Dori Prata 12 anos atrás
Se cada um de nós fizer uma lista sobre os game designers mais importantes da história, é muito provável que o nome de Hideo Kojima apareça na maioria delas. Mesmo quem não gosta da série Metal Gear há de reconhecer que o japonês deu uma grande contribuição para que os jogos passassem a ser reconhecidos como mais do que apenas um brinquedo, aproximando a mídia de uma linguagem mais cinematográfica e entregando roteiros bastante complexos.
Tendo surpreendido o mundo há mais de duas décadas com o primeiro Metal Gear, será que Kojima-san poderia imaginar para onde essa indústria seguiria e principalmente, será que ele estaria satisfeito com o que a atual tecnologia pode entregar? Pois isto foi o que ele disse sobre essas questões:
“Para ser honesto, é surpreendente para mim. Há 25 anos eu nunca imaginaria que o hardware para games evoluiria tanto de forma tão rápida. Mas se a questão é se eu estou contente ou não em relação a onde estamos, a resposta é não. Por exemplo, se você for criar uma obra de arte, a primeira imagem estará na sua cabeça e a imagem original surgiu na minha cabeça há 25 anos. Durante 25 anos eu tenho tentado recriar essa imagem na forma de uma jogo.
A quantidade de ferramentas que me foram disponibilizadas mudou, aumentou. Eu tenho mais cores disponíveis na minha paleta, tenho mais ferramentas disponíveis, mas eu ainda não pude alcançar a imagem original que tinha na cabeça e enquanto eu não puder atingir isso, continuarei criando jogos.
Penso que em algum momento atingiremos um ponto em que os jogos serão realmente imersivos e você poderá sentir coisas como a temperatura ou o cheiro, então acredito que nesse ponto estaremos perto do que eu tinha originalmente em minha cabeça e então talvez eu esteja satisfeito.”
Muito interessante, mas pelo pouco que conheço de arte, acho que Hideo Kojima nunca conseguirá atingir essa visão e mesmo que a tecnologia evolua a tal ponto, ele sempre estará em busca da perfeição, algo que os artistas sempre almejam, mas que nunca afirmam ter alcançado.
[via GamesIndustry]