Meio Bit » Arquivo » Games » No Android, apenas 5% das cópias do Monument Valley foram pagas

No Android, apenas 5% das cópias do Monument Valley foram pagas

De acordo com os criadores do Monument Valley, apenas 5% das instalações do jogo em dispositivos Android foram pagas. Número mostra a fragilidade do sistema do robô.

9 anos atrás

Monument-Valley

De tempos em tempos ficamos sabendo de jogos para celulares que custaram pouco para serem produzidos e conquistaram imensas fortunas, algo que fez com que muitos desenvolvedores independentes achassem que seria fácil repetir a façanha. Porém, a realidade tem mostrado que não é bem assim que a coisa funciona.

Além da concorrência dos clones que teimam em aparecer logo que algum grande sucesso explode, os estúdios continuam enfrentando a desleal ameaça da pirataria e quem falou um pouco sobre isso foi o pessoal da Ustwo Games, criadores do excelente Monument Valley.

Apontado como uma das grandes surpresas do ano passado, o puzzle foi muito elogiado pela crítica e até ultrapassou a marca de um milhão de copias vendidas, mas de acordo com os responsáveis pela desenvolvedora, apenas 5% das instalações feitas em dispositivos Android pagaram por elas, um número bastante assustador. Quando se trata do iOS o despenho é melhor, mas ainda assim eles afirmam que receberam por apenas 40% das instalações.

Existem alguns detalhes sobre estes números que devem ser levados em consideração, como o fato de os downloads pela loja Amazon não terem sido computados, pois vale lembrar que o jogo foi dado por lá recentemente e também existe a dúvida em relação aos downloads feitos em vários aparelhos que compartilham uma mesma conta do Google Play. Neste caso, a instalação deveria ser considerada como paga?

De qualquer forma, o pessoal da Ustwo fez questão de afirmar que ao falar sobre o assunto não estão reclamando da situação, apenas divulgando dados que consideram interessantes, mesmo porque, segundo eles tal desempenho era esperado.

Bom, muitos não gostam de classificar cópias baixadas ilegalmente como vendas perdidas, mas o fato é que a revelação feita pelos criadores do Monument Valley reforça algo que há muito vem sido dito, que é a fragilidade dos dispositivos móveis em relação a pirataria, especialmente aqueles que trazem o robozinho no seu interior e quem quiser desenvolver para esses aparelhos terá que aceitar a dura realidade de que a imensa maioria terá acesso aos seus jogos sem pagar nada por eles.

Fonte: GamesBeat.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários