Impressora 3D devolve vida a homem que perdeu metade do rosto

Eric Moger e a prótese

Eric Moger, 60 anos, pode dizer que viu o inferno. Gerente de um restaurante e residente em Essex, Reino Unido, ele estava planejando seu casamento há quatro anos atrás, quando num exame médicos descobriram um tumor maligno do tamanho de uma bola de tênis no lado esquerdo de seu rosto. Pior: ele era agressivo, e o mataria se não agissem rápido.

Após uma cirurgia de emergência, Eric foi salvo, mas a um preço terrível: o câncer foi removido e, com ele, quase todo o lado esquerdo de sua face, incluindo o olho, parte do osso da bochecha e boa parte da mandíbula, restando no lugar uma cratera que deixava sua língua e fossas nasais à mostra. O resultado pode ser visto aqui (NSFW, cuidado, a imagem é FORTE).

Agora, após anos de sofrimento, um dentista britânico usou uma impressora 3D e criou uma prótese para reconstruir o rosto de Moger – e sua vida.

Andrew Dawood é um cirurgião dentista especializado em próteses. Desde 2011 ele reproduz a mandíbula de seus pacientes em 3D de modo a praticar seus procedimentos. Moger foi indicado a ele pelo dr. Nicholas Kalavresos, cirurgião do Hospital Universitário de Londres responsável por salvar sua vida – apesar de destruir seu rosto no processo.

A princípio, plástico cirúrgico não adiantou devido ao tratamento de quimio e radioterapia a que Moger era submetido. A solução foi apelar para escaneamento facail e tomografia computadorizada, de modo a criar um modelo 3D do crânio do paciente, e desenvolver um suporte de titânio para substituir o osso facial removido. Foi fixado ao suporte um molde de plástico na parte de cima de sua boca, de modo que Moger possa se alimentar sem depender de um tubo.

O acabamento foi feito com uma máscara de silicone feita a partir de um molde de nylon do lado direito de seu rosto, que é fixada por magnetos e Moger pode tirá-la quando vai dormir ou tomar banho.

O resultado? Eric Moger descreve:

“Antes, eu costumava ter que segurar minha mandíbula com a mão para manter o rosto parado enquanto falava, e toda vez que eu bebia alguma coisa o líquido escorria pelo meu rosto. A primeira vez que bebi um copo d’água enquanto usava a prótese, nada escorreu. Foi incrível.”

Verdade seja dita: impressão 3D é fantástico. Volta e meia esbarramos em projetos de ciência e medicina que justificam o alto custo de equipamentos e insumos. O problema é que toda vez que o assunto é abordado e alguém aponta os problemas da tecnologia por ainda estar no berço, vem alguém com foice e martelo na mão clamando que ela vai arrasar o capitalismo e todo mundo vai poder imprimir o que quiser em casa. Não é bem por aí. A longo prazo a impressão 3D vai sim se popularizar, mas pelo menos por enquanto não é para o bico da maioria das pessoas; as impressoras 3D precisam de matéria-prima cara e não são a sacolinha do Gato Félix ou o bolso 4D do Doraemon (escolha seu felino favorito) para tirar produtos do nada.

Mas nada disso importa para Eric Moger. Ele recuperou seu rosto, sua auto-estima e sua vida: está de casamento marcado. Ele e Karen Hunger, sua noiva, agradecem pelo milagre alcançado. Um milagre chamado ciência.

Eric Moger e Karen Hunger

Fonte: The Sydney Morning Herald.

Relacionados: , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Editor do MeioBit, membro da equipe #SciCast, técnico freelancer, programador frustrado, Mighty No. 34.185 e em busca do Cubo Cósmico.

Compartilhar
  • bruno.ligiero

    Lindo demais!!! Melhor ainda com uma mulher que REALMENTE ama este senhor!!! Obrigado senh… (cof cof) CIÊNCIA!!!

    • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

      EVANGÉLICO MALDITO, VOLTA PRO G1!!!!!!

      • http://ceticismo.net/ Pryderi

        Tente interpretar a frase como um todo.

        • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

          Foi ironia, eu sei, a minha também…

          • http://twitter.com/aspiesto elmbn

            Foi uma contra-ironia reversal irônica.

  • Daniel Almeida

    Há uns anos eu vi uma reportagem numa versão mais moderna do “Acredite Se Quiser” que mostrava um homem que passou pelo mesmo problema mas com menor dano. Na época ele, um sujeito grande, se vestia como o Schwarzenegger em “Exterminador do Futuro” e se apresentava em bares como uma excentricidade, acendendo a cabeça pela boca e bebendo água pelo olho. No dia-a-dia ele usava tapa-olho apesar de ter uma prótese.

    • http://twitter.com/Cyber_Ramses/ Ronaldo Gogoni

      Eu vi um pior anos atrás: um sérvio (ou bósnio, realmente não lembro) que levou um tiro no rosto de lado de uma arma de grosso calibre (provavelmente um fuzil) durante a Guerra da Bósnia. Perdeu olho, nariz e mandíbula. Tem uns 15 anos isso. Fizeram um molde do osso facial e enxertos com a própria pele dele.

      • Daniel Almeida

        Eu vi essa história numa revista Seleções! O molde dele era de platina se não me engano.

  • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

    Beije-me como nunca ninguem me beijou antes! Ok…

  • http://www.facebook.com/people/Wagner-Felix/661933705 Wagner Felix

    Lembrei de quando assisti Darkman pela primeira vez 😀

  • http://ceticismo.net/ Pryderi
  • http://www.facebook.com/ulisses.marioto Ulisses Marioto

    o senhor é típico reacionário “progressista” que analisa o desenvolvimento das forças produtivas desatreladas do impacto societário, das relações de produção, como se fossem duas variáveis isoladas e distintas sem convergência

    estilo a física newtoniana que o espaço nada tinha relacionado com o tempo, e o einsten que demonstra que ambas não só se relacionam como uma é causa da outra

    para vc vê como incomoda os caras os possíveis desfechos e impactos gritantes dessa tecnologia, que ele se deu o trabalho de desviar do tema principal para ” dar um balde” de água fria nos socialista, é um mecanismo de defesa denominado por Freud de Cisão rs

    • http://www.facebook.com/franklin.weise Franklin Weise

      WTF?

    • bruno.ligiero

      Caralho!!! Me senti burro agora!!! O que que este cara falou???

    • RedVivo

      Gerador de Lero Lero… só pode!!! Busque no Google e entenderá.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100004481977590 Marco Santos

    Juro que queria entender com o motivo pra falar mal do socialismo nesse post, mas tudo bem…

  • Pingback: Agora vai: primeira arma produzida por impressora 3D estará pronta “em duas semanas” « Meio Bit()

  • Pingback: Mulher recebe crânio produzido com uma impressora 3D()