Meio Bit » Arquivo » Indústria » Desculpe, jovem, mas as chances são que você não vai virar o Menino do Vale do Silício.

Desculpe, jovem, mas as chances são que você não vai virar o Menino do Vale do Silício.

Qual a idade média do empreendedor bem-sucedido? Quantos anos você acha que tem o fundador de uma startup de sucesso? Uma pesquisa com quase 3 milhões de empresários respondeu essa dúvida, e a resposta vai surpreender você.

6 anos atrás

tv-silicon_valley-2014_-richard-thomas_middleditch-tshirts-s01e03-pied_piper_original_logo_tshirt

Antigamente todo mundo sonhava ser o novo Woz, o novo Bill Gates. Trabalhando de uma garagem, criando um produto revolucionário e ficando podre de rico. Como isso se mostrou muito… trabalhoso, inventaram o empreendedorismo de internet, onde você cria um produto, distribui de graça e fatura grana dos investidores, até vender pra algum otário por um valor gigantesco, sem nenhuma fonte real de monetização.

Silicon Valley, a excelente série da HBO satiriza de forma brilhante essa cultura. Basicamente todo mundo na cidade tem um app ou serviço online que quer vender para investidores. Essa cultura é real, e chega a ser divertido jovens se rebelando contra “tudo isso que está aí”, renegando os pais e ao invés de empresários, investindo em se tornar… empreendedores.

A realidade é que com 18, 20 anos você não tem experiência para tocar uma empresa. Desculpe, é a realidade. Ao menos foi o que constatou o professor do MIT Pierre Azoulay e Daniel Kim, aluno de PhD. Eles fizeram uma pesquisa que resultou no paper Age and High-Growth Entrepreneurship.

Usando dados de 2,7 milhões de pessoas que fundaram empresas entre 2007 e 2014 nos EUA, e correlacionaram com o fator de crescimento das empresas. O resultado foi… inesperado.

Entre as empresas com maior taxa de crescimento, a média de idade do fundador era de 45 anos.

A média de idade de empreendedores que chegam ao ponto de contratar um funcionário é de 42 anos.

Até o final dos 40 anos o crescimento das startups fica bem abaixo da média. As que se destacam todas tem fundadores mais velhos.

age_distribution_edit

O viés mais novo que conseguiram achar foi em startups de telefonia e comunicação wireless, onde a idade média dos fundadores das empresas bem-sucedidas é de… 39 anos.

Experiência é importante. Se o fundador da empresa já tiver trabalhado na área de atuação do negócio que vai abrir, as chances de ser bem-sucedido são 125% maiores do que a de um marinheiro de primeira viagem.

Isso quer dizer que nenhuma startup aberta por jovem dá certo? Não, claro que não, você pode ser bem-sucedido, mas se em vez de bater cabeça com 18 anos você dedicar algum tempo de sua vida para conhecer o mercado e ganhar experiência, tem muito mais chances de dar certo em sua primeira empresa do que alguém inexperiente.

E claro, se tiver uma idéia realmente genial, vá em frente, mas cerque-se de profissionais mais experientes e escute-os. Assim você terá o melhor de dois mundos.

20160811165805-conjoined-triangles-success-silicone-valley

Fonte: MIT.

relacionados


Comentários