Mozilla lança nova versão do Firefox para Honeycomb

Honeycombfirefox

A Mozilla anunciou o lançamento da esperada versão para o Android 3.0, Honeycomb, adicionando melhorias à versão já lançada para smartphones.

Assim como em outras versões recentes, o novo Firefox para tablets inclui o “Awesome Bar”, uma ferramenta para acesso rápido à sites favoritos junto à barra de navegação.

Mas a maioria das mudanças está na programação da versão e os usuários não verão nada muito além desse adicional e de um visual mais “honeycomb” do Firefox.

Awesomebar

'Awesome Bar'

Dependendo de como você segurar o tablet, há uma interface de abas (tabs) na lateral que se converte automaticamente em dropdown, facilitando bastante a navegação e também agradando aos olhos pela simplicidade.

O Firefox para Honeycomb procura mostrar agora que a Mozilla está cada vez mais preocupada em remover o que não é necessário no browser para tornar a experiência de navegação o mais simples e limpa possível.

Tabs

'Abas, formatos de Retato e Paisagem'

De todos os navegadores, o Firefox pode ser aquele com o maior desafio quando falamos em objetivos de simplicidade e minimalismo. Especialmente pelo fato de ser o navegador hoje com a maioria absoluta de add-ons e extensões desenvolvidas e, onde para alguns usuários, seu ambiente pode ser terrivelmente super populado.

No caso da versão tablet, isso parece ter dado lugar a uma preocupação especificamente voltada para a navegabilidade, onde até o momento não se fala em extensões e a oferta ao internauta não passa de adições bem específicas, como as mencionadas acima ou então a possibilidade de navegar pelas abas com o polegar esquerdo e fazer a rolagem de conteúdo pelas páginas com o direito.

Leftthumb

"Abas: acesso com o polegar esquerdo"

No modo retrato (portrait) as abas movem para a barra superior em formato de menu, no topo da tela, liberando totalmente o espaço de navegação. Algo realmente joinha.

Pensando no que a Apple fez com o próprio iOS (Lion), levando parte da experiência do iPad para o desktop, a Mozilla bem que poderia pensar em inserir essas melhorias nos seus principais navegadores OS.

Não pude verificar bugs ou problemas com fechamento espontâneo do navegador e tudo parece contar com o bem sucedido histórico da Mozilla de lançar versões redondas e bem cuidadas.

Abaixo, dois screenshots que tirei a partir de um Galaxy Tab 7″ na versão imediatamente anterior ao Honeycomb (Gingerbread), mostrando que a Mozilla preservou o esquema de polegares de uma versão para outra.

Leftt

 

Rightt

[via Ian Barlow]

Relacionados: , , , ,

Autor: San Picciarelli

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples