Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Retinas sintéticas recriadas em laboratório

Retinas sintéticas recriadas em laboratório

Pesquisadores conseguem recriar retina a partir de células-tronco.

13 anos atrás

Retinas sintéticas

"Um dia será possível criar um olho a partir de um prato" é o que diz condutor de uma pesquisa sem precedentes de biotecnologia.

Uma equipe de cientistas japoneses foi capaz de criar uma amostra de retina sintética a partir de uma técnica inovadora envolvendo células-tronco.

Utilizando células-tronco de ratos, os cientistas conseguiram encontrar a combinação exata de minerais e nutrientes específicos, de maneira que o tecido separado para a cultura evoluísse para uma retina sintética perfeita.

"A geração de retinas sintéticas a partir de células-tronco embrionárias é uma descoberta histórica que nos ajudará imensamente em nossa compreensão da cegueira", afirma o professor James Bainbridge do Moorfields Eye Hospital NHS Foundation Trust.

A retinitis pigmentosa e a degeneração macular estão entre as maiores causas de perda de visão com o passar da idade, causando em muitos casos a destruição da retina ocular. A pesquisa pode ser o principal front para o tratamento destas e muitas outras síndromes cuja principal área é a danificação da retina.

O cientistas se surpreenderam com a maneira com a qual as células se reorganizaram para formar um tecido tão específico, mesmo sendo pequeno o seu nível de intervenção.

Basicamente, a combinação ideal de nutrientes para a cultura das células foi o fator principal, o que reforça as teorias de que a pesquisa com células-tronco deve seguir essa direção.

Sabe-se que as células-tronco podem se converter em qualquer tipo de tecido do corpo. O que não se sabe ainda é que tipo de condição, e principalmente de nutrientes, deve conduzir a este desenvolvimento.

Uma empresa de biotecnologia americana já obteve uma licença para começar a testar a pesquisa com células-tronco em humanos que sofrem de cegueira.

relacionados


Comentários