Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
A Sony Mobile está planejando uma reestruturação de grande porte em sua estratégia de vendas, ao perceber que atochar o mercado com uma série de dispositivos não estava dando certo: de agora em diante o foco da divisão se concentrará em dispositivos de ponta, os intermediários serão mantidos e a linha "mid-premium", que abrigava a linha Xperia X será descontinuada.
Hoje a Sony Mobile trabalha com três linhas distintas de smartphones: os intermediários que abrigam a série Xperia XA1, os topo de linha X Performance e XZ e os intermediários premium, que é onde os modelos da linha X se encontram. No entanto, em uma reunião com investidores realizada em Tóquio a divisão revelou de daqui para a frente a companhia se concentrará principalmente em seus modelos mais caros, os que oferecem mais recursos e são mais caros, logo dão mais retorno à fabricante.
Tal informação fica clara num slide vazado que detalha a estratégia da Sony Mobile para 2017: as linhas premium e intermediárias serão continuadas, mas esta última não receberá nenhum outro aparelho neste ano além dos já anunciados na MWC 2017 XA1, XA1 Ultra e L1; já a categoria de topo receberá dois novos modelos para somar aos também anunciados XZ Premium e XZs.
Já a linha Xperia X será descontinuada por um motivo simples: ela não dá lucro. Tais dispositivos só atingiram 43% da meta global de vendas, sendo 85% no mercado japonês e pífios 31% no exterior; já a linha premium alcançou uma marca de 88% de vendas em todo o mundo, com 104% da expectativa no Japão e 60% fora do arquipélago, o que é compreensível visto que a linha ZX tem que concorrer com o iPhone e outros Androids topo de linha.
Como os Xperias X e X Compact ficaram muito aquém do esperado pelos acionistas da Sony, a divisão móvel da gigante japonesa decidiu por bem não mais lançar novos dispositivos entre os intermediários e os premium, e espera continuar lucrando com o foco direcionado para seus aparelhos mais caros. Isso não quer dizer entretanto que a companhia não vai mais fabricar dispositivos mais "baratos" (é da Sony que estamos falando afinal), apenas que eles não serão constantemente atualizados.
Já os que viam na linha Xperia X uma boa opção de smartphones terão que migrar mais uma vez.
Fonte: Xperia Blog.