Latência é o que está atrapalhando a realidade virtual

dori_vr_02.01.12

Por mais que a realidade virtual seja uma das promessas mais interessantes da indústria de games, a tecnologia nunca conseguiu se tornar popular e para Michael Abrash, engenheiro da Valve, o atraso na resposta dos comandos realizados pelo usuário é o que está nos impedindo de ter acesso a aquilo que pode aumentar incrivelmente a imersão nos jogos eletrônicos.

Os jogos normalmente possuem latência de 50 ms ou maior (as vezes muito maior) do movimento do mouse até a execução na tela, embora eu tenha visto números tão baixos quanto 30 ms para jogos graficamente mais simples que estejam rodando com o vsync desligado. Por outro lado, posso te dizer por experiência própria que mais do que 20 ms é demais para realidade virtual e especialmente realidade aumentada, mas pesquisas indicam que 15 ms pode ser o começo, ou mesmo 7 ms.

Quando se trata de realidade virtual e realidade aumentada, a latência é fundamental – se você não tem uma latência baixa o suficiente, é impossível entregar uma boa experiência, quero dizer, objetos virtuais que os seus olhos e cérebro aceitem como reais.

Mas se você gostaria que isso se tornasse realidade logo, Abrash disse que ainda não há uma maneira de construir esses óculos com baixa latência, alta resolução, tamanho e peso reduzido e principalmente, baixo custo de produção, o que lhe deixa em dúvida sobre quando esse cenário mudará, algo que pode começar a acontecer com o lançamento do Oculus Rift.

A ideia é legal, se bem executada poderá mudar completamente a indústria, mas será que sou o único a sentir desconforto só de pensar em encarar duas ou três horas jogando com um trambolho desses na cabeça?

[via Polygon]

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Edmilson_Junior

    Quando a imagem puder ser projetada em uma tela transparente nos óculos convencionais ai a brincadeira vai ficar interessante.

  • Keaton

    E se as imagens de jogos fossem enviadas direto ao cérebro, de alguma maneira, e também, de alguma maneira, o aparelho interceptasse as respostas do cérebro de forma a ativar os comandos diretamente no jogo? :p

    • Zilardo

      Seria legal.

    • Matrix.

      • Keaton

        Não exatamente.
        As pessoas saberiam que era realidade virtual, né.

        • Sim, só quis dizer que seria algo parecido com os treinamentos que vemos no Matrix, como aquele de kung fu.

          • Keaton

            A idéia era mais parecido com o Sword Art Online (um anime recente com tema interessante, porém…)

          • Zilardo

            Sobre esse tema (realidade virtual no cérebro) recomendo o filme: eXistenZ

          • Bruno Rocha

            Há pesquisas que indicam que jogar em realidade virtual realmente pode enganar o cérebro por alguns momentos à ponto de fazer você tentar se desviar de verdade ou tentar pular para desviar de obstáculos. Então mesmo sabendo que é um jogo, se for imersivo o bastante, é capaz de algumas pessoas saírem do limite da realidade, isso é, talvez jogar de mais possa fazer seu cérebro assumir isso como real e te fazer agir como um idiota.
            Eu acho que tem um lado bom nisso. Nos jogos de terror, jogar de noite e no escuro pode ser uma experiência aterradora.

      • Bruno Rocha

        Dori, esses óculos só são bons mesmo para visão em primeira pessoa, como simuladores de voo, fps ou jogos em e primeira pessoa.
        Não faz sentido usar isso para ação em terceira pessoa.
        Eu fiquei fascinado ao jogar um FPS em 3D. Mas como eu vivo dizendo, há uma tendência desse tipo de coisa não pegar. em jogadores de consoles, e eu falo da maioria, eu sei que haverá exceção.
        A maioria de que joga em 3D é o publico do PC, que é uma minoria perto do publico dos consoles.

    • Nefertiti

      O que você diz… é o oculus de Caprica.

    • Bruno Rocha

      Pode dar curto no cérebro, literalmente.

  • O que eu mais quero é que Occulus Rift decole… Nunca paro de pensar em como seria a experiência de usar um HMD de baixa latência em conjunto com um Sony Move jogando algo como o Skyrim… =)

    • Bruno Rocha

      Razer Hydra.

  • Pingback: Team Fortress 2 ganhará suporte a óculos de realidade virtual « Meio Bit()

  • Pingback: Conhecendo a realidade virtual aos 90 anos de idade « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia