Foto com 1400 megapixels

obama

 

O fotografo David Bergman achou que a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, era um acontecimento muito simbólico para ser capturado com apenas uma simples foto. Pensando dessa maneira ele decidiu imortalizar o momento em uma gigafoto. A imagem panorâmica é formada por 220 fotos feitas com uma câmera Canon G10 (compacta amadora avançada) e ao serem juntadas formaram uma imagem de 59.783×24.658 pixels, totalizando 1.474 megapixels ou, se quiserem também, 1,4 gigapixels.

A façanha foi possível utilizando um simpático robô chamado Gigapan. A pequena máquina faz o que nós simples mortais tentamos fazer com nossos tripés. Uma série de fotos na horizontal e depois outra série nas partes de cima e abaixo do primeiro plano fotografado. O legal, é que a pequena máquina realiza essas imagens com a sobreposição e precisão necessárias para se compor uma boa panorâmica. Segundo David Bergman, o software do equipamento levou mais de seis horas e meia no MacBook Pro para juntar todas as imagens. O arquivo TIFF ficou com o impressionante tamanho de 2 gigabytes.

Olhando o resultado final, que já virou fenômeno na internet, é impressionante notar a qualidade da imagem. É possível aplicar zoom na foto e ver a expressão facial das pessoas que estão assistindo a cerimônia. Destaque para a cara impagável do ex-presidente Bush. Mas, nem tudo é perfeito. Fazer foto panorâmica de pessoas se movendo nunca vai apresentar um resultado 100% perfeito. Em vários pontos é possível ver imperfeições nas junções das imagens. Outro fator é que a imagem em sua ampliação máxima perde muitos detalhes e mostra um forte ruído pixalizado. Mas nada que tire o grande barato de ficar explorando todos os detalhes dessa gigafoto.

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Mesmo com os ruídos, me lembrou o Google Earth…

    :O

    Excelente trabalho esse, espero que consiga ser melhor aprimorado. Apesar de eu não imaginar um outro evento que faça justiça à este tipo de fotografia.

    😕
    ___________________________________________________
    The one-eyed in the Fortress at the World’s End, Siará.

  • NOssa, muito show de bola viu.. Sem contar a cara do Bush, hahahah… É, eu achei ele na foto…

    E não esqueçam, visitem o:
    Blog do Monthiel

  • lexreis

    SE vc procurar, vai achar uma bizarrices, do tipo, olhos de um gordo sentado e dormindo, os olhos deles aparecem dobrados….
    Mas é uma coisa estupenda! :jawdrop:

  • ColdFusion

    Onde está Wally?

  • GS_Player

    Se já é divertido dar zoom em fotos com menos de 10mp e achar uns desconhecidos que saíram nas fotos (e geralmente saem fazendo caretas)…

    imagina só em fotos gigantes como essa.

  • livestrong

    falando em fotos panorâmicas gigantes…

    http://www.harlem-13-gigapixels.com

    http://www.yosemite-17-gigapixels.com/

    http://www.paris-20-gigapixels.com/en/ Este ainda não dá pra ver a imagem, só 1 vídeo demonstrando a utilização do equipamento. Estão produzindo uma imagem de Paris de 20 Gigapixels, juntando mais de 2000 fotos tiradas por 2 câmeras Canon 1DS Mark III. O software responsável pela “junção” das imagens é o Autopano

    “Desistir nunca foi uma opção” – Lance Armstrong.

  • Ei, fui só eu ou mais alguem viu um velhinho de barba branca com um cachecol de folhas de arvore(!?) enrolado no pescoço ? 😕

  • Fantástico!!! 😀

    Gostei muito desse “Photo Google Earth”, só queria saber como ele fez para colocar no Flash…

    Acho que vou ficar o dia inteiro vendo isso! 😉

    PS¹: vocês notaram umas barracas em cima de um do prédios na direita???

    PS²: tem um par de pernas sem o resto do corpo também… :O

    PS³: na banda só tem “gente pálida”… :jawdrop:

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    Tentando colocar em prática as novas regras ortográficas…
    Na dúvida… Manda PM! 😉

  • Ficar voltando e indo nessa foto me lembrou o clipe “Imitation of Life” do REM(que na minha opinião é um dos melhores clipes que existe).

    ———-
    Ricardo Serathiuk

  • Danskk

    O trabalho ficou incrível! 😀

  • Ruminante

    Muito bacana!

    Se vocês entrarem no link FULLSCREEN dá para ver o mar de pessoas do mall da casa branca! E até o rosto de cada um.

    Outra coisa interessante que reparei foi na arquitetura da casa branca, muito bonita realmente! Dá para ver todos os detalhes das colunas e do predio. Coisas que nunca sao mostradas em lugar nenhum.

  • Ruminante

    E outra… O lula ligou para o Obama e disse que tinha assistido a posse. Disse que viu muitas pessoas negras (o que da para perceber na foto, verdade) e muitas pessoas pobres! Bom, nao vi ninguem segurando uma placa dizendo “Eu sou pobre”… Dai que o Lula Molusco deduziu que por serem negras devem ser pobres….

  • ele acha que o Obama é igual a ele..
    a diferença é que o Obama veio da Elite e não da pobreza, seu pai era economista e a mãe antropóloga
    o próprio Obama, advogado

  • :jawdrop:
    Legal, uma foto bem tirada, e bem visualizada.
    Como eu sempre digo, fotografar é uma arte.
    Parabéns ao fotógrafo.

    http://metalomega.blogspot.com/
    http://feeds.feedburner.com/metalomega

  • Pingback: Foto de 44 Gigapixels – onde vamos parar? « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia