Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft muda sua política, e abrirá especificações

Microsoft muda sua política, e abrirá especificações

16 anos atrás

Quem diria, agora é oficial! Após liberar ao público as especificações dos formatos binários do MS Office, que também relatei aqui no MeioBit.com, a Microsoft anunciou hoje que está mudando sua maneira de fazer negócios. Agora ela implementará quatro novos princípios de interoperabilidade:

1) Garantir conexões abertas para seus protocolos;
2) Promover a portabilidade de dados;
3) Suporte integrado para padrões da indústria;
4) Fortalecer seu empenho com os consumidores - inclusive comunidades OpenSource.

Caixa

Segundo Steve Ballmer (o Developers/Monkey Dance), CEO da Microsoft, (tradução livre) "Esses passos representam uma importante e significativa mudança em como nós compartilhamos informações sobre nossos produtos e tecnologias. Após 33 anos, nós compartilhamos muita informação com centenas e milhares de parceiros ao redor do mundo[1] e ajudamos a construir a indústria. Mas o anúncio de hoje representa uma expansão significante buscando maior transparência. Nossa idéia é prometer interoperabilidade, oportunidade e escolha[2] para consumidores e desenvolvedores através da indústria, fazendo nossos produtos mais abertos e compartilhando cada vez mais informação sobre nossas tecnologias."

[1]Mas na marra, né?
[2]Jamais imaginei a Microsoft dizendo isso.

Honestamente, não acreditei que isso um dia pudesse acontecer, e as coisas simplesmente aparentam estar mais leves desde que Bill Gates pendurou as chuteiras. O princípio da interoperabilidade, anunciado hoje, se aplica imediatamente para os seguintes produtos: Windows Vista (incluindo o framework .NET!), Windows Server 2008, SQL Server 2008, Exchange Server 2007, Office SharePoint Server 2007, e o melhor, Microsoft Office 2007. Da mesma maneira, também serão disponibilizadas 30 mil páginas de documentação no MSDN sobre protocolos de comunicação desenvolvidos e utilizados pela empresa, já disponíveis anteriormente em licenças secretas e restritivas (WSPP e MCPP).

E agora, comunidade open-source? Vocês reclamavam que não tinham acesso ao código de fonte dos produtos da Microsoft.O mesmo ainda não está disponível (depois dessa eu não duvido de mais nada...), mas em breve, tudo estará perfeitamente documentado. Satisfeitos? Podemos esperar melhorias nos programas que serão diretamente e indiretamente beneficiados depois dessa medida? Tomara que sim.

relacionados


Comentários