HTC se retira do Brasil, Coréia e dois territórios à sua escolha

war1Que não está fácil pra ninguém todo mundo sabe. A RIM está tendo suas ações vendidas por um saco de pitombas e duas narjaras turettas, a Nokia vem perdendo mercado pra tudo que é canto, fechando fábricas e apostando em celulares que não existem, como o futuro Windows Phone que não será tornado obsoleto antes de ser lançado.

Para HTC o bicho está pegando especialmente. Não diria nem pela qualidade, eles sempre tiveram bons aparelhos. Talvez o problema deles seja a ambição. Se o HTC Touch rodasse um SO enxuto, seria excelente, mas a insistência em enfiar o Windows Phone Mobile colocou o aparelho no limite da performance, praticamente inusável se você rodasse algo mais complexo.

Investir eles investiram. O HTC Ultimate foi um belo aparelho, delicioso de mexer, foi ter aquele negócio enorme na mão (sossega, Yeltsin) que me convenceu do futuro dos smartphones de 4,7 polegadas.

Só que isso não se traduziu em vendas. A HTC tinha 0,11% do mercado brasileiro, não conseguia competir com os grandes, não queria lançar qualquer porcaria androidiesca de 100 REAU, então declarou derrota e fechou as portas, lá em Junho.

Agora ela faz o mesmo na Coréia do Sul, que convenhamos é um mercado bem mais suculento que o brasileiro. Não que adiante ser suculento se em 2011 a HTC só mordia 2% e na 1a metade de 2012 caiu pra 1%.

Resta para eles o mercado chinês, onde esperam vender bastante o Kewang V, modelo low end. Low end pros padrões deles, Android 4.0 com tela de 4 polegadas e processador de 1GHz é pra lá de decente.

Para nós é uma pena, o mercado só tem a ganhar com diversidade.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Luiz Felipe

    É uma pena para quem tem plano corporativo e praticamente ganha o aparelho. Quem usa prepago vai comprar tranquilamente no paraguai, como todos os outros HTC que comprei desde o Tytan2 classic. Ou voce pode ganhar drogas de iphones do plano corporativo, vender e comprar HTCs que são muito melhores.

  • Rafael Vieira

    Adoro esse TROCA-TROCA (foi mal) de dedadas (opss) entre o Cardoso e o Yeltsin.
    Mijo de rir.
    😉

  • Nos Estados unidos se vê muito celular da HTC, nos planos de 2 anos, ele tá sempre de graça

  • Tenho o Ultimate… ah se ele rodasse Android…

  • Marcio Maciel

    HTC Touch não é Windows Mobile, ao invés de Windows Phone?

    Ainda bem que pelo menos deu tempo de lançar o Ultimate aqui! Só saio dele para outro Windows Phone de telona. Se possível, de 4,7! =)

  • É com grande felicidade que tenho conhecimento dessa notícia.

    Tive uma das piores experiências de compra, ao comprar um HTC Desire que desde o primeiro mês esquentava de mais e ficava reiniciando (over heat reboot loop no youtube).

    Tentei consertar via htc brasil falaram que não iriam reparar (mesmo no 1o mês da compra e com nota fiscal) e que se quisesse procurasse a justiça…

    Com a HTC da inglaterra consegui que consertassem o aparelho… Demorou 4 meses e qnd voltou passou 1 mês funcionando e depois deu o mesmo problema, na internet achei relatos de pessoas que moram na inglaterra que tiveram seus telefones “consertados” 5 vezes antes de ele sair da garantia e virar lixo…

    Dessa forma, desejo do fundo do meu coração que a HTC abra falência o mais rápido possível!

    • Não sei a porcentagem do mercado aqui na Inglaterra, mas vejo muita gente satisfetita andando com ele. Eu mesmo sou usuário de um HTC One X e não tenho nada a reclamar 🙂

      Esse negócio de generalizar a marca por causa de problema com um modelo não funciona mais hoje em dia…

      • Isso ai, pra isso ter que ser profissional e ferrar com varios modelos … né Moto-enrola ???

        Hello Moto ??? hehehe

        atualmente juntando dindin pra reparar o touchscreen do milestone 1, visto que uma beve pesquisa aponta o problema (incluindo além da umidade o carregador padrão como um dos causadores) no Milestone/Droid 123 (e 4 se vier pelo visto XD ), Atrix e mais alguns …

        defeito de fabrica/projeto que não assumem… tenso viu …

        e nem estou citando o problema de super aquecimento nhein …

        mas, ao menos tenho uma vantagem, ganhei de alguém (que já tinha ganho de outro alguém, que agora já ganhou outro e deixou de lado), ou seja, nem eu nem o antigo dono tiveram prejuizo, apenas dor de cabeça, mas ao menos não o prejuizo (como uma galera XD )…

        agora, l=oda mesmo foi a motorola ter feito o rarz maxx e não ter mudado nada além da bateria, poderiam ter melhorado o processador, capacidade, o display (é motorôla, o maldito Display) … claro, não recusaria caso ganhasse um ^.^ …. mas juntaria mais pra comprar o S3 com certeza….

        • Não foi justamente o tablet da Motorola que surpreendeu a todos por ser o primeiro a receber o update do sistema? Ou estou enganado?

          As empresas pisam na bola agora e logo sentem o tombo, fazem o que pode pra se recuperar e agradar os clientes. A concorrência e clientes mais exigentes fazem com que isso aconteça..

    • Marcelo Serra

      Deu azar camarada. O meu HTC Desire comprado nos EUA em set/2010, funciona redondo até hoje e nem penso em trocar.

  • Andre_K

    Narjara Turetta… desenterrou essa!

    _____
    42

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia