Meio Bit » Arquivo » Internet » O Real Estado da produção de conteúdo no Brasil

O Real Estado da produção de conteúdo no Brasil

17 anos atrás

meiobit-pareomundo.jpgQue a produção de conteúdo na Internet Brasileira é pequena, não há dúvida. Sendo honesto, no mundo inteiro a relação entre consumidor / produtor é de menos de 1%. Mas imaginava-se que a produção de conteúdo fosse mais qualitativa. Agora uma pesquisa jogou por terra essa idéia.

Uma pesquisa do grupo E.LIFE determinou que 80% do conteúdo gerado por usuários no Brasil está dividido em:

  • Orkut (50,78%)
  • Blogger (13,48%)
  • Blogspot (11,55%)
  • WordPress (2,96%)
  • ReclameAqui.net (2,22%)
  • YouTube (2,19%)
  • Flickr (1,10%).

Ou seja: quase metade de tudo que se cria de "novo e original" por aqui é criado no Orkut.

Informação útil é informação que é propagada. Qual a última vez que alguém viu um post em um blog comentando algo original criado no Orkut? Ou um texto na mídia tradicional, seja o UOL, seja o IDGNow!?

O máximo que encontro, quando encontro, são notícias como esta (valeu, Felipe) de uma comunidade do Orkut de nome "CHURRASCO DA TAM EM CONGONHAS".

ISSO é o tal conteúdo original? Antes que digam que isso é uma aberração, e que o bom conteúdo existe, por que motivo ele não é propagado? A boa informação é viral por natureza. Mesmo que o autor não queira, acaba se espalhando.

Visto que isso não acontece, devemos tirar o Orkut da equação, o que nos deixa com 50% do conteúdo inicial.

A idéia de alguns blogueiros, de que escrevem e ninguém lê, na verdade é errada. Uma visão realista é que ninguém escreve E ninguém lê. Isso, a longo prazo, é fatal para o Brasil, pois sem o hábito da leitura E da escrita, não se cria senso crítico. Sem senso crítico, você deixa de ser um Cidadão e vira só mais um cordeirinho, manipulado por todo mundo, do Presidente à sua sogra.

Fonte: Info

relacionados


Comentários