Microsoft é a nova Apple, segundo Steve Wozniak

Steve Wozniak, co-fundador da Apple e celebridade do Vale do Silício, falou sobre como era a “vida antes da Apple” no TEDx Brussels (Bélgica): lá ele discursou sobre seu pequeno clube de entusiastas dos computadores antes de a Apple existir e criticou duramente a atual natureza fechada do iTunes.

Woz falou sobre inovação, sobre o papel da tecnologia que é o de criar aparelhos que tornem a vida melhor. Também falou sobre o quanto procurou, como pessoa normal, pré-Apple, estudar para entender a tecnologia e futuramente desenvolver soluções tecnológicas que fossem mais importantes que aquelas trazidas pelas grandes “corporações controladoras de nossas vidas digitais”. Ele talvez estivesse se referindo à IBM de 1984, mas, em outra entrevista ao TechCrunch, Steve Wozniak revelou que o alvo era a Apple:

Laguna_SteveWozniak_28nov2012

O papel da tecnologia é o de criar aparelhos que tornem a vida melhor.

Temo que a Microsoft esteja trabalhando nos laboratórios tentando inovar de verdade, se perguntando sobre como não fazer novas versões idênticas aos mesmos produtos de sempre, enquanto há 3 anos a Apple parece mais preocupada com algum modelo mais novo do mesmo iPhone. Essa postura da Apple muito me preocupa.

Quando questionado sobre as recentes demissões na Apple, Steve Wozniak disse que não conhecia Scott Forstall, mas comentou indiretamente sobre o pai do iOS, referindo-se ao Steve Jobs como uma liderança conhecida por também ter sido um tanto durona no desenvolvimento dos produtos.

Não acredito que ele era um babaca que colocava as pessoas para baixo, humilhando-as.

Steve Wozniak provavelmente estava sendo gentil, até porque uma recente paródia d’Os Simpsons coloca Steve Mobs obrigando Homer a comprar somente produtos da Mapple. Tratando bem ou não os empregados e clientes, a Apple teve belas Black Friday e Cyber Monday segundo dados da IBM.

Seria a Microsoft uma “nova Apple” e esta uma “velha Microsoft”?

Bom, o tio Laguna torce para que a Microsoft tenha bastante sucesso com o Surface Pro, pois o Surface RT não conseguiu concorrer bem contra os iPads neste final de semana. No campo dos smartphones, a grande Maçã continua no topo do campeonato lá nos Estados Unidos com o iPhone 5, isso enquanto o Samsung Galaxy IV não repetir o feito do velho Galaxy III no 3º semestre de 2012.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Em minha humilde opnião a microsoft vem seguindo a “cartilha Apple” melhorada.
    A empresa não tem mais nada a ver com a M$ do passado.

    Laguna o meiobit poderia obrigar judicialmente aos merdas da gamevicio pararem de copiar e colar suas noticias.

    • É, eu vi: tenho todo o trabalho de tentar escrever algo original sobre uma notícia já meio velha e aí algum babaca qualquer dá copicola. :'(

  • henriquecd

    Caro Laguna, por favor pare com o ileísmo. Grato

    • É graças ao “tio Laguna” que meus textos não são ainda mais visados pelos chupinhadores tipo Gamevício da vida: o cara tem que ter o trabalho de alterar o texto para tirar a minha autoria.

      • leitor

        Eu nao conhecia o gamevicio, mas, de tanto você falar, agora eu sou assíduo leitor.

        • mentes vazias sempre procuram o pior da internet.
          Aproveite e fique por lá.

          • leitor

            ui ui ui

  • A Liberdade também se confunde nos grandes portais e no google.
    Essa ferramenta de busca filtra, seleciona e mostra apenas os resultados interessantes para você de acordo com Cookies, Dados estatísticos e localização, deixando sua visão “tapada” como de um burro que puxa uma charrete que só vê aquilo que vai a frente.
    O interesse comercial da google e de outros grandes com UOL, GLOBO, IG, RECORD faz o mesmo com toda informação disponível na internet, transformando seu computador numa janela para o “mundo deles”.
    Incrível como o lixo do globo.com te intope de produtos e serviços globo, notícias de novelas como se fossem mudar a sua vida e pessoas “grobais” como se fossem importantes na sua vida.
    Record filtra e oferece só aquilo que interessa a ela, mantendo um portal limitado e sensacionalista bem como o UOL.
    IG, LOCAWEB, TERRA, MSN, YAHOO colocam notícias ridículas nas suas “capas”.
    As grandes empresas do Brasil sempre nos botaram tapa olhos e nunca fizemos muito. Sinto em dizer que Wozniak tem muitos motivos para se envergonhar de nós aqui no Surrr das Américas.
    A liberdade da internet é cerceada no controle total que está havendo dos aplicativos como ele diz mas também no controle total do que é publicado. É uma censura silenciosa que a própria imprensa impõe forçando-nos a ver apenas o que eles querem e não o real mundo la fora.
    Nossas janelas de navegadores se encontram com tintas e escritas dificultando a visão do mundo real fora do nossos dispositivos digitais.
    Sinto muito Wozniak, nessa luta não sei como ajudá-lo e não vejo o Brasil como parceiro nisso (nem o povo brasileiro).

    • Camargos

      E a Coca-cola deveria encher a garrafa dela com Pepsi? Claro que a globo vai falar dos programas dela.

      • Não discordo do seu ponto de vista mas…
        São portais de informação, empresas jornalísticas que dizem ter o compromisso com a verdade e a publicidade da informação.
        Globo não é fábrica… (ou é?…) sei lá…

    • Que nojo! “te intope” mudem para “nos entope”

  • Tem o resto do mundo pra Samsung e desmandar. Estou correndo das duas.

  • BroncoBom

    Copiar as noticias daqui não pode? Agora copiar imagens de videos alheios e ainda por cima meter um logo do meiobit isso pode? Interessante como as criatura tem dois pesos e duas medidas.

    • Meti um logo do Meio Bit na figura para esse pessoal copicola não chupinhar também o nosso servidor, não entendo seu raciocínio.

      • O raciocínio é que você colocou uma marca d’água de uma foto que você não tirou.

        • Então, estendendo um pouco mais esse raciocínio, isso quer dizer que não posso capturar um fotograma do vídeo para ilustrar o post sobre o vídeo? o.O

          • Pessoal se faz de idiota.
            Colocar marca em imagem é apenas para não ter hotlink a toa consumindo banda.

          • Eu uso plugin no meu blog pra FDP não roubar minha banda com hotlink. Nem pra colocar no próprio site estas anêmonas fazem.

          • Só esclarecendo que o Meio Bit não coloca esse plugin aí porque o blog já está bem carregado… 🙁

          • Eu sou um tosco que usa plugin, mas iniciados editam o .htaccess 😉

          • Eu não disse que concordava. Só disse qual era o raciocínio. Se quem colocou o vídeo no VocêTubo não quisesse que fosse inserido num blog, desmarcasse a opção de “embed”.

          • Coloque “foto hospedada em meiobit.com” ou algo assim. Do jeito que você está fazendo parece reivindicação de autoria. O verdadeiro autor não vai gostar.

      • google: htaccess hotlink: primeiro resultado: http://www.htaccesstools.com/hotlink-protection/

      • Além de bloquear o hotlink, é possível trocar on-the-fly a imagem por outra. Alguns trocam por uma imagem obscena. O meiobit poderia trocar por uma imagem dizendo em letras garrafais: “este artigo foi descaradamente copiado de meiobit.com”.

        E você poderia fazer o texto mais dependente das imagens. Assim se o chupinhador removesse os links ele perderia parte do sentido.

        Mas no momento eu não lembro como seria o comportamento quando o leitor está usando feeds.

    • o pior é que a foto é de um TED, um evento que existe justamente para compartilhar a informação e que hora nenhuma limita o que é feito lá dentro.

      FAIL

  • Gustavo

    A Apple nunca foi uma empresa do “bem”, mas acho engraçado como todos amam ela, coisa que nunca aconteceu na era Windoes. Agradeço ela ter sacudido a Micro$oft, que andava em um marasmo doido sozinha no topo.
    Mas fico triste do Surface não estar emplacando. Tenho o bixo, e o Windows 8 é incrivel no touch. Queria que ele fechasse, junto com os Androids, um mercado de tres grandes concorrentes. Monopolio não é bom e eu não quero outro, principalmente porque PCs eram ao menos baratos, Mac e Iphones não são…

    • Empresa do bem é a empresa que respeita seus consumidores. Apple até antes da era Iphone sempre tratou bem seus clientes.
      Exemplo de respeito ao consumidor é sua garantia extendidade (apple care) que pode ser comprada meses depois de vc comprar algum produto dela, atualização de seus sistemas e etc.

      • Cassiano “SpellCat” Calegari

        Concordo, sempre tive uma experiencia excelente com o suporte da Apple. É obvio que o preço dos produtos vem do padrão de qualidade, mas o windows é muitas vezes vitimado por usuarios inconsequentes e técnicos incompetentes, hoje em dia é mais dificil achar um windows original rodando em um desktop que um macbook ou iMac.

        Eu estou adorando o momento, vivi em um longo periodo de dominio do mercado pela microsoft e hoje vejo batalhas em varios frontes, nos tablets, smartphones e computadores não ha mais monopólio e isso é muito saudavel para o consumidor.

        Quando a reclamar de preço de produtos é como reclamar de preço de roupas, você paga pela exclusividade, ha pessoas dispostas a arcar com o preço, outras não, mas criticar é besteira já que a propria experiencia, assim como nas roupas, é construida sobre o preço. Se todos tivessem um macbook eles não seriam tão legais.

  • leitor

    A história se repete. Nos anos 80 a IBM era “A” empresa de computação. Todos queriam ser técnicos da IBM. Até que veio a Microsoft. E assim um império vem sendo derrubado após outro, sempre por paladinos da justiça, até se tornarem o império que tanto combatiam.

  • Tio Woz deve estar muito irritado com o pessoal da Apple, pois não é de hoje que solta farpas contra a “Big Apple”. Na boa, dizer que a MS é inovativa, faz-me rir. Afinal, o que não é o surface senão um mero movimento de reação ao sucesso dos tablets?
    Se ela quisesse MESMO ser vista como inovativa, não tivesse matado o projeto Courier.

  • achsanos

    Ainda bem que foi o Woz que falou.

  • Pingback: Microsoft divulga preços oficiais do Surface Pro, aquele com metade da bateria do RT « Meio Bit()

  • Brício Cardoso

    O itunes robou a logo do meio bit =p

  • Pingback: iPhone 5 será lançado no Brasil (e na Rússia) daqui a 10 dias: ele será mais popular que o Bada? « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja