Meio Bit » Arquivo » Software » Os 20 principais recursos desejados do Windows 7 (Seven)

Os 20 principais recursos desejados do Windows 7 (Seven)

15 anos e meio atrás

Um artigo interessante com os recursos mais desejáveis para a próxima versão do Windows. Há um acalorado debate entre usuários, profissionais e power users sobre o que a Microsoft precisa melhorar para deixar o Windows XP e o Vista para trás. O que já sabemos é que os requisitos de hardware necessários para rodar o Windows 7 serão os mesmos do Vista, ou seja, vamos estar comprando máquinas Quad Core, com 4 GB de RAM, mas os requisitos de hardware congelados em 2006/2007.

Atualmente, o Windows Server 2008 e o Vista SP1 possuem essencialmente o mesmo código do Hardware Abstraction Layer (HAL) ou seja, é o mesmo kernel, sistema de arquivos, drivers e o que muda é a configuração e modularização entre os dois. O Windows Seven será construído em cima de melhorias feitas em cima desse código, tão elogiado no Server 2008 e tão odiado no Vista, principalmente por causa dos drivers e exigências de hardware altas.

Alguns recursos realmente fazem falta no Windows. Vou comentar alguns deles e o restante, siga o link do artigo no final do post.

Gaming Mode

De fato, faz muita falta. Hoje em dia os jogos exigem tudo e mais um pouco do hardware. Se o Windows pudesse entrar ou bootar em um modo que apenas o essencial para rodar jogos fosse carregado. Pense no Windows entrando em modo XBox 360, com apenas o básico para se jogar e nada mais. Serviços e aplicativos residentes desnecessários não consumiriam recurso algum e aí sim, veríamos melhora de performance em cima do Windows XP.

Instalação de Aplicativos em Drives Virtuais

Com o passar do tempo e uso, o Windows fica cada vez mais carregado de lixo. E em menos de 1 ano, a performance caiu de tal forma que a única solução viável, é formatar a máquina e colocar tudo de novo, aos poucos. Usuários do Windows sabem que cedo ou tarde formatarão seu equipamento para ganho de performance por causa do lixo deixado por aplicativos. Algo que evitaria esse tipo de problema é cada aplicativo ser encapsulado em seu drive virtual. O registro do sistema operacional ficaria isolado e o aplicativo não teria direitos fora do espaço de disco designado para ele. Desinstalar um aplicativo? Pasta apagar o disco virtual e é como se ele jamais tivesse entrado no seu PC. Isso já existe no MacOS X.

Ferramentas de Diagnóstico Melhores

Uma das coisas que qualquer servidor possui, caso o usuário queira, é uma quantidade formidável de informações sobre o status e saúde do sistema, seus componentes, processos, memória, vídeo, som, drivers, portas e tráfego de dados. A Microsoft também oferece isso, mas nas versões de servidor do Windows. Seria ótimo poder rodar um diagnóstico completo e obter um relatório sobre o status do sistema.

Windows XP Virtualizado

Basta copiar inspirar-se na Apple, ao migrar do MacOS 9 para o MacOS X e permitiu que os aplicativos funcionassem de forma virtualizada e encapsulada. Isso evitaria os problemas com drivers de periféricos como webcams, scanners e impressoras.

Sistema Operacional Modular e Instalação Customizada

Seria ótimo se a versão desktop pudesse funcionar de forma modular, como o Linux. As vantagens são inegáveis e o Windows Server 2008 mostra que é possível. O usuário poderia trocar a interface gráfica inteira e a empresa poderia até mesmo vender pacotes de customização ou delegar isso a seus parceiros comerciais. Seria um novo mercado aberto. A instalação customizada desses componentes permitiria configurações para fins específicos, como montar uma máquina para trabalho, sem badulaques ou penduricalhos gráficos.

Quem usa o Vista regularmente, como 3 amigos meus, dentre eles o Cardoso, gosta do sistema operacional. Eu uso ele virtualizado e não é esse horror que tanta gente que NUNCA usou fala. Como o sistema de drivers é o mesmo, o hardware sendo construído agora será compatível em 2010, protegendo seu investimento. Que o Windows 7 seja o sucessor do Windows XP SP3 que todos nós adoramos, acertando onde o Vista errou e herdando as boas práticas do já consagrado Windows Server 2008.

Fonte: GadgetZone

relacionados


Comentários