Meio Bit » Arquivo » Fotografia » O que você tem na cabeça?

O que você tem na cabeça?

16 anos atrás

Parece coisa de ficção científica, mas pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley publicaram nessa quinta-feira na revista Nature um artigo onde apresentam um dispositivo capaz de escanear o cérebro para reproduzir imagens do que o dono do órgão está vendo. Fora o fato de ser muito bacana (mesmo que não tivesse utilidade nenhuma) o equipamento pode vir a ser útil para o estudo da mente e de problemas psicológicos e distúrbios do sono, já que um dos objetivos é ser utilizado para ver o que a pessoa está sonhando. O equipamento funciona através de ressonância magnética e através da interpretação dos estímulos visuais. Segundo os próprios pesquisadores:

"Imagine um dispositivo que lê o cérebro e é capaz de reconstruir a imagem da experiência visual de uma pessoa em determinado momento. Esse decodificador visual teria usos científicos e práticos enormes. Por exemplo, poderíamos usá-lo para investigar diferenças de percepção entre diversas pessoas e estudar processos mentais particulares, como a atenção. Poderíamos, talvez, até mesmo acessar o conteúdo visual de fenômenos puramente mentais, como sonhos ou imaginação"

Claro que sempre existe o lado negro. Alguém pode prever o uso nefasto de tal aparelho?? Claro que tudo é sempre feito com a melhor das intenções, mas sabemos que delas o inferno está cheio.

 

Fonte: Agência Fapesp

relacionados


Comentários