Meio Bit » Arquivo » Ciência » Conheça a Formula E: é tipo a Fórmula 1, mas com carros elétricos

Conheça a Formula E: é tipo a Fórmula 1, mas com carros elétricos

FIA deve apostar em corridas com veículos elétricos em 2014.

11 anos atrás

FormulaE

A Formula 1 pode ser o evento de corrida de veículos mais glamouroso do mundo, e que existe há décadas, mas os atuais motores 2,4 L V8 (que fazem 1,7 km por litro de combustível fóssil) não são exatamente os modelos mais preocupados com o meio ambiente. No ano que vem as equipes terão que adotar motores de 1,6 L V6 Turbo, mas ainda assim, a situação não deve mudar muito neste sentido.

Para tentar experimentar uma competição mais "verde", a FIA (Federation Internationale de l'Automobile) está se preparando para lançar a Formula E, que vai usar carros elétricos, muito parecidos com os veículos da Formula 1, e que também terá corridas em diversos circuitos ao redor do planeta.

Cada escuderia terá dois pilotos e, já que carros elétricos não podem ter longo alcance com a mesma carga de baterias, eles vão se revezar durante as recargas que devem acontecer no decorrer da corrida. Isso deve fazer dos pitstops algo interessante.

Segundo a FIA, os carros poderão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, então qualquer pensamento de que isso será como uma corrida de carrinhos de golf deve ser prontamente descartado. E falamos sobre as semelhanças, mas aqui vai uma diferença importante: carros de Formula E, com pé embaixo, fazem menos barulho que um ônibus convencional.

A corrida inaugural pode acontecer no Brasil (Rio ou São Paulo), no dia 13 de novembro de 2014. Depois disso, outras 12 corridas devem acontecer ao longe de 8 meses. Há planos para alocar duas delas nos Estados Unidos, sendo uma em Miami e outra em Los Angeles.

Confira abaixo o vídeo promocional da Formula E. E repare que, aos 1:12s, a FIA deixa claro que deve utilizar crianças malucas à beira da pista para distrair os pilotos, aumentando ainda mais a emoção da corrida:

http://www.youtube.com/watch?v=uK_cifg7ccc

Durante o trajeto, quero ver todo mundo twittando a respeito!

Fonte: Core77 e FIA.

relacionados


Comentários