • Theuer

      “A tecnologia evolui, o preço cai… Isso vale para QUALQUER coisa.” Você não, Brasil!

    • ²He

      Tem que ver em volume também. Mas isso não diminui em nada o fato do Falcon Heavy ser um monstro.

      • Wallacy

        A Fairing atual do Falcon 9/H não consegue enviar nem o modulo da Bigelow. Mas já falaram que se o cliente pagar, fazem uma maior.

    • Wallacy

      O problema maior ainda é o volume. O Space Shuttle foi muito utilizado não só por sua capacidade de carga, mas principalmente pelo volume util e a precisão na inserção em orbita baixa.

      O Shuttle carregava 25.000 kg para a orbita da ISS (400 KM | 28.5 graus), mais ainda foi necessário dezenas de voos. Até porque uma parte considerável da montagem foi feita em orbita em passos berm lentos. Não era difícil o Shuttle decolar apenas com < 5 toneladas de carga.

    • Tem que ver a parte do “volume”. A ISS pode pesar 420 toneladas, mas o volume é imenso. Normalmente satélites são pesados e bem compactos.

    • Não confiaria pôr todos os módulos em apenas 8 foguetinhos. Explode um, perde-se muito mais.

      E nem digo explodir um foguete em Londres hehe

  • chadefita

    Colocar o fusca no espaço, seria uma ação de marketing que renderia um bom dinheiro para ambos.
    Só não pode ser fusca com motor diesel.

  • Cocainum

    Podem enviar milhares de réplicas em escala do foguete ou algum outro tipo de “lembrança” parecida. Depois é só vender. Muita gente vai querer comprar uma réplica numerada do foguete e que realmente esteve no espaço.

  • Deni Carson de Souza

    Com 53 toneladas dava de mandar uns 650 políticos de um país da América do Sul. Com direito a todos os congressistas (senado e câmara) e o primeiro escalão do executivo (presidente, vice, ministros e alguns coringas aleijados). Junto é claro um artefato com timer para garantir que não voltassem…

  • Theuer

    Um Fusca em órbita com câmeras fazendo streaming…
    Derrubaria a Internet, seria capa dos jornais, pararia guerras! Por um dia e meio, claro.

  • Theuer

    Quer dizer que é mais fácil saber o valor do “plano” para por em órbita 53Tons de qualquer coisa, que conseguir o preço real do plano de 20Megas da NET… Pela Internet!

    • Junior Capitanio

      abraça esse joinha aí e não solta

  • Arthur Santos

    Falcon Heavy me lembrou do KR Fourze não sei pq…

  • Flávio Simões

    Impressionado que você não sugeriu levar um trailher. Podiam ainda fazer um especial do Top Gear junto com o lançamento do trailher

  • Enquanto a SpaceX manda o queijo, o Brasil se prepara pra explodir a goiabada…

  • Só uma dúvida, como a carga será destruída? Vai queimar na atmosfera?

  • Jefferson Daniel

    Deviam mandar um Album do Slayer, não da pra ficar mais Heavy que isso.

  • Wangles MReis

    Olha só… Minha cabeça explodiu ao perceber que o Fusca é um belo carro.

  • Torquato Pit Bull

    Alguém por favor faz umas contas pra mim:
    Qual é o peso médio de uma pessoa?
    Qual é a área que um corpo ocupa no espaço?
    Agora soma o peso, a área, e digam pra mim quantos corruptos caberiam dentro desse foguete.
    Depois deixem o queijo de fora, temos que comemorar o feito histórico para politica e ciência.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis