Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook vai passar a alertar sobre vídeos perturbadores

Facebook vai passar a alertar sobre vídeos perturbadores

Ok, antes tarde do que nunca. O Facebook está finalmente criando mecanismos pra evitar que vídeos grotescos de morte e violência apareçam sem aviso em nossas timelines.

9 anos atrás

cannot_be_unseen

No tempo do VHS algumas locadoras tinham, quase escondido, um filme chamado Faces da Morte. Era um “documentário” apelativo que mostrava em detalhes mortes em guerra, corpos, suicídios, cadáveres, etc. A disponibilidade de material era tão pouca que pelo menos 40% do filme era falso, efeitos especiais. Mesmo assim rendeu milhões de dólares, gerou incontáveis imitações e mostrou que humanos são fascinados com a morte.

A Internet é uma bênção divina para esse tipo de coisa. Curiosidade mórbida é facilmente saciável em sites como o Oggrish, Rotten, BMEzine e o 4Chan. E, infelizmente, Facebook também.

Em verdade até no YouTube acha-se bizarrices como uma exumação (não clique). Em tempos de Charlie Hebdo, é válido que esse conteúdo exista, se alguém tem interesse nele. Agora mesmo está na moda um dos piores vídeos de todos os tempos, um garoto de 11 anos resgatado depois de ser praticamente todo devorado por piranhas. É material de pesadelo, com a maior parte da cabeça inteira mas do pescoço pra baixo o corpo somente um esqueleto, ainda preso por tendões e ligamentos, nada mais. Material de pesadelo. Tem no Liveleak, claro.

O problema desse tipo de material é que todo mundo gosta de chocar, quer ver a reação, vivemos em um TwoGirlsOneCup constante. As pessoas mandam esses lixos para as outras sem a menor preocupação, você está tranquilo stalkeando suas amigas de biquíni, aparece um post novo é um policial francês tomando um tiro na cara.

Isso anda incomodando muito os usuários do Facebook, a ponto do Mark se coçar. O autoplay é uma forma ótima de ganhar dinheiro, pois ele pode dizer ao anunciante que o vídeo foi executado todas as vezes em que foi exibido, mas se o sujeito posta um vídeo de uma execução, a execução automática deixa de ser interessante.

Agora estão testando uma alteração. Quando um vídeo é denunciado como impróprio, um aviso é adicionado e o usuário precisa confirmar. Ah, também não é mais mostrado para menores de 18 anos.

WarningGraphicVideo650

EU apagaria sumariamente as contas de quem posta essas porcarias e mandaria o Terry Crews com uma marreta pra esmigalhar o PC e o roteador dessa gente, mas nunca me vendi como democrata. A decisão do Facebook por sua vez parece agradar bastante os envolvidos, exceto um psicólogo (claro) que diz que o aviso não impedirá jovens de assistir aos vídeos.

Vou te contar um segredo, Dr Cassidy: os jovens não usam Facebook pra isso, quando esses vídeos chegaram no Feissy já passaram por umas 18 outras redes sociais, zapzaps e similares.

A atitude do Facebook não é para impedir que quem quer ver essas coisas as veja. Isso é impossível. O objetivo é tornar, para quem não quer ter sua sanidade colocada à prova, opcional testemunhar esses terrores. É como quando eu posto um link e digo NÃO CLIQUE! NSFW/NSFL. O aviso foi dado.

Fonte: AW.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários