Google e AdBlock Plus — Pagando Proteção ou Assassino de Aluguel?

The-Googlefather

O GRANDE player no mundo dos plugins de navegadores é o AdBlock Plus. Diariamente 50 mil downloads são feitos no Chrome, e 100 mil no Firefox. Mais e mais usuários navegam sem os incômodos banners, que de qualquer jeito, como diz o Luli Radfaher, foram clicados pela última vez em 1973.

O problema é que publicidade é a grande fonte de renda de todo mundo na Internet. Sites são como TV aberta. Fornecemos conteúdo em troca de segundos de sua atenção. Claro que você pode levantar e ir ao banheiro durante o comercial, mas se todo mundo fizer isso, a Globo fecha OU passará a incluir a publicidade no meio do conteúdo, coisa que ninguém gosta.

No caso do Google o prejuízo causado por bloqueadores de publicidade em 2012 foi estimado em US$ 887 milhões. O do Meio Bit foi uma fração disso.

O Google chegou a remover do Google Play o AdBlock Plus para Android, mas ele continua na Chrome Store. A explicação? O software passou a tratar o Google como anunciante benigno, não-intrusivo, colocando-o inclusive em sua whitelist. Bondade no coração dos desenvolvedores?

Não, Business. Segundo reportado pelo TechCrunch, Google e outros grandes players pagam ao AdBlock Plus para manter seus anúncios na whitelist do serviço.

Recapitulando: o maior site de publicidade da Internet PAGA ao site que bloqueia anúncios para não bloquear seus banners, enquanto a concorrência… que se rale.

Algo está cheirando muito mal aqui. Me parece MUITO com a boa e velha tática da máfia de vender proteção, mas com faturamento de US$ 50 bilhões dificilmente a merreca que o Google está jogando no AdBlock Plus dói no bolso, e de bônus os concorrentes que não pagam são sumariamente bloqueados.

MUITO provavelmente os órgãos competentes serão acionados, e a corda como sempre arrebentará do lado mais fraco. Bem, o Google não ficará triste se o ABP for atomizado no processo.

Fonte: BI.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Os meios que dependem de mídia publicitária “a lá old fashion” tem que se reinventarem. O problema é deles, e não nosso. Uso o AdBlock há alguns anos e sempre levo um susto quando uso outra máquina que não seja a minha.

    O modelo tradicional de arrecadação está saturado. E o usuário mais ainda.

    Se o Google pagou a AdBlock para deixar passar, pelo menos aqui, ainda não fui atingindo com esse fantasma do passado.

    • Kadu Gaspar

      Se os sites passarem a cobrar assinatura por seu conteúdo o choro será livre entre muitos. Não existe mágica, as contas precisam ser pagas…

      • Bruno Rocha

        Os servidores não funcionam de graça, eles são arrendado com dinheiro de publicidade. Se continuar assim, prevejo com minha bola de cristal o colapso total da internet em 2020. Depois disso, voltaremos a caçar animais com arco e flechas.

    • Thiago Margarida

      Então o que você sugere? Meiobit começar a cobrar assinatura?

    • DanielBastos

      Acabei de descobrir … só instalação nova. Sua lista é antiga.

  • Hollander

    a Globo fecha OU passará a incluir a publicidade no meio do conteúdo, coisa que ninguém gosta.
    SBT, ma, oi! Estou olhando para você e suas introduções de meio segundo de produtos Jequiti.

    Agora o Google don’t be Evil está usando a fórmula clássica de estratégia empresarial: Neutralizar um problema e transformá-lo em oportunidade. Até alguém falar que é proibido.

    • Marcelo Eiras

      Quem foi que deu um livro sobre aquelas bobagens de propaganda subliminar para o Silvio ?

      • True Story

        Nao é subliminar se voce nota… A ideia daquele tipo de propaganda é exatamente ser notada… E não esse tipo de propaganda não tem nada de ilegal.

        • Marcelo Eiras

          Ilegal não. Apenas ridículo. Tão ridículo quanto passar series de grande audiência no meio da madrugada.

          • True Story

            Tao ridiculo que a maioria das pessoas vai procurar sobre na internet né manjester? rs

    • Felipe Almeida

      Bem pior são aqueles merchans de perfume/shampoo/celular/banco e tarará inseriodos na trama das novelas (sim, de vez em quando eu assito uma novelinha…)

      • Bruno Barbieri

        nem é tão ruim… quando é inserido na trama eu já elimino.
        por isso não fui ver o filme do wolverine… que vale um CAM RIP no torrentão…

        • Rafael Favero

          O do Wolverine é tão descarado que você praticamente NÃO VE carro japonês nas ruas, chega a ser patético.

  • Julio Verner

    O Greasemonkey bloqueia qualquer eventual “ad by google”… ABP ta certo em lucrar em cima deles… haha E usuário “hue br” merece o carnaval na tela mesmo, adoro usar combofix e passar a régua depois! 😀

  • True Story

    Vou lhe falar que uso o Adblockplus e estou afim de migrar pra outros depois desses últimos acontecimentos.

    As vezes eu esqueço de adicionar as exceções como é o caso do meiobit… Não teria como criar uma marca dagua pro site lembrando disso?

    Eu nao quero dar um centavo meu pro google entao se alguém tiver sugestão agradeço bastante.

    • Luís Fernando

      Se você não quer dar um centavo do seu dinheiro para o Google simplesmente não dê… Até onde eu sei você não está pagando pelos serviços do Google e sim os anunciantes que você bloqueou.

      • True Story

        o modelo de negocios e de quem?

        • Luís Fernando

          “Eu nao (sic) quero dar um centavo MEU pro Google […]” Só rebati esse argumento, não é você quem está pagando diretamente do seu dinheiro.
          O modelo de negócios do Google é feito justamente para o usuário não pagar e gerar lucro do mesmo jeito. Se você não quer dar lucro ao Google não use seus serviços (que usam suas informações de tráfego como estatística e as vende para anunciantes) e bloqueie o AdSense. Se você quer continuar usando os serviços do Google sem dar um centavo de lucro para eles você esta em um nível de filhadaputisse acima da minha compreensão e não posso ajuda-lo.

          • True Story

            Acho que voce tem que entender que dar informações sobre voce é o mesmo que pagar…
            Agora me diga como eu faço pra descobrir que um site recebe adsense do google?

          • Luís Fernando

            Eu entendo perfeitamente que os serviços do Google são pagos usando suas informações como disse no meu comentário anterior: ” não use seus serviços (que usam suas informações de tráfego como estatística e as vende para anunciantes)”, se você não quiser dar lucro ao Google (por meio de suas informações) não o use.

            Para descobrir se um site recebe pelo AdSense você pode executar a complexa tarefa de olhar no canto do banner. Se estiver escrito “anúncios Google” foi provado cientificamente que existe uma alta probabilidade de ser um anúncio do Google.

            Se você quiser bloquear esses anúncios de todos os sites basta desmarcar a caixa “Allow some non-intrusive advertising” no ABP.

          • True Story

            HAHAHAHHA Velho vc so pode estar de sacanagem… releia nossa conversa

          • Luís Fernando

            Cara, já reli umas 3 vezes e ainda não entendi seu comentário, poderia me explicar… Me desculpe se eu falei alguma besteira além das besteiras habituais que eu falo, não estou muito legal nesse final de semana kkkkkkk.

          • True Story

            me digacomo eu vou entrar em um site e descobrir q ele usa monetizacao do google antes de entrar nele

          • Luís Fernando

            Hahahaha agora entendi, my bad! Estava argumentando até agora pois tinha achado seu comentário um tanto contraditório, você disse que queria deixar alguns sites na whitelist sem dar nenhum centavo para o Google.
            Agora entendi o que você quis dizer, concordo que alguns sites deveriam pelo menos notificar de alguma forma para que as pessoas permitam as propagandas.
            Bom, pelo menos foi uma boa discussão ;D

    • OverlordBR

      “Eu nao quero dar um centavo meu pro google entao se alguém tiver sugestão agradeço bastante.”
      Ué, não use os serviços do Google. Simples. 😉

      • True Story

        Eu ja faço isso no que é possivel.
        Atualmente so youtube mesmo pq nao tem jeito… Mas aí eu nao fico com peso na consciencia os putos ja capitaram meus dados por quase uma decada mesmo.
        Mas como vou saber que um site é monetizado pelo google antes de entrar nele?

  • Luís Fernando

    Sempre fui fã do modelo de publicidade na internet, os sites que usam AdSense lucram um dinheirinho no final do mês, os anunciantes ganham visibilidade da marca e o Google lucra o suficinte para fornecer quase todos serviços gratuitamente.
    Sinceramente não me importo em ver um banner com propaganda da UOL cloud no topo do MeioBit ou qualquer outro anuncio em qualquer outro site. Se gosto do serviço e uso ele o mínimo que posso fazer é pagar por ele…

  • TIGOS

    Sou o único a usar sistema anti-ad (no mac o GlimmerBlocker) por causa da lentidão terrível que isso gera nos sites?

    Obviamente que em muitos casos a poluição visual incomoda, mas me incomoda muito mais o site demorar pra carregar ou carregar capengando porque tem link com algo do Facebook ou Google.

    Isso quando todos sites tomam aquele tapa na cara assim que as APIs ficam off e o site inacessível.

    • Ricardo

      Esse é o motivo de eu bloquear. Eu faço questão de desbloquear anúncios específicos em sites que eu gosto muito e que não geram desconforto ou ‘peso’. Mas a maioria fica sumariamente bloqueada mesmo. Publicidade que gera raiva é suicídio.

  • Fica a dica: Ad-block Edge. Touché.

  • qgustavor

    Primeira coisa que faço depois de instalar o AdBlock: configurar corretamente as listas, problema resolvido.
    Agora no Android o problema é outro: meu celular não é rooteado, não vou rotear-lo. O aplicativo, que antes funcionava sem modo de proxy agora só com ele, ou root. Teve Google nisso?

    • darkus

      Procure por adaway pelo google (não google play), remova a restrição de instalar apks de terceiros, instale e reative a restrição.

      • qgustavor

        Já deixo a restrição desativada: não uso root, o pior que me acontece é divulgarem a minha agenda de contatos, que não conheço ninguém dela, ou fotos, que como pode ver, não tenho.
        Mas vou tentar esse, ao menos deixar no celular pra usar algum momento… isso é, agora que carregou a página acho que já vi ele, mas não me lembro o que deu errado que eu não uso.

  • dreadful

    uso abp no firefox. tudo lindo por enquanto.

  • Henrique Barbosa

    Eu uso o Adblock https://chrome.google.com/webstore/detail/adblock/gighmmpiobklfepjocnamgkkbiglidom. Outro dia fui fazer uma pesquisa no Google, e veio uma mensagem, em português mesmo, me sensibilizando de como é importante a publicidade para eles poderem se manter e oferecer seus serviços. Só lamento, continuo usando.

  • Bruno Rocha

    O mercado capitalista vai se auto regulamentar automaticamente, como sempre. Vai aparecer um novo bloqueador que vai bloquear TUDO, sem piedade.

  • DanielBastos

    O chato não é desbloquear os anúncios go google em sí … o chato foi colocar o Google Analitcs na whitelist … vou ter que tirar no pc da família q nem sabe q usa …e procurar uma forma prática(NoScript não é prático pra quem não tem muita xp) pra bloquear scripts em pcs de parentes e amigos.

  • Pingback: Adblock Plus finalmente chega ao Internet Explorer « Meio Bit()

  • Pingback: AdBlock Plus revela números de sua lista branca sem mencionar o Google()

  • warz

    Eu já quase não assisto tv aberta por causa das propagandas. Por isso aplaudo de pé os criadores do adblock

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis