Carlos Cardoso 7 anos atrás
Sábado, 6:30 da madrugada teremos um show diferente na NASA TV. Nesse horário se tudo der certo começa a instalação do BEAM — Bigelow Expandable Activity Module, módulo inflável que subiu domingo na nave Dragon.
Ele será instalado em uma porta de atracagem no módulo Tranquility da ISS. A atracagem é uma manobra onde a nave é capturada e puxada manualmente para a posição final, então uma série de mecanismos, incluindo 16 parafusos a prendem à estação. É uma forma bem mais firme e segura do que a acoplagem, mas não permite uma fuga rápida em caso de emergência.
O BEAM ainda está no compartimento de carga não-pressurizada da Dragon, passando por um período que chamam de “estabilização térmica”, um nome bonito para deixar o bicho esfriar por inteiro.
A NASA espera terminar a instalação em menos de uma hora, mas não estão com pressa. Como sempre cautela é a palavra-chave. O módulo só será inflado no fim de maio, e somente uma semana depois disso os astronautas entrarão nele. Mesmo com ele funcionando a escotilha permanecerá fechada os os astronautas só raramente a abrirão, para fazer medições e pegar resultados de sensores. Depois de dois anos ele será desacoplado desatracado e solto para eventualmente queimar na atmosfera.
Qual a lógica de jogar fora um módulo perfeitamente bom? É a lógica da NASA, lembre-se disto:
Leia também: