Bruno Alves 16 anos e meio atrás
Novamente o Ubuntu sai na frente em uma comparação feita entre os vários sabores de Linux disponíveis.
Desta vez foi a CRN, que fez um comparativo de 4 páginas entre Linspire, OpenSuse e Ubuntu.
O extenso comparativo é interessante e vale a pena ser lido, um breve resumo:Instalação:
Apesar do processo bem avançado e simples nos 3, o Linspire levou a melhor, seguido pelo Ubuntu e depois o OpenSuse.
Configuração e Ajustes:
O poderoso YAST levou a melhor nesse quesito, mesmo com a grande facilidade do Ubuntu o controle centralizado de quase tudo facilita bastante para o usuário.
Suporte:
As 3 distribuições baseiam-se no suporte oferecido pela comunidade (além de opções pagas para obter suporte da empresa responsável) e a ativa comunidade do Ubuntu com sua extensa documentação e fóruns de suporte muito amigáveis levou a melhor.
As facilidades de instalação de novas aplicações, também, contaram ponto neste quesito e o Adicionar / Remover aplicação do Ubuntu foi bastante elogiado.
Conjunto de funcionalidades:
Nesta o OpenSuse levou a melhor, basicamente por causa da instalação com 5 CDs, ao invés de 1 como nos concorrentes, isto facilita bastante para usuários que não possuam banda larga.
Usabilidade:
O Ubuntu foi o melhor neste quesito, oferecendo uma excelente experiência para usuários novatos ou experientes.
Uma surpresa foi o fato do Linspire tentar copiar o comportamento do Windows acabou tirando pontos em usabilidade, pois coisas que parecem ter o mesmo modo de operação na verdade são um pouco diferentes, gerando algumas confusões.
Avaliação Final:
Neste ponto acho que a comparação poderia ser melhor elaborada, já que simplesmente somaram os pontos ganhos em cada quesito e ninguém instala tantas vezes o sistema operacional quanto usa o mesmo.
Independente se a soma é feita diretamente como no artigo ou atribuindo pesos em relação ao que é mais necessário para o usuário o Ubuntu sai na frente e foi eleito o vencedor neste comparativo.
Resultado:
Ubuntu: 12 pontos
OpenSuse: 10 pontos
Freespire: 8 pontos
Escolhendo qualquer uma das três opções o usuário iniciante ou experiente estará bem servido.
A proposta dessas distribuições é muito boa, oferecer uma opção fácil de usar, mantendo a robustez para os que querem.
Minha recomendação pessoal, vai para o Ubuntu, também que já uso há algum tempo e considero a mais sólida das distribuições para desktop, seja o usuário doméstico ou corporativo.
Via: [CRN]