Meio Bit » Arquivo » Games » E o Tomb Raider enfim passa a dar lucro

E o Tomb Raider enfim passa a dar lucro

Depois de um início considerado fraco pela Square Enix, novo Tomb Raider finalmente passa a dar lucro e com o lançamento para Xbox One e PS4 prestes a acontecer, situação deve ficar ainda melhor.

10 anos atrás

tomb-raider

Depois de muitas lamentações devido as vendas muito abaixo do esperado (mas bem acima do que muitas empresas conseguem com suas grandes produções), a Square Enix revelou que antes do ano passado terminar o remake do Tomb Raider finalmente se tornou lucrativo.

É uma época muito interessante,” declarou o produtor executivo da Crystal Dynamics Scot Amos. “Quantas pessoas podem vender jogos como o Clash of Clans ou Candy Crush e fazer tanto dinheiro? Ou as vendas do Minecraft? Como uma franquia, a Square Enix claramente investiu em nós… Eles sempre estiveram por trás, independente do que talvez tenha sido dito e da maneira como foi dito na imprensa e no fim do ano nós certamente ultrapassamos a expectativa porque trouxemos o lucro de volta.

Como o Xbox One e o PlayStation 4 receberão em breve aquilo que a editora classifica como edição definitiva do game, esse cenário deverá ficar ainda melhor, mas a história volta a levantar a questão sobre o custo de desenvolvimento de jogos, pois se este Tomb Raider só obteve lucro depois de muitas outras vendas, é de se imaginar que o problema tenha sido o valor investido na sua criação, afinal a editora afirma que 3,4 milhões de cópias foram vendidas apenas no primeiro mês.

Temos que lembrar ainda que se o jogo não tivesse um modo multiplayer, que vale dizer, foi revelado em cima da hora e provavelmente custou alguns milhões de dólares para ser desenvolvido, talvez a situação tivesse sido um pouco melhor e aposto como os acionistas da Square devem estar rezando para que exista algum executivo dentro da empresa que tenha aprendido a lição de que assim como um mata-mata online não é garantia de mais vendas, muitas vezes eles são totalmente dispensáveis.

Se eles serão ou pouco mais cautelosos ou não, o próximo capítulo da franquia dirá, mas o bom é saber que esse jogo parece ter colocado a franquia novamente em evidência, mesmo que para minha tristeza, a exploração e os quebra-cabeças tenha sido deixados de lado.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários