Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Como assistir o pouso da Mars Science Laboratory/Curiosity em Marte

Como assistir o pouso da Mars Science Laboratory/Curiosity em Marte

Que streaming devemos acompanhar para conferirmos se está tudo bem com a Mars Science Laboratory (Curiosity) durante e após o pouso?

12 anos atrás

CarlSaganMemorialStation01

Em pouco mais de 3 horas, depois de uma viagem de oito meses a MSL sentirá o puxão final da gravidade marciana, caindo em direção à fina atmosfera, a mais de 21 mil km/h. Serão iniciados os chamados Sete Minutos de Terror, a incrivelmente complicada manobra de pouso, que inclui um escudo de calor que não foi testado, um trenó suspenso que também não foi testado pois não temos como simular gravidade E atmosfera marciana, e um para-quedas supersônico construído baseado em dados coletados nos anos 60, pois a NASA não teve grana pra repetir os testes.

É uma missão cheia de primeiras vezes, mas a confiança é bem alta. São riscos não-cumulativos, e o ganho é grande demais. Se tudo der certo teremos um robô nuclear de 900 kg rodando por pelo menos 2 anos, pesquisando a química marciana, identificando se Marte teve condições de suportar vida no passado.

A NASA está acompanhando o pouso com tudo que tem, e os problemas com a Odissey, uma das sondas marcianas que iria acompanhar o pouso e retransmitir para a Terra os resultados foram resolvidos. A HIRISE, aquele mega-power câmera orbital irá tentar fotografar a manobra. Fizeram isso antes, gerando esta incrível imagem do para-quedas, da sonda e até dos cabos da Phoenix.

Mesmo assim há possibilidade da Odissey perder a janela de pouso, só passará 5 minutos em cima da Curiosity, e como Marte também gira, ele ocultará a Terra por metade do dia marciano, que curiosamente dura 24h37min.

Acompanhe o evento. Se você estiver em Nova York, os telões em Times Square transmitirão o pouso. Se preferir ficar em casa, pode ver pela NASA TV.

Aqui, alguns streamings essenciais:

A Planetary Society, que está fazendo um evento fantástico, com todo mundo da indústria aeroespacial moderna, como gente da Virgin Galactic, SpaceX, Planetary Resources


Live video from your iPhone using Ustream

 

NASA TV, streaming oficial


Live stream by Ustream

 

Aguardemos o resultado. Se tudo der certo, teremos excelentes notícias, via Twitter, afinal a Curiosity tem uma conta lá!

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários