2012 será o Ano do Steam Para Linux no Desktop

golinuxgo

Depois de muita promessa, parece que agora vai. Depois de sugerido, demandado, implorado e exigido por anos pelos usuários, o Steam vai finalmente dar as caras no pinguim. E mais, além do Steam, a Valve está portando o engine Source também.

A palavra veio da boca –ou mais precisamente dos dedos- de Gabe Newel, bam-bam-bam da Valve, que questionado se a versão Linux do Steam seria liberada ainda em 2012, respondeu de forma lacônica, quase jobsianamente, “sim”.

NORMALMENTE portar jogos para Linux não é uma boa. Não só pela pouca base instalada, mas pela cultura do gratuito, fenômeno comprovado inúmeras vezes, onde os usuários acham que tudo deve ser de graça, que desenvolvedores que vivem de seu trabalho são mercenários, bla bla bla.

No caso, há boas chances disso não acontecer, pois com 9 anos de idade o Steam tem um contingente enorme de usuários fiéis, muitos deles usuários não-xiitas de Linux, que entendem a complexidade do sistema econômico onde se troca dinheiro por bens e serviços e que inclusive desejam apoiar desenvolvedores independentes que utilizam o Steam para vender seu e-peixe.

O Linux na área de games teve sempre dois grandes problemas: Falta de massa crítica e fragmentação. Com o Steam ambos os problemas serão minimizados. Suportar 78 distros não compensa, mas suportar Steam torna tudo mais simples, e como o usuário médio de Steam gasta uma boa grana anualmente, para o desenvolvedor a idéia de trabalhar Linux se torna atraente.

Vai dar certo? Quem sabe? O MacOS hoje representa mais ou menos 3,5% dos acessos do Steam, Isso dá metade (sim, estou sendo flexível com os números) dos 7,4% que o MacOS teria, no mercado de sistemas operacionais. Uma adesão de 50% é um bom número. No caso do Linux acho que será inclusive superior.

Fonte: Slashdot

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples