Tem um MacBook Air? Então você é um TERRORISTA!

Imagine a cena: Você está nos EUA, prestes a embarcar em um vôo. Coloca a mochila na esteira do Raio-X. A esteira pára, quando seu lindo belo perfeito e maravilhoso MacBook Air com drive SSD (o mais caro) está sendo examinado. O agente de segurança chama outro, que chama outro. Você é levado para uma sala. Suas bagagens para outra.

Um agente começa a examinar impressões do Raio-X.

"Não tem hard disk. Só umas linhas, onde deveria haver o disco."

Olhando o equipamento, ainda acrescenta:

"Não há portas na traseira do equipamento"

Um agente mais novo entra e diz "não tem hard disk, usa um disco de estado sólido". Os outros agentes não entendem. "Ao invés de um disco usa memória flash".  Ainda não entendem. "como o cartão na máquina digital".  Ah, agora sim.

Mesmo assim o agente senior ainda implica. "produto novo no mercado? Não deve ter sido aprovado pela TSA (a agência responsável por segurança aérea). Provavelmente não deveria ser permitido."

O Agente ainda insiste que você ligue o "dispositivo" e rode um programa. Muito a contra-gosto, o agente resolve te liberar.

Ao fundo você escuta o agente mais novo falando baixinho "É um MacBook Air…"

Você, claro, perde o vôo.

Isso aconteceu com este sujeito aqui, e demonstra o TOTAL despreparo dos agentes de segurança nos aeroportos americanos, ao mesmo tempo que demonstra o quanto o MUNDO é maior do que nossos devaneios geeks. Sim, Virgínia, há gente que nunca ouviu falar do MacBook Air, há gente que SEQUER é capaz de olhar um notebook da Apple e reconhecê-lo como tal.

Muitos agradecimentos ao Ubiratan por ter dado a dica, nos comentários deste post. 6 tibs de presente pra ele.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Iggor Hideki

    Eu tenho esse mal de achar que o mundo é geek feito eu 😛
    Mas sei lá os caras do aeroporto me pareceram mal preparados, ao meu ver, MODE GEEK: ON
    😉

    • Normal, se a gente não presta atenção sempre comete esse erro.

      contraditorium.com

      • Cada coisa q a gente vê por aí q é de dar cólicas de risadas.

    • Mal preparados nada!

      São Aerotards mesmo… 😛

      Foi mal pela piada ruim, mas já são 14:25 e eu estou sem almoço…

  • TheDarkMaster

    Teve o caso no notebook de chassi em titânio que acharam que era uma bomba e detonaram ele literalmente hehehe. Eu não duvido mais nada

    Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia 🙂

    • Com tantas baterias explodindo mundo afora nem me surpreende o pavor dos seguranças ao encontrar um notebook na bagagem.

      Imagino a conversa das comissárias de bordo:

      Que cara é essa, Glorinha?

      Ai, Menina tô tão preocupada com esse vôo! Acredita que tem 4 notebooks no bagageiro?

      Creio-em-deus-pai!? Quatro? Maldita inclusão explosiva! Digo: digital!

  • cwaster

    [nosense]Logo se vê que ele migrou recentemente para o mundo mac, pois ainda utiliza este meio de transporte obsoleto chamado avião, quando tem em suas mãos a possibilidade de apertar a famosa “seta para cima”, subir em seu macbook e alçar vôos por ai…[/nosense]

    ——————Mané roda!———————–

    • ghustavo

      engano seu,, essa tecla é a do teleport
      vai levar ele para a macstore mais proxima hehehehe }:) }:) }:)

      I Work All Night, I Work All Day, to Pay de Bills I have to Pay
      Ain’t it sad

  • Agora me toquei que essa notícia reforça a minha tese que tudo o que o Ballmer fala acaba acontecendo … mas ao contrário.

    Veja só a crítica do Ballmer ao MacBook Air:

    "É mais pesado que meu PC. Mais pesado que o Toshiba. Essa coisa não tem metade dos recursos de um PC. Onde está o drive de DVD?"

    Agora vocês notaram que o pessoal da segurança achou tudo muito estranho, mas nem se atentou à falta de drive de DVD!

    O Ballmer deve ter esquecido das lição que a Apple deu em 1998 (isso mesmo 10 anos atrás) quando lançou os iMacs sem floppy disk e somente com portas USB. Todo mundo pensou na época que ninguém iria conseguir utilizar um desktop sem um disquete que fosse e sem as horríveis portas seriais e paralelas. Pois bem, o computador foi um retumbante sucesso!

    Embora nem sempre a Apple acerte, o sexy Mac Cube foi um fracasso.

    • Em todas as minhas viagens eu NUNCA usei meu drive óptico. Se pudesse ser destacável, como alguns notebooks, eu deixaria em casa, para carregar menos peso.

       

       contraditorium.com

    • Heero

      O pior fracasso foi o Pippin ao lado do Cube.

      • Tá bom, se formos listar os fracassos é bom não esquecer de Newton, Lisa, o Mac edição comemorativa, Copland (nunca saiu, mas foi um fracasso), e aquele Unix da Apple que não me lembro o nome agora.

        Mas que eu sempre quis ter um Cube eu quis.

        • Heero

          O Newton não foi exatamente um fracasso. O Copland foi meramente um projeto de sistema que acabou não saindo. Havia mais um projeto interno que concorria com o Copland. E tem aquele Linux da Apple também. Todos foram abandonados quase ao mesmo tempo da compra da NEXTEP. Acho dificil de considerar como fracasso um projeto interno.

          Quanto aos outros foram fracassos sim, mas nada tão vergonhoso quanto Pippin ou o Cube. E o Cube parece um fogão, tal qual o Mac Pro/Power Mac G5 quando aberto.

          Um dia compro um Mac edição de aniversário.

      • Lembrei o nome do Unix, era A/UX. E também tem o Mac Office com seus dois componentes o FileServer e o BigMac (não o do Mac Donalds).

  • claudioct

    Se os caras vissem meu Positivo Mobile iam achar q eu era traficande de drogas. /me Medo! :jawdrop:
    ______________________________________________

    “É uma cilada Bino”

  • Iggor Hideki

    Pra mim a Apple cria tendências, como foi esse caso do Floppy, mas eu espero mais um tempo pra ver quem foi que falhou nessas novas tendências…a Apple ou o povo “normal” que ainda pode não estar preparado para novidades.
    Vamos ver 🙂
    Queria ter o olho de Thundera e ter a visão além do alcance … 8)

    • antoniogu

      Ela até pode antecipar um tendencia mais o floppy fez falta por algum tempo e os usuários tiveram que comprar Floppy usb, Zip USB ou aquele famoso superdrive (não o gravador de DVD) era aquele disco de 120 megas concorrente do Zip de 100 que o leitor dele podia ler também floppy de 1,44 a necessidade de floppy foi morrer mesmo no mac quando o gravador de CD virou padrão na plataforma.

  • avontz

    Imagina quando lanço aquele mac mini

    que é um cubo… rs… é coisa do demonio..rs }:)

    *******************************

    Música eletrônica + atitude -> sabotagem.org

  • Tiago.Ribeiro

    E eu que pensei que todo mundo nos EUA sabia o que era um MacBook Air rsrsrrsr 🙂

    Quando você passar na rua e ficarem te olhando, não se sinta o máximo…Pois o feio e o ridículo também chamam a atenção…”

  • Gosselen

    O que será que os “retardados digitais” esperavam encontrar? Coordenadas de Júpiter!? Será que eles acharam que se tratava de um aparato alienígena? 😛

    tsc tsc

  • Natchan2008

    Comentei à pouco que salsinhas é global. Tem gente que é sem noção.

    Tirei uma foto de um colega e enviei ao meu ipod e logo em seguida apontei o ipod pra ele e fiz que tirei uma foto e mostrei à ele. Ficou de queixo caído.

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    “Votei no Meio Bit como melhor blog de tecnologia!”

  • th Ogoshi

    ASHUDHAUSHDUAHAUSD incríveis histórias do cotidiano. Eu também pensava que todo mundo conhecia novidades do mundo geek etc. Um dia eu comentando sobre iPod, e a pessoa não sabia o que era…

    Mas com certeza o pessoal de aeroporto não deveria ser tão tapado assim… ainda mais sendo de um aeroporto americano, deveriam estar do que habituados a verem esse tipo de equipamentos com os passageiros.

  • cwaster

    http://img296.imageshack.us/my.php?image=wmpskyeu0.jpg
    (Só para ilustrar meu comentário absurdo lá de cima…)

    Ps: é possível postar fotos por aqui?

    ——————Mané roda!———————–

  • nasario

    Eu acho um exagero falarem que os agentes são despreparados, que tinham de conhecer, bibibi, bibibi…
    Não dá pra conhecer tudo. Os caras vêem os equipamentos e reconhecem um padrão (tem tela, tem teclinhas, dentro tem uns pratos que giram…). Se o equipamento não se encaixa nos padrões, eles tem que ficar com o pé atrás mesmo.

    Tudo certo como 2 e 2 são 5!

    • th Ogoshi

      É… faz sentido.

      • RenatoMachado

        Também acho que não foi exatamente uma “falha” da segurança. Acho que o segurança tem autoridade para checar qualquer coisa que ele desconfiar. Deve checar mesmo. Pior seria se os caras não checassem a bagagem com medo de parecerem ridículos, potencialmente colocando um avião em risco.

        Acho que esse caso já justifica um departamento de tecnologia nos aeroportos, com a tarefa de pesquisar sempre novas tecnologias, novos produtos, novas formas de burlar a segurança, etc.

  • cwda

    Bem, por falar de EUA + Notebook + Paranóia terrorista, dar uma sacada nessa materia:

    http://www.viomundo.com.br/opiniao/barrado-na-alfandega-americana-cuidado-com-o-seu-laptop/

    CUIDADOOOOOOOO!!!!!

  • Roniuj

    É, os caras não tem obrigação de saber as útimas novidades tecnológicas. E segurança aeroportuária é coisa séria, envolve a vida de muita gente sob a responsabilidade deles.

    Quando fui no Empire State eles pediam para ligar o laptop, só de aparecer a tela de boot eles já liberavam pra entrar.

    ………………r o n i u j ………………………..

  • lobetxi

    “TOTAL despreparo dos agentes de segurança nos aeroportos americanos”…
    Por acaso no Brasil eh melhor?

    • Nunca implicaram com minha mochila, mesmo estando CARREGADA de gadgets.

      contraditorium.com

      • Já implicaram com a minha uma vez. Eu estava com uma caixa alcochoada com 6 modems GSM. No raio-X estranharam "os quadradinhos" e pediram para abrir. Felizmente foi bem rápido, uma vez que expliquei o que eram. 



        Fly-By-Wire: Viagens e trabalho
        Dicas, histórias e reflexões na sala de embarque

  • tomboderider

    Minha namorada até hj não sabe direito o q eh um iphone. Toda vez q comento uma noticia da apple com ela tenho q relembra-la q q é isso!

    [vendo]Memória corsair 2×512 DDR2 667

    g1.globo.com/tecnologia

  • Pra mim é jogada de marketing do Sr. Empregos pra lançar o iPort 😛

    em_Face

  • luctimm

    Semana passada um cara na minha faculdade veio todo torcendo nariz por que havia sido lançado o MacBook Air e ninguém ia comprar uma merda sem drive de CD nem expansão. Eu pensei, d’oh, o Air já tem quantos meses mesmo? E será que ele não entende que é um aparelho conceito para quem quer mobilidade? Até tentei, "você usa o DVD quantas vezes por dia"?

     Mas não adianta, avestruz é avestruz. 

    • Ninguém ia comprar o iPhone afinal de contas é um celular sem entrada pra cartão de memória…

      • Uma vez mostrei uma imagem do iphone para uma salsinha que na hora veio dizendo “ai, esse telefone deve ser uma porcaria, não tem nem botão” e ainda depois que eu mostrei um video no you tube, “ah, mas não tem o ‘FIDIBAQUI’ de apertar um botão”

        David

        • cwaster

          Também já ouvi indagações nesse sentido. Tem um amigo meu que diz que é muito dinheiro para poucas funcionalidades.
          O iPhone/Ipod Touch são camaleões e o cara vem me dizer que o negócio tem poucas funcionalidades?!
          E termina: – Prefiro meu shuffle!
          Hahuahuahauhauhauhauh

          ——————Mané roda!———————–

        • A falta de feedback táctil do iPhone é uma crítica coerente. Tente por o fanboyismo de lado por alguns instantes e se imaginar digitando um número sem poder olhar para o telefone.

          Falo por experiência própria pois com o meu TyTN II é a mesma coisa.

  • thathy

    Bem, eu acho q segurança de aeroporto é uma profissão estressante! Creio que eles fora do trabalho não queiram saber de acompanhar as novidades tecnologicas a cada dia!
    Mas uma aula/treinamento estaria de ótimo tamanho pra mantê-los por dentro das novidades.

    • Tudo bem com relação a coisas muito novas. Mas e quanto a você estar de mudança e eles encontrarem dois meses de remédios de tarja preta na sua mala? Aí rola aquela coisa de acharem que você é traficante de drogas, de que precisa de autorização do “ministério da saúde” para viajar com aquilo, etc. Aconteceu com uma amiga minha.


      Evite a extinção de uma espécie ameaçada: use corretor ortográfico!

  • Sobre o Air eu nao compro pq nao é pro meu perfil de uso, mas com certeza se fosse comprar a falta do DVD nao influenciaria.
    No meu atual notebook usei o drive de DVD 1x para instalar um driver de uma webcam externa, que tinha tbm no site do fabricante e outra vez para gravar um dvd de backup antes de uma formataçao do windows que aprontou daquelas.
    Isso em 2 anos.
    Depois que descobri as chaves usb minha vida se tornou muito mais facil 😀

    Yoomp – Rede de Blogs e Blogueiros
    http://www.yoomp.com

    Fazedor de Site
    http://www.fazedordesite.com

  • Acho que eles não são obrigados a saber das últimas novidades, mas só de ver jornal voce repara tendencias. Se já tem iPhone, com um HD dentro daquele negócio fininho, se tem sd minúsculo, quando alguem chega e fala “Esse notebook não tem HD” não parece ser algo que de pra estranhar mais.

    E não da pra dizer que eles não sabem o que é iPhone, iPod, porque aeroporto é o lugar mais fácil pra encontrar gadgets, eles já devem ter visto milhares passando ali, era pra estar acostumado com evolução. Se o cara trabalha a algum tempo ali, ele já viu os gadgets da decada de 90 e os de agora para ter essa noção.

    em_Face

  • Problema resolvido.

    A TSA (Transportation Security Administration) vai pedir à Apple um MacBook Air, que eles consideram mais parecido com uma batata frita do que com um computador, usar a máquina de raio x e se a imagem parecer muito diferente do que se espera em um computador anexa-la ao material de treinamento dos TSO (Transportation Security Officers).

    Depois quem tem um MacBook Air vai poder viajar sem problemas nos EUA.

    Leia mais no no blog da TSA.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis