Dori Prata 8 anos atrás
Dentre as muitas lendas existentes na indústria de games, uma das mais interessante é a de um arcade chamado Polybius. Dizem que tal jogo teria aparecido no subúrbio de Portland lá pelos idos de 1981 e ficado nas lojas durante apenas um mês, mas assim que os gabinetes chegaram às lojas, uma grande quantidade de pessoas ficou completamente viciada no título.
A vontade de jogar aquele game era tão grande que muitas vezes era possível ver brigas entre os que aguardavam na fila e para tornar toda a história ainda mais surreal, pessoas falavam sobre a visita de homens vestidos de preto aos estabelecimentos, cuja tarefa era coletar dados gerados pelas máquinas.
Supostamente desenvolvido por uma empresa chamada Sinneslöschen, há quem diga que o jogo era um experimento da CIA e que muitos daqueles que o jogavam acabavam apresentando terríveis efeitos colaterais como insônia, pesadelos e até mesmo amnésia, em alguns casos passando a odiar outros jogos e até se tornando ativistas contra os videogames.
Se algo nesta história é verdade, ninguém conseguiu provar e foi para tentar acabar com este mistério que uma equipe decidiu criar o The Polybius Conspiracy, um documentário que há mais de um ano vem realizando entrevista com donos de fliperamas, jornalistas e game designers, e que agora precisa de US$ 100 mil para ser concluído.
“Alguns acreditam que o Polybius era um produto do controverso programa MK-Ultra da CIA, um experimento que visava controlar as mentes dos jovens,” afirmam os produtores na página do projeto no Kickstarter. “Outros acreditam que ele pode ter origem extraterrestre e embora o mistério em torno do jogo seja vasto — as teorias vão de homens de preto importando ciência nazista, até um protótipo [do jogo] Tempest — ninguém nunca conseguiu confirmar a existência do gabinete.”
Apesar de não ser tão popular quanto a lenda dos cartuchos do E.T., essa história das máquinas do Polybius é tão curiosa que a máquina chegou aparecer num episódio dos Simpsons e a julgar pelo qualidade do material divulgado pelos criadores, acho que podemos esperar um documentário muito legal.