Meio Bit » Arquivo » Segurança » Sem muita surpresa, Kaspersky Lab divulga que 99,9% de novos malwares mobile miram o Android

Sem muita surpresa, Kaspersky Lab divulga que 99,9% de novos malwares mobile miram o Android

Em relatório recente, Kaspersky Lab aponta que quase a totalidade das pragas mobile tem como destino o sistema do robozinho

11 anos atrás

gogoni-maldroid

Como usuário Android eu sei que o sistema tem suas falhas, principalmente no que diz respeito à segurança. O sistema é o mais popular do mundo e junto com isso, é o maior alvo de espertalhões propagadores de pragas, tal como acontece com o Windows.

Mas a situação é um pouco pior do que o imaginado: segundo relatório divulgado na última semana pelo Kaspersky Lab, o sistema do robozinho responde por 99,9% de todos os novos malwares desenvolvidos especialmente para sistemas mobile. Só no primeiro o instituto registrou o mesmo volume de infecções do total de ataques em 2012, denunciando uma verdadeira epidemia.

O formato mais comum mostra que os usuários ainda são bem ingênuos: os trojans são os preferidos dos hackers, e o envio deles por SMS representa 63% do total. Basicamente as velhas mensagens de com links suspeitos e mensagens de prêmios que instalam as pragas, voltadas para roubar o dinheiro das vítimas.

Por outro lado o relatório também diz que os velhos spams com links maliciosos ainda representam 91% dos ataques fora do mundo mobile, e foram os responsáveis diretos relos recentes hacks ao Twitter.

Mas o que fazer, jogar o Android fora e comprar um iPhone? Não, longe disso. A solução é ter bom senso: não sair clicando em todo link que recebe por e-mail, não baixar programas fora da Play Store, deletar SMS de números desconhecidos e fugir de apps da loja muito suspeitos.

Enquanto o Android não melhorar seus filtros é um problema a que estamos sujeitos, por isso cuidado nunca é demais. Já fazíamos assim com o Windows, por quê não com smartphones?

Fonte: Mashable.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários