Seagate lança nova linha de HDDs com capacidades até 4 TB

gogoni-hd2

Por mais que desejemos, o caminho dos SSDs até a popularização será longo e tortuoso, tanto pela limitação de espaço quanto pelos preços. Eu estou seriamente cogitando substituir o disco do meu notebook por um Kingston HyperX, já que o original de 640 GB fez o favor de ir pro beleléu e me deixar na mão, e estou me virando com um reserva de 128 GB originário do PS3 (que substituí por um de 500 GB). O problema é que o preço não me anima muito, mas em se tratando de performance, é bem provável que eu ceda em breve.

Já quando o assunto é backup não tem jeito, ainda estaremos amarrados aos HDDs por um bom tempo, mesmo sabendo que  como tudo que possui peças internas e viola a Segunda Lei de Clarke, uma hora eles vão pedir arrego.

A Seagate sabe disso e anunciou uma nova linha de discos rígidos de 3,5″ com segurança na reprodução de dados melhorada, o que os torna ideais para set-top boxes, gravadores externos e nós, que teimamos em usar os HDDs de backup como pendrives.

A nova linha opera a 5.900 RPM e vem em várias capacidades: 250 GB, 320 GB, 500 GB, 1 TB, 2 TB, 3 TB e sim, finalmente 4 TB. Os modelos de 3 e 4 TB contam com uma conexão SATA de 6 Gb/s e serão atrelados à linha Barracuda, enquanto que os demais possuem SATA de 3 Gb/s e são da linha Pipeline. As velocidades de transferência também diferem: 180 MB/s nos modelos de 3 e 4 TB, 144 MB/s no de 2 TB e 159 MB/s no de 1 TB.

A Seagate garante que os discos podem funcionar continuamente 24/7, com uma taxa de falha de apenas 0,55% ao ano e que são bem silenciosos, gerando apenas 2,3 dB. Eu acho um tanto exagerado. Não obstante, diz que o modelo de 4 TB pode exibir 16 vídeos em HDD simultaneamente sem stress. Isso é algo que eu gostaria de ver.

A empresa também lançou um modelo de 2,5″ com 500 GB que promete reproduzir 12 vídeos HD ao mesmo tempo. Por enquanto não há informação de preços, acredito que o de 4 TB sairá bem caro, mas sinceramente? Ainda hoje vale o investimento.

Fonte: The Register.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Para mim que tenho como principal uso a montagem de um NAS, o que me importa é o consumo de energia, e tambem o delay entre o modo de espera e o uso. quanto a capacidade de 4 TB, é um sonho para mim, quero ter condições de comprar pelo menos 8 desses para montar um NAS com RAID 1+0.

  • Pra quê 5.900 RPM!? Pra durar mais? E os 180 MB/s, é de leitura; e de gravação é quanto?

    • Alvaro Carneiro

      energia.

      menos RPM, menos energia.

  • Keaton

    HD Seagate… 2,3 dB… HAH!

  • Alexandre Salau

    Pode acreditar, o HyperX vale o investimento, coloquei um de 120Gb no meu desktop e é como se tivesse um computador novo. Pra backup (no caso de notebook) coloca um HD externo de 1Tb que resolve fácil, ainda mais de for USB 3.0.

  • Rodolfo Bendinelli

    O Barracuda de 4Tb já está à venda há um bom tempo, o modelo ST4000DM000, pesquise no MercadoLivre por exemplo. Está batendo na casa dos mil reais, enquanto o mesmo modelo mas com 3Tb se acha por menos de 400 reais. Eu mesmo comprei na sexta-feira dois desses de 3Tb, comprei 6Tb por menos de 800 reais.

  • Paulo Oliveira

    Ronaldo… 16 vídeos em HDD (Hard Disk Drive), ou em HD (High Definition)??!?? hehehe…

    • Paulo Oliveira

      Fui no texto original, e realmente é em HD… Corrije p/ nós! =)

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples