Uber BH levará doações às vítimas da tragédia em Mariana

Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras… (Foto: Felipe Dana/AP)

Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras… (Foto: Felipe Dana/AP)

O Brasil tem vivido, nos últimos meses, momentos muito difíceis, denúncias envolvendo políticos de todas as esferas governamentais, crise financeira que tem diminuído os postos de trabalho e aumentado o custo de vida da população, ações absurdas de algumas “bancadas” no Congresso Nacional… Somando tudo isso, é quase inevitável perder a esperança de um futuro mais próspero.

Apesar de tudo, o povo brasileiro tem uma capacidade incrível de superar quaisquer vicissitudes, e uma das mais recentes demonstrações da verdadeira “brasilidade” começou a surgir na tarde de ontem, horas após as barragens de Bento Rodrigues, distrito de Mariana/MG, se romperem. Pessoas que, muitas vezes, pouco têm, se mobilizaram para ajudar centenas de moradores da região que ficaram desabrigadas ou desalojadas e que foram alocadas no ginásio e no centro de eventos da cidade.

População afetada pela tragédia precisa de toda ajuda possível (Foto: Felipe Dana/AP)

População afetada pela tragédia precisa de toda ajuda possível (Foto: Felipe Dana/AP)

Com a intenção de ajudar àqueles que querem enviar donativos, mas não podem se deslocar até a cidade histórica mineira, o Uber resolveu colocar os seus motoristas de BH à disposição da população que quer fazer algo pelo próximo. Entre às 10 h e 15 h deste sábado (7/11) e 10 h e 17 h de domingo (8/11), os carros da capital mineira irão às casas das pessoas recolher doações que, posteriormente, serão encaminhadas às vítimas de Bento Rodrigues.

Usando o código "UberBENTO", um motorista buscará as doações (Imagem: Divulgação/Uber)

Usando o código “UberBENTO”, um motorista buscará as doações (Imagem: Divulgação/Uber)

Para colaborar, basta que os usuários utilizem o código UberBENTO na hora de solicitar um veículo e se deslocar até o local em que o carro conseguir parar (afinal, os motoristas não podem abandonar os veículos). Segundo a Defesa Civil da cidade, no momento, itens de limpeza e higiene pessoal, como pastas e escovas de dente, toalhas de banho, copos, talheres e pratos descartáveis, além de água, são os mais importantes, mas qualquer doação, como roupas e cobertas, certamente será muito bem recebida pelos moradores da cidade afetados pela tragédia.

Se você é de BH e tem qualquer item na sua casa que possa ser enviado, chame um Uber e envie, gratuitamente para as pessoas que estão precisando muito da sua ajuda. Amanhã, o necessitado poderá ser você.

Fonte: Uber.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ricardo Fraga

Mineiro de Juiz de Fora, é amante de tecnologia. Jornalista por vocação e em formação, foi editor do Google Discovery e, atualmente, escreve sobre tecnologia no TechTudo e Meio Bit.

Compartilhar
  • Joaquim Oliveira Junior

    Palmas pro Uber. Só falta os taxistas da cidade atingisse não deixarem as doações chegarem porque os doadores não foram deixar nos pontos de coleta de BH utilizando taxi.

    • Raphael Ribeiro Silva™

      Estava pensando isso agora.
      Será que agora, os motoristas do Uber poderão transitar sem medo de represálias?!
      Ou será que as corridas dos taxistas serão” barateadas” (já que o governo não liberou nenhuma “senha de acesso” para ajudar as pessoas que vão doar os mantimentos)?!

      • Joaquim Oliveira Junior

        Só pra te atualizar um detalhe, parente: O Governo não está ai pra te ajudar. O Governo existe pra te tributar.

        • Raphael Ribeiro Silva™

          “elementar meu caro Watson” Oliveira Jr.

        • “O Sistema não existe para resolver os seus problemas. O Sistema existe para resolver os problemas do Sistema.”
          – Capitão Nascimento

        • Samuel

          O problema não é o tributo. Tributo não seria ruim caso isso fosse revertido em qualidade nos serviços que são públicos. Afinal, quem tiver achando ruim de viver neste sistema, só colocar a tanga e fugir pro mato. O Estado tem o papel dele, e não é só tributar. O problema é quando ele se torna um glutão como é o nosso.

          • Islan Oliveira

            O Estado tem seu papel, mas o do Brasil está muito grande. E quanto maior o Estado, maior a corrupção.

  • Samuel

    Já que a cada dia o que chamamos um dia de símbolo nacional tem sido desconstruído (futebol 7×1, natureza desmatada, passividade com 60mil homicidios ao ano), chamar esta ajuda de “brasilidade” é tentativa legal de reforçar uma identidade, mas não acho que isso seja exclusividade nossa para ser chamada assim.

  • jairo

    Bela iniciativa por parte do Uber facilitando as doações , incrível como a esfera federal demora a agir nestas situações de calamidade , até o presente momento não foi observado nenhuma ação da FAB ou EB na área , bando de incompetentes.

  • “Brasilidade” Meus Ovo, Brazilêro não é povo disposto a ajudar, mas a tirar vantagem. Passou do ponto de dar vergonha ao de dar nojo.

    A ação envolve o Uber, o que apesar de ser uma bela ajuda (taxistas nunca iriam se dispor sem ligar o taxímetro … e o desgoverno nem se fala) faz a empresa ter um belo marketing social. Também não menciona se a empresa irá pagar o percurso dos motoristas, o que seria uma informação muito bem vinda.

    Não tiro o mérito da ajuda que será dada (mas deixo as ressalvas acima), pelo Uber principalmente, qualquer ajuda é bem vinda, mas que vigiem bem o lugar por onde os mantimentos passarem, por que essa merda de Brazil já nos deu exemplos suficientes da podridão do povo nos furtos das doações.

    • Samuel

      Estão doidos para arrumar um novo símbolo nacional que nos identifique depois de tanta divisão que já temos por ai. Não se assuste se, consciente ou inconscientemente, aparecer cada vez mais pessoas querendo rotular coisas positivas como “brasilidade”. Além do mais, ajudar não é qualidade para batermos no peito e falar que é nossa. Deveria ser algo tão normal quanto cagar e mijar. Brasileiro é tão solidário que a diferença eterna entre classes sociais aqui é só um mero detalhe. Entre outras coisas se fomos parar para analisar…

      • E aqui em Holy Crap, digo, Holy Ghost (Espírito Santo, o estado esquecido/ignorado, se alguém lembrar) a “BRasilidade” segue.

        Pela parte do desgoverno, incluindo a mídia local (incluindo a
        retransmissão nacional), apesar de falarem sobre o incidente e as vítimas em Mariana e arredores, não falam sobre a lama tóxica repleta de metais pesados (que a Samarco também não fala sobre) que está vindo pelo Rio Doce pra cá, só por baixo dos panos de quem conhece a situação é que vaza alguma coisa e o povo tenta falar com os conhecidos através do Whatsapp e outras redes sociais, se prevê apenas o corte no abastecimento de água.

        Só se fala no que os 3 municípios que serão mais afetados estão fazendo para evitar inundação nas cidades, dado o aumento que pode variar de 1 a 1,5m na altura do Rio Doce em seu trajeto.

        Só se fala da possibilidade de corte no abastecimento por não poder tratar essa água por causa da lama, até agora não falaram sobre a toxidade apesar de estarem prevendo retorno do abastecimento proveniente do Rio Doce “após a certeza de que a água do rio não representa qualquer perigo para a saúde da população”.

        E a “Brasilidade” segue …

        • jonscravit

          A presidenta muito inteligentemente liberou o FGTS para quem tomou lama
          então sua casa é destruída e parentes mortos na lama e tudo que vc precisa é dinheiro, vai la coberta de lama no banco a 30 kilometros tirar dinheiro para pagar os 171 que vão cobrar fortuna na situação para “resolver”
          eu pergunto o Exercito só serve para pagar salários?
          em vez de mandar exercito ajudar a limpar cidade e reconstruir o sistema basico a ANTA diz: TOMA DINHEIRO E SE VIRA

          • Chuva, enchente e destelhamento no sul, o que alguns comerciantes de material de construção fizeram? subiram o preço…

            Tiveram aqueles que baixaram os preços pra ajudar, mas no geral tiveram mercenários.

          • E falando em dinheiro, aqui na capital de Holy Crap, digo, Holy Ghost (Espírito Santo) a Câmara de Vereadores botou em urgência uma votação bem questionável em meio ao período de crise, a polititicaiada local votou a favor de embolsar quase MEIO MILHÃO de reais do município para distribuir pros 390 nobres funcionários da casa (destes, 350 comissionados) em forma de BÔNUS SAFADO de natal. Usando desculpa de economia prévia e devolução de verba anterior.

            Quando o funcionários do município e sindicatos foram protestar eles deram uma bela jogada demonstrando que o povo é otário, fizeram uma sessão sem-vergonha de meia hora e sumiram antes do protesto.

            E ano que vem é ano eleitoral…

            E segue a “Brasilidade”… (corrupção)

            (Será minha definição do termo que usarei bastante de agora em diante, grato pelo termo, Ricardo Fraga, não é ironia ou crítica que fique claro…)

          • jonscravit

            junte dinheiro e va morar no norte do canada, é oque pretendo fazer

            um pais é feito de pessoas, se 90% das pessoas são otárias e idolatram atores, cantores e jogadores de futebol para evitar ter de lidar com problemas reais então o pais é uma bosta e sempre sera, pois oque vale é oque a maioria quer, e oque a maioria quer é que o países seja do jeito que esta

          • Estava torcendo pra um parente voltar pra lá e ficar de vez, por que facilitaria e iria em seguida.

          • Thiago

            O mais triste é você ir para onde quer que seja e ainda, inconscientemente, sofrer vendo as mazelas que são feitas aqui… Uma notícia daqui nunca será como ouvida como uma notícia de uma guatemala ou qualquer outro país que não temos conhecimento…

          • Thiago

            Permita-me fazer um adendo à sua colocação:
            Ei! Alguém sentou o salame em você por alguma falha da empresa privada/órgãos públicos que deveriam fiscalizar, mas tome o SEU dinheiro e dê um jeito nisso! Quando você se aposentar/sair da empresa você não vai precisar disso não! Olha como somos bonzinhos? 😀

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Olha, e se precisar qdo aposentar/sair tá ferrado pq FGTS tb é um lixo, é o governo te roubando, tirando 1/12 do seu salário mensal e colocando numa conta que rende menos que a poupança, ou seja, você perde dinheiro a vida toda (pq rende menos que inflação) e esse dinheiro ainda serve ao governo pra emprestar e cobrar juros.
            Ao invés de criar esse lixo de FGTS, ensine o povo a poupar e investir.

        • Samuel

          Essa é a “brasilidade” que eu conheço

    • Orleans3D

      Falou (ou escreveu) tudo… Este lixão aqui já “Passou do ponto de dar vergonha ao de dar nojo” há muito tempo…

      Este paiseco, a banânia e o seu povo bananês, só querem “levar vantagem em tudo, certo?” e usar o famoso “jeitinho bananês”…

      A iniciativa do Uber é louvável, num momento desesperador para o povo de Mariana. Mas fica uma pergunta: quem foi o responsável por mais essa tragédia? Quais os órgãos oficiais que por omissão, causaram isto?

      Já é uma tragédia ter nascido nesta pocilga. Algumas perguntas:

      • Tragedia na Serra Fluminense em 2011. Mais de 600 mortos… O que foi feito até hoje para evitar acontecer novamente? Nada.

      • Boate Kiss em 2013. 242 jovens mortos. O que foi feito até hoje para evitar acontecer novamente ou punir os responsáveis? Nada.

      Na Romênia o Primeiro Ministro renunciou, depois do incêndio que matou 32 pessoas.
      “Não devemos seguir tolerando a incompetência das autoridades, a ineficácia das instituições e não podemos deixar que a corrupção continue acontecendo a ponto de matar” – comentou no domingo o presidente romeno, Klaus Iohannis.

      Perdi há muito a fé neste povo lixo da banânia…

      Infelizmente este “bananão” em que nascemos NUNCA será uma nação porque o povo bananês é composto de:

      • 10% de gente decente, honesta que trabalha e estuda, se esforçando para ser um humano melhor, com cultura e ética (é o que mantém esta pocilga de pé).

      • 60% de povo lixo, que usa o famoso “jeitinho bananês” e quer sempre “…levar vantagem em tudo, certo?” Que como todo lixo, pode ser reciclado, mas só que não quer. Acha que quem é honesto é otário e ele é que é “esperto”. Não se informa, não lê, não procura ter um mínimo de cultura.

      • 30% de escória, tipo lixo hospitalar que não pode ser reciclado. Vide petralhas e o chefão da quadrilha, o vulgo novededos…

      Isto aqui NUNCA vai ter futuro…. Infelizmente! As novas gerações (crianças) estão sendo educadas pelos próprios pais, a serem “pessoas lixo”, muitos indiretamente (porque aprenderam a ser lixo também e nunca quiseram se reciclar).

      Quando jogam lixo na rua na frente dos filhos (para dizer o mínimo) estão apenas ensinando-os a serem lixo também…

      E este povo lixo, depois de duas semanas das eleições, não se lembra mais em quem votou. Mas sabe a cor da cueca de todos os jogadores e o nome das personagens das novelas dos últimos dez anos. E se orgulha disso.

      E se o bandido vagabundo novededos se candidatar em 2018, será eleito pelo povo lixo. E o tiririca (deputado federal!) está aí para provar que este povo só tem merda na cabeça, é a pura expressão deste povo lixo…

      É triste, mais é a verdade. Quem tiver chance e oportunidade, se mude para um País de verdade.

      • Thiago

        Sabe o que é pior?

        Por dois anos consecutivos, Tiririca também foi apontado como um dos melhores congressistas do ano por jornalistas e internautas que votaram no Prêmio Congresso em Foco.

        Além de ser um entre os 4 que tem 100% de presença.

        Ele é um dos melhores… Estamos bem…

        Fonte:
        www congressoemfoco uol com br/noticias/tiririca-encerra-mandato-com-100-de-presenca-mas-sem-subir-a-tribuna/

        • Orleans3D

          Estamos bem mesmo… Se ele é um dos melhores, dar para ver que monte de escória tem em brasília…:-(
          Definitivamente este lixão não tem futuro….

    • abraaocaldas

      “Também não menciona se a empresa irá pagar o percurso dos motoristas, o que seria uma informação muito bem vinda.”

      Mesmo que não pague, creio que o motorista está contribuindo, da forma dele para a causa.

    • The xD

      Sério, nesses momentos chega a dar uma depressão de ser brasileiro. Aqui quando ocorre alguma tragédia os comerciantes locais jogam o preço nas alturas por saber que a demanda vai aumentar, tem gente desviando doações, gente saqueando lugares não por necessidade extrema mas sim apenas para aproveitar a oportunidade. A minoria honesta acaba sumindo no meio dessa massa imunda.

      Enquanto isso em qualquer país decente ocorre justamente o oposto, os comerciantes tendem a vender os produtos à preços de custo, a população trabalha para fazer com que a região afetada se recupere com o menor prejuízo possível.

      Me lembro de uma vez ver uma notícia extremamente revoltante, nos EUA após alguma catástrofe quem tinha gerador de luz estava oferecendo para quem precisasse, a polícia pegou grupos de brasileiros que emprestavam esses geradores e alugavam para quem precisava, isso deixa bem claro porque o nosso país só piora dia após dia.

      • Bruno

        Nos países decente os comerciantes doam, o povo doa, todo mundo doa. O Brasil é um pântano cheio de macacos.

    • Querem ver mais um grande exemplo de “BRasilidade”?

      O controle da mídia pelas empresas envolvidas está tão lindo de ver, enquanto anunciavam “02 mortos” e poucos desaparecidos, subindo dia 06 para “17 mortes e 75 feridos com previsão de que o número de mortes chegue a 40”, moradores já mencionam nas redes sociais sobre o caso, os moradores estimam 128 mortos e quase 200 desaparecidos.

      Os próprios moradores declaram a cidade de Mariana e outra próxima que foi afetada como cidades mortas, sem recuperação.

      O Rio Doce que cruza e abastece diversos municípios é tido como morto pelos moradores das áreas afetadas em seu percurso. Os municípios já interromperam o abastecimento a partir do rio.

      O Governo de Holy Ghost (Espírito Santo) anunciou neste domingo
      uma campanha de doação de água mineral para auxiliar os moradores das
      cidades afetadas, embora a CVRD (Vale) que é a principal acionista da Samarco continue recebendo sua água normalmente.

      Quero ver o que a “BRasilidade” fará pelo povo nas áreas afetadas e se vai (hahaha) responsabilizar devidamente a Samarco e demais empresas envolvidas. Detalhe, já afirmam na mídia que apesar de toda a desgraça na parte ambiental que a tal lama de resíduos de mineração “não é tóxica”. (hahaha)

  • Papel Alumínio

    Bela iniciativa, ação social excelente!

    Bela jogada de marketing! Vai ajudar umas pessoas e de quebra ainda vai melhorar a imagem do app e aumentar as chances de ser aprovado no Brasil.

    • Samuel

      Uma mão lava a outra.

    • Cocainum

      O Uber tem ótimos marketeiros.

      • Papel Alumínio

        Pena que não possuem lobbystas igualmente bons.

  • Denilson Lot

    Melhor fazer 10% de alguma coisa que 100% de nada!!
    Se EASY TAXI, 99TAXI, LOVETAXI ETC.. E MAIS ALGUMAS OUTRAS FIZESSEM O POUCO QUE IGUAL A UBER ESTÁ A FAZER SERIA UM MUITO NÃO É VERDADE?
    PORQUE AO CONTRARIO DE CRITICAR A PESSOA NUM TOMA UMA INICIATIVA DE IR PRA MARIANA SER UM VOLUNTÁRIO E AJUDAR TODOS POR LÁ?
    CRITICAR É FÁCIL E COISA PARA HIPÓCRITAS SAFADOS.
    DOMINGO TO INDO PRA LÁ..FAZER MINHA PARTE..FAÇA A SUA TB DEIXA DE SER IDIOTA E FICAR AQUI CRITICANDO
    UBER AO MENOS TÁ FAZENDO A SUA PARTE,,FAZENDO ALGUMA COISA..A PROPAGANDA É CAUSA E CONSEQUENCIA, MAS NÃO É COM ISSO QUE ELES ESTÃO PREOCUPADOS.

    • Samuel

      “PORQUE AO CONTRARIO DE CRITICAR A PESSOA NUM TOMA UMA INICIATIVA DE IR PRA MARIANA SER UM VOLUNTÁRIO E AJUDAR TODOS POR LÁ?” Fatality

  • Vanda Alves

    Estou tentando chamar UBERBENTO e “não existem motoristas disponíveis” 🙁 decepção viu! 07.11 as 12:53h

  • Vanda Alves

    #UberBENTO #decepção

  • L L

    … e os motoristas serão espancados de novo…

  • Luís Eduardo

    O que via acontecer:
    1. Alguns inocentes vão contribuir com roupas e dinheiro para os desabrigados
    2. A coleta e distribuição será comandada por vereadores e políticos locais, q vão priorizar seus eleitores para receber as doações
    3. Os que vão trabalhar na distribuição serão pessoas de cargos de confiança ou indicados por políticos e separarão os objetos de maior valor para eles mesmos
    4. A maior parte do dinheiro doado será repartido entre os políticos locais
    5. A prefeitura receberá um bom volume de dinheiro do gov estadual e federal e distribuirá esse valor entre os políticos locais
    6. Os comerciantes irão aumentar os preços dos produtos
    7. A polícia civil abrirá um inquérito
    8. O Ministério Público abrirá um inquérito
    9. O Judiciário abrirá uma ação civil e criminal contra os responsáveis
    10. A empresa responsável indicará advogados caríssimos para o caso
    11. Os advogados pagarão as figuras-chave dos processos
    12. Todos serão absolvidos
    13. Os inocentes que enviaram roupas, alimentos ou dinheiro ficarão felizes achando que contribuíram em alguma coisa
    14. Os políticos serão reeleitos
    15. A empresa reconstruirá a represa, tão porcamente quanto a que estourou
    16. Fim

  • OverlordBR

    Só espero que não façam como as vítimas lá do Sul das inundações provocadas pela chuva absurda: que foram completamente esquecidas depois que a mídia parou de ganhar grana divulgando a tragédia!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis