Márcio Fábio Althmann 13 anos atrás
Olá pessoal! Nesse artigo vamos oferecer uma breve idéia sobre o Projeto Mono.
Criado por Miguel de Icaza e lançado em 30 de Junho de 2004, trata-se de um projeto open source patrocinado pela Novell para criar ferramentas compatíveis com a platarforma .NET. Permite executar aplicativos baseados em .NET nas plataformas Linux, Mac OS X e Unix.
O Mono inclui, entre outras, um compilador para a linguagem C#, um CLR para a CLI e um conjunto de biblioteca de classes. O runtime pode ser embutido em sua aplicação. Ele também implementa ADO.NET e ASP.NET.
A versão atual do Mono é a 2.6.4. Ela oferece o núcleo API (Application Programming Interface) da plataforma .NET, bem como suporte para o Visual Basic.NET e C # versões 2.0 e (parcialmente) 3.0. LINQ para objectos e para XML fazem parte da distribuição, mas não LINQ para SQL.
Contém uma série de elementos úteis para a construção de um novo software:
A biblioteca de classes oferece um conjunto compreensível de facilidades para o desenvolvimento de aplicações que são essencialmente escritas em C#, mas devido à Common Language Specification podem ser utilizadas por qualquer linguagem .NET.
É composto por três grupos de componentes:
Um exemplo de software desenvolvido com Mono é o Second Life. O mundo virtual criado pela Linden Lab começou a oferecer a sua compilação Mono para Linden Scripting Language, em Agosto de 2008.
O site oficial do mono é o http://www.mono-project.com, mas se você quer conhecer, discutir e aprender em língua nativa acesse o um repositório de conhecimento para concentrar material em portugues e também possibilita a tradução de muitas informações disponíveis no site do Mono Internacional.
Abraços e até o próximo artigo!