Meio Bit » Arquivo » Software » Enquanto uns criam, outros...

Enquanto uns criam, outros...

16 anos atrás

Apesar de toda tecnologia adquirida durante as últimas 3 décadas, as empresas ainda conseguem inovar. Forçada por algumas circunstâncias, até a Microsoft precisou melhorar seus produtos para que o consumidor pense duas vezes (ou mais) antes de trocar o belo e eficiente MS Office 2007 pelo insosso e pesado OpenOffice.org. Enquanto isso, a comunidade de software livre passou a adotar um hábito que eles mesmos recriminavam: "Empresas criam. Programadores de Software Livre copiam!".

Pois é. Foi anunciado que o ambiente desktop Gnome terá um programa semelhante ao QuickSilver, utilizado no Mac OS X, e que se chamará GnomeDo. Assim como o QuickSilver, o GnomeDO indexa a busca de vários itens como o SpotLight, não necessariamente programas, mas também músicas, fotos e documentos para serem acessados ao comando de tuas teclas - Ctrl + SpaceBar no Mac OS X. É bonito, poderoso e eficiente, podendo inclusive mover arquivos de diferentes diretórios sem sequer abrir o Finder.

Pelos vídeos, o programa parece muito interessante, ainda mais se vier por padrão nos próximos releases do desktop Gnome. Mas, por outro lado, acredito que a comunidade Software Livre poderia voltar a criar aplicativos com idéia própria, e não ficar criando as chamadas "alternativas OpenSource" para os softwares proprietários (aparentemente não é o caso do GnomeDo). Um dia o XGL com Compiz (e depois AiGLX com Beryl) conseguiram envelhecer as interfaces existentes e criar outro modo de utilizar as área de trabalho virtuais, nativos no Xorg há tantos anos. Por que não tentar outra vez?

relacionados


Comentários