83% dos médicos são cegos

goriladomal

É verdade, mas calma, é a chamada “Cegueira não-intencional”, um fenômeno neurológico bem interessante. Façamos uma analogia: Imagine que você tem que programar um robô para fazer reconhecimento de imagem, mais especificamente pessoas.

Como sua capacidade de processamento é limitada, você programa o sistema para fazer uma varredura primária, selecionando objetos e descartando tudo que não seja relativamente parecido com uma pessoa. Assim você capta a imagem mas ignora o que não quer ver.

A chamada cegueira não-intencional ocorre quando estamos prestando atenção a uma cena e temos uma idéia bem clara do que “queremos” ver. isso é essencial para filtrarmos ruído, por isso não prestamos atenção a outdoors e carros na contramão quando dirigimos.

Um exemplo clássico é a imagem acima, uma radiografia de pulmões usada como teste na Faculdade de Medicina de Harvard. Ela é apresentada a estudantes de radiologia, e dizem para procurarem por sinais de câncer. Nada menos que 83% dos testados não percebe o gorila na imagem.

Não é que sejam burros ou cegos, eles apenas estão procurando por câncer ou outro tipo de alteração fisiológica, NÃO um gorila. O cérebro detecta a imagem e simplesmente a apaga, para não atrapalhar a busca. Um outro exemplo de teste é este abaixo: Acompanhe e conte quantas vezes a bola é passada pro sujeito todo de branco:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Confesse, você não viu o gorila também, né?

Nota: Isso não tem NADA a ver com aquela papagaiada dos nativos americanos não conseguirem ver os navios de Colombo por não entenderem a tecnologia. Isso é uma afirmação idiota de um filme idiota. A cegueira não-intencional é um fenômeno real, NORMAL  apenas mais uma das gambiarras evolucionárias que criamos para poder descer das árvores e dominar o mundo.

Fonte: NPR

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Dados gentilmente cedidos pelo Instituto Barney Stinson de Estatística.

  • Unfear

    Impressionante hehe, de fato nem reparei no gorila.

  • Well Dias

    Eu já tinha feito este teste. Embora não me lembrava se era um gorila que apareceria, sabia que apareceria alguma coisa. Então desta vez vi o gorila, mesmo mantendo atenção no sujeito. Isto significa que a interpretação da imagem pelo cérebro, antes, sofre um processo de associação com alguma experiência anterior e similar, ou algo do tipo.

    • Comigo também, já sabia que tinha o gorila, aí mesmo tentando prestar atenção, acabei vendo ele. Acho que é o esperado mesmo.

      • Engraçado que pra quem sabe que o gorila vai aparecer parece impossível que alguém não tenha o visto, pois ele parece muito óbvio. Foi assim comigo pelo menos.

    • bruno.ligiero

      Faça minha as suas palavras!

  • Well Dias

    ops… falha minha.

  • primeira coisa que eu bati o olho na imagem foi o gorila. isso é bom ou é ruim? rs

  • Eu consegui ver o gorila, mas acabei contando só 14 passes…

  • juro que ainda não vi o gorila na imagem do pulmão

  • Eu vi o gorila. Fiquei mais interessado em saber foi em que filme é esse 🙂

  • GalegO86

    Contei os 15 passes e ainda ví o Gorila… Quem bom pra mim… Méh

  • Robson_Costa

    esses gorilas safados ficam se metendo em tudo rsrs

  • Edmilson_Junior

    Na primeira imagem não vi o gorila, mas como eu não estava prestando a atenção é aceitável, na segunda eu já sabia que rolaria algo então percebi, não funciona bem quando a pessoa está preparada.

  • To preocupado, até agora eu não consigo ver, sera que tenho problemas? kkkkkkk #verdade

  • lordtux

    rsrs, eu vi o Gorila no video mas confesso que não tinha visto na primeira imagem, mas antes de você cita-lo olhei de novo e meu olho foi pra cima dele.
    Lembrei também das vezes que minha mãe pedia para pegar alguma coisa na cozinha para ela e eu nunca achava, pior de tudo era levar um tapa dela por não ter encontrando algo que estava debaixo do meu nariz. Essa cegueira também acontece com fanáticos religiosos que só depois de muito tempo acordam e enxergama besteira em que estava metidos.

  • serio que o gorila da foto ta ai desde ontem??? kkkkkkkkkkkkk só vi hj!

  • Quem aí viu o Elefante?

  • Essa do gorila eu não cai porque já sabia o que iria acontecer. Já vi outro vídeo do tipo, mas era sob uma ponte (acho), e bastava apenas contar o número de passes (era uma bola só). E tem um GORILA PASSANDO FAZENDO MOONWALK no meio, que não tinha notado de primeira. Ele realmente foi APAGADO pelo meu cérebro 😀

    Edit: não era uma bola só, o princípio era o mesmo. E era um urso, não um gorila. Foi esse aqui que eu tinha visto, na época 😀 http://www.youtube.com/watch?v=Ahg6qcgoay4

  • Davi De Marco

    como estudante de medicina, posso tentar explicar: Na tomografia acima há uma alteração sugestiva de nodulo canceroso, exaatamente no lado oposto ao gorila! entao imagino q no teste feito, os radiologistas acharam logo a lesao e encerraram a análise, o que de fato é o que importaria se fosse o seu pulmão!

  • Pingback: 83% dos médicos são cego - Nerd Pai Explica #34 | Nerd Pai - O Blog do Pai Nerd()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja