Emanuel Laguna 8 anos atrás
No início do ano, o Google lançou o Android for Work, um programa que tem como objetivo separar o perfil profissional do pessoal em clientes corporativos do sistema do robozinho. No início do ano passado, a BlackBerry apresentou o BES 12, a mais nova versão de sua plataforma corporativa que é líder do mercado no segmento MDM (gerenciamento de dispositivos móveis).
Pois bem, no lançamento do Android for Work a BlackBerry havia anunciado que o BES 12 daria total suporte ao programa corporativo do Google. Com os rumores de que a BlackBerry poderia apostar num smartphone Android num futuro próximo, a parceria do Google com a ex-RIM no Android poderia virar casamento.
Que o diga o Android Central, ao confundir a velha parceria de ambas as empresas com uma nova. O Engadget fez o mesmo, ambos baseando-se numa notícia requentada (sem querer, acredito) pelo CrackBerry. Este, pelo nome, parece se tratar de um blog de entusiastas da ex-RIM.
Um caso assim mostra o quanto é importante saber se uma notícia já foi publicada no próprio blog anteriormente. Não faz mal buscar no Google ou outra engine de busca, isso considerando que a matéria foi bem ajustada para ser “buscável”: tem autores que, por problemas de tempo em furos jornalísticos, simplesmente acabam por ignorar conceitos básicos de SEO, como permalink e título poderem ser dois conceitos bem diferentes, a colocação de tags relevantes, palavras-chave compatíveis com o assunto e um bom resumo no CMS.
Sobre Google e BlackBerry, em teoria uma parceria mais profunda entre ambas aparentemente só traria benefícios: a empresa de Mountain View ganharia muita segurança em seu ecossistema, além de maior visibilidade dos usuários corporativos, e a ex-RIM poderia entrar no mundo Android com um senhor diferencial ante as demais fabricantes (não apenas com a volta do teclado físico) e talvez isso ajudasse a estancar a hemorragia financeira.
No momento, somente o que temos é o suporte do BES 12 ao Android for Work. E é bom lembrar que o BES 12 está disponível para iOS e Windows Phone, também.
O tio Laguna torce para que a BlackBerry encontre seu caminho e justifique seu nome antigo, Research in Motion.