Ricardo Fraga 9 anos atrás
Balão do Project Loon lançado na Nova Zelândia (Imagem: Google)
Que o Brasil é, normalmente, um dos últimos quando se trata de lançamentos ou de testes de novidades, acredito que todos os leitores sabem perfeitamente disso. Na semana passada, por exemplo, a Apple liberou uma lista de mais de 60 países que receberão os novos iPhones até o começo de novembro e, claro, o Brasil ficou de fora dela. Infelizmente, a Apple não é exceção entre as empresas que deixam o país de fora e o Google está entre elas, com muitos de seus produtos e serviços ficando muito longe da terra tupiniquim. Mas, espante-se, parece que as coisas poderão mudar (para melhor) em breve.
De acordo com o Link, o Brasil poderá receber, no começo de 2014, o Project Loon, projeto lançado pelo Google em meados de junho que promete levar Internet através de balões, que ficarão a 20 km de altitude, aos lugares mais remotos do planeta. Em uma reunião entre o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo e Mohammad Gawdat, VP mundial de Inovação Google, ocorrida na última quarta-feira, a ideia é iniciar os testes ainda no primeiro semestre do ano que vem. “Pedi para fazerem um piloto para testarmos no ano que vem, de preferência no primeiro semestre”, disse o Ministro. “Vamos testar o funcionamento com o pilotos. Se funcionarem, estudaremos autorizar a operação deles ou acertar uma parceria. Depende do modelo que adotarmos”.
Confesso que fiquei muito contente e surpreso com a notícia. Sabemos quão grande é o nosso país e de toda a dificuldade que há para levar, a todos os cidadãos, coisas “simples”, como energia elétrica. Se o teste piloto realmente sair do papel e tiver bons resultados, o Brasil poderá estar na vanguarda de um novo meio de conexão, que poderá ultrapassar todos os limites continentais (e a falta de vontade de muitos) que o nosso território impõe a boa parte da sociedade brasileira.