Meio Bit » Arquivo » Internet » Google+ ganha sistema de tradução nativa by Google Tradutor

Google+ ganha sistema de tradução nativa by Google Tradutor

Usuários do Google+ passarão a contar com um sistema de tradução nativa de postagens e comentários, facilitando a comunicação com usuários de outros idiomas.

10 anos e meio atrás

google_plus_traducao_nativa

Acho muito bacana quando uma empresa, seja ela qual for, faz uso da sua capacidade de inovar e das tecnologias que consegue desenvolver para tornar a vida dos usuários mais fácil. Apesar de ter muitas falhas e cometer muitos erros (posso abordar “o outro lado” em outra oportunidade), o Google tem, através de serviços como Street View e, claro, o Google Search, permitido que os usuários encontrem cada vez mais informações de todo o mundo, algumas delas, até então, acessíveis somente viajando. E, dentre as muitas tecnologias disponibilizadas pela empresa, uma das que mais me chama a atenção é o Google Tradutor.

Seja copiando e colando textos, utilizando extensões ou a integração nativa que o tradutor da empresa tem com o Google Chrome, usuários de qualquer canto do mundo podem acessar sites nos mais variados idiomas e, com um simples clique, ter todo o conteúdo totalmente traduzido na tela do seu computador. Se isso não pode ser considerado como “tornar a informação acessível à todos”, não sei o que pode. E, mesmo que de forma modesta, o Google acaba de dar mais um passo no sentido facilitar a comunicação entre os usuários, desta vez, através da integração do tradutor com o Google+.

A partir desta segunda, os usuários passarão a encontrar uma opção “Traduzir” no final de cada post público (não me pergunte o porquê desta restrição) disponibilizado no serviço social da empresa. Com um clique, todo o conteúdo da postagem, bem como todos os comentários, serão traduzidos imediatamente para o idioma definido pelo usuário nas preferências do serviço. Com mais um simples clique, todo o conteúdo será revertido para o idioma original. Até então, a tradução somente era possível através de uma extensão para o Chrome disponibilizada pelo próprio Google, mas a integração nativa ficou muito melhor.

Pode parecer apenas mais um detalhe bobo, ainda mais por se tratar do Google+ e de todo o “#mimimi ninguém usa #mimimi cidade fantasma #mimimi”, mas, para os que utilizam, mesmo que em número substancialmente inferior ao do Facebook (que, sim, já conta com uma opção similar há algum tempo), faz muita diferença. Ainda na época da boa e velha extensão, já bati muito papo com alguns conhecidos da Itália e da França, cada um digitando em seu idioma nativo e todo mundo se entendendo.

Espero, em um futuro não muito distante, poder contar com o Google Tradutor para conversar com pessoas de outros países, via voz, assim como, hoje, posso conversar via texto sem qualquer tipo de problema. Que mais e mais empresas desenvolvam tecnologias tão ou mais inteligentes que as do Google, forçando, assim, a gigante das buscas a manter os seus mais variados produtos e serviços em franca evolução. 🙂

Fonte: Google+.

relacionados


Comentários