Meio Bit » Arquivo » Games » E3 2015 — perdida em campo, Square Enix faz a pior conferência

E3 2015 — perdida em campo, Square Enix faz a pior conferência

Totalmente despreparada, Square Enix comete a pior conferência da E3 com poucas novidades e notícias velhas; destaque foi o gameplay de Kingdom Hearts III

9 anos atrás

square-enix-e3

Esta imagem resume bem o que foi a conferência

A Square Enix fez seguramente a conferência mais maçante de toda a E3. Com uma apresentação burocrática, chata e com um monte de gente desacostumada a lidar com o grande público, a gente começa a entender porque ela sempre foi fechada nos anos anteriores. Ainda assim algumas coisas interessantes foram apresentadas, mas bem poucas.

O primeiro game mostrado foi Just Cause 3, desenvolvido pela Avalanche Studios. O game de mundo aberto que permite ao jogador fazer o que quiser da maneira mais galhofada e destrutiva possível traz os elementos presentes nos títulos anteriores e novos. O ganho multiuso está presente, e com ele é possível até derrubar construções com um puxão. A missão do protagonista é detonar (literalmente) uma republiqueta da maneira mais divertida possível.

O game será lançado no dia 01/12 para PS4, Xbox One e PC. Vejam o trailer e por favor, relevem o narrador que conseguiu transformar um título da série Just Cause em algo sério:

GameSpot — Just Cause 3 Sandbox Gameplay Trailer - E3 2015 Square Enix Press Conference

A seguir foi revelado um teaser de um novo game da série Nier, um spin-off da franquia Drakengard cujo primeiro título foi lançado em 2010. A Platinum Games ficou a cargo do desenvolvimento e o game não possui nem data final de lançamento, sequer um nome definitivo. A única coisa que sabemos é que será um título exclusivo para PS4.

Nier New Project - E3 2015 Announcement Trailer - IGN Live: E3 2015

Pulando coisas repetidas como Rise of Tomb Raider, Hitman e o remake de Final Fantasy VII (onde os produtores não trouxeram nenhuma informação nova relevante), a Square-Enix apresentou mais um game mobile porque claro, essa fatia do mercado rende rios de dinheiro e não faz sentido ignorá-lo. Dito isso apresentaram Lara Croft Go, título desenvolvido nos mesmos moldes de Hitman Go mas baseado em uma mecânica de turnos. O game ainda não tem data de lançamento.

http://www.youtube.com/watch?v=AOnm_AzoweMGamesHQMedia — Lara Croft Go Trailer

Ainda para smartphones foi apresentado Kingdom Hearts Unchainded para iOS e Android. Com um design similar a Theatrythm Final Fantasy, o título é um RPG 2D e ainda não possui data de lançamento.

XCageGame — Kingdom Hearts Unchained - E3 2015 Trailer [ HD ]

Falemos agora de novidades relevantes. Foi apresentado um novo trailer de Kingdom Hearts III, que está em fase de desenvolvimento há bastante tempo, desde quanto foi apresentado na E3 2013. O título, que será lançado para PS4 e Xbox One ainda não possui data de lançamento e como ele e o remake de Final Fantasy VII são ambos dirigidos por Tetsuya Nomura, é bom não esperar por eles para uma data tão próxima. É possível que ambos sejam lançados somente em 2017.

Ao menos pudemos conferir pela primeira vez como será o gameplay:

http://www.youtube.com/watch?v=T_oOvQrqjbMIngar . GoirXII — Kingdom Hearts 3 I Official E3 Trailer 2015 (HD)

A Eidos Montreal trouxe um novo trailer de Deus Ex: Mankind Divided. Situado em 2029, dois anos após o final de Human Revolution. A hostilidade dos humanos normais contra os que possuem implantes está maior do que nunca, e estes vêm sofrendo uma repressão fortíssima. Cabe a Adam Jensen mudar a opinião pública e defender quem precisa de auxílio.

O game será lançado no primeiro trimestre de 2016 para PC, PS4 e Xbox One.

XCageGame — Deus Ex Mankind Divided - Gameplay Trailer - E3 2015 [ HD ]

A Tri-Ace também revelou um novo trailer de Star Ocean: Integrity and Faithlessness, o quinto título da franquia de RPGs. O game está sendo desenvolvido para PS3 e PS4, mas a versão para o console da geração anterior não sairá do Japão.

O game será lançado no oriente no fim de 2015 e deste lado do mundo em algum momento de 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=hB6W6z4RK7MAzure Gaming Network — Star Ocean Integrity And Faithfulness E3 2015 Gameplay

Para encerrar a Square Enix apresentou uma bobagem chamada Final Fantasy Portal App, um app (dããããã…) que promete ser uma enciclopedia com informações completas sobre a franquia (e empresa não deve gostar muito dos wikias da internet) e as primeiras artes conceituais de uma nova IP, chamada provisoriamente de Project Setsuna, desenvolvida por uma nova divisão chamada Tokyo RPG Factory, voltada única e exclusivamente para o desenvolvimento de JRPGs.

setsuna-001

setsuna-002

setsuna-003

Agora meus dois centavos: a apresentação em si foi um caos, muita gente perdida, piadinhas desnecessárias, momentos constrangedores, desenvolvedores que não sabem falar com o público, encheção de linguiça, burocracia (as palmas pareciam cronometradas)… em determinado momento o tradutor saiu para fazer xixi ou coisa que o valha, deixando todos os ocidentais presentes sem entender uma palavra do que o produtor Shinji Hashimoto estava falando. Mais uma vez parecia uma conferência no ritmo japonês e para japoneses, que gostam desse tipo de apresentação. É só assistir o anúncio de Lightning Returns: Final Fantasy XIII que vocês vão entender do que estou falando.

A imagem que abre o post é do diretor de Nier Yoko Taro, e ilustra bem o que foi o evento: a máscara o deixou completamente cego.

A verdade é uma só: a Square Enix não sabe fazer conferências para ocidentais. Se pretende insistir nisso ela precisa se preparar muito bem para 2016, ou será melhor voltar com uma apresentação fechada para a imprensa como vinha fazendo nos anos anteriores.

Leia também:

relacionados


Comentários