Meio Bit » Arquivo » Fotografia » ACDSee Photo Manager 2009

ACDSee Photo Manager 2009

15 anos e meio atrás

Photo Manager 2009

 

Já há algum tempo venho notando uma das muitas tendências que vem se desenvolvendo na fotografia. Tudo agora tem que ser feito de maneira fácil e amigável para o usuário leigo. Na era do filme, todas as compactas eram simples. Você colocava o filme e apertava o disparador. Essa era sua principal preocupação. Hoje, as compactas possuem centenas de recursos (alguns que a maioria nunca vai usar) e a finalização da imagem não fica mais por conta do laboratório fotográfico, obrigando o usuário a entender um pouco de edição de imagem se não quiser que suas fotos fiquem apagadas e sem graça. Os últimos lançamentos em compactas frisam muito bem em seus press-releases que elas são amigáveis e fáceis de usar. Claro que isso se deve ao automatismo de todas as funções, mas é uma boa propaganda para atrair o consumidor que quer fazer aquela foto da churrascada ou o adolescente que adora os auto-retratos para colocar no Orkut. Agora, essa tendência publicitária está chegando aos programas de edição de imagem.

O Photo Manager 2009, produzido pela ACD Systems, promete editar e organizar suas fotos de maneira rápida, fácil e com qualidade. Dando uma olhada em suas funcionalidades ele se parece muito com o Picasa, mas possuí a possibilidade de editar aquelas funções chatas que o programa do Google executa mesmo que você não queira. Segundo a propaganda da empresa, o programa é o mais rápido, flexível e barato do segmento. Uma das novidades do software é a ferramenta de importação de imagens, que tem a capacidade de importar fotos de câmeras ou leitores de cartões e separá-las por categorias ou data de criação. O Photo Manager 2009 cria a possibilidade da edição dos metadados do Exif para que o usuário possa inserir informações que ache relevante para as imagens. Uma característica interessante dessa ferramenta é que o usuário pode criar metadados para arquivos que normalmente não os possuem como, por exemplo, arquivos PNG, PDF e GIFs.

Outra funcionalidade que achei fantástica é a preservação da imagem original. Mesmo que isso gaste mais espaço em seu HD, ter sempre a imagem original, sem edições, é metade do caminho andado para a preservação daquela foto. Geralmente, os usuários leigos não se preocupam em preservar o original, salvando as alterações da edição direto no arquivo matriz, o que causa uma perda de qualidade do JPEG. O Photo Manager guarda a foto original trazendo a possibilidade de se recuperar as mudanças feitas na edição ou aplicar uma edição diferente.

O Photo Manager 2009 está disponível para download e para teste gratuito por 30 dias. Quem se interessar pela aquisição, vai ter que desembolsar U$ 49,90 pelo software ou U$ 79,90 por uma versão que agrega o ACDSee Photo Editor 2008, para edições mais refinadas das imagens.

relacionados


Comentários