Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung revela 840 EVO mini, o primeiro SSD mSATA com 1 TB de capacidade

Samsung revela 840 EVO mini, o primeiro SSD mSATA com 1 TB de capacidade

Nova linha de SSDs com interface mSATA da Samsung é a primeira a colocar no mercado modelo com 1 TB de armazenamento, segundo a fabricante

10 anos atrás

samsung-sssd-840-evo-msata

SSDs são lindos, maravilhosos e transformam seu PC num avião, com o reles efeito colateral de que custam os olhos da cara. Atualizar um HD para um SSD é algo até normal, mas quando você possui um ultrabook que possui uma unidade mSATA, a coisa complica. apesar de serem ridiculamente pequenos em comparação às unidades de 2,5 polegadas, o problema principal é elas não são capazes de oferecer muito espaço de armazenamento. Fora ultrabooks, alguns notebooks possuem slots adicionais que permitem conectar unidades mSATA, que podem ser usadas ou para cache ou como boot.

Entretanto o problema do espaço de armazenamento pode estar com os dias contados. A Samsung e sua nova tecnologia V-NAND já apresentaram resultados interessantes em SSDs, que muito em breve estarão ao alcance de nós mortais. De forma paralela resolveu empregar a técnica utilizada na linha 840 EVO apresentada neste ano, com chips de memória de 128 GB produzidos com o processo de fabricação de 10 nanômetros. Com isso ela apresentou o 840 EVO mSATA, com modelos de 120, 250, 500, 750 GB e o modelo inédito para a sua categoria (segundo a fabricante) de 1 TB de capacidade.

Com apenas 1,8 polegada e pesando apenas 8,5 g, o pequenino é capaz de ler e gravar dados a 540 e 520 MB/s respectivamente. A Samsung alega que se usado com o software proprietário Samsung Magician 4.3, as velocidades podem chegar a até 1.000 MB/s em ambas as situações.

A empresa não divulgou valores (até para não assustar os interessados), embora informe que os SSDs estarão disponíveis no mercado ainda em dezembro. Esta pode ser uma ótima alternativa para quem possui utrabooks com SSDs mSATA e que não possuíam muitas opções de upgrade, tendo que se virar com HDs externos. Entretanto, é bom reservar uns bons trocados e bastante KY, pois é fato que a carcada será de lascar.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários