Valve poderia ter feito uma parceria com a Nintendo

switch-portal

Esta semana a indústria de games foi sacudida com a possibilidade (ainda que em forma de rumor) da Microsoft fazer uma grande aquisição. Entre as empresas em que a Gigante de Redmond estaria interessada apareceu a Valve, um negócio que muitos consideram pouquíssimo provável e tantos outros torcem para nunca acontecer.

O que nem todos sabiam é que em determinado momento a criadora do Steam cogitou fazer uma parceria com outra fabricante de consoles, para ser mais preciso, a Nintendo. Quem revelou a história foi Grey Newell, filho do fundador da Valve e um dos principais nomes por trás da companhia. Ao participar de uma conversa com o pessoal do Valve News Network, ele disse:

Meu pai se encontrou com ele para fazer alguma parceria… um projeto. Acho que foi sobre o Wii e acabou não acontecendo, mas nós paramos no Japão […] Isso foi há provavelmente sete anos, foi super casual.

O comentário aconteceu após o rapaz ser questionado sobre as celebridades com quem ele já havia se encontrado e a pessoa a quem Grey Newell se refere é Shigeru Miyamoto, o lendário game designer que na época teria lhe dado a oportunidade de jogar alguns minutos de Super Mario Galaxy com ele.

O que não ficou muito claro na história do filho de Gabe Newell é que tipo de parceria poderia ter surgido dessa aproximação. O mais provável é que não se tratasse de uma compra, mas sim da adaptação de alguns jogos da Valve para o videogame da Nintendo.

Mesmo claramente tendo os computadores como seu principal alvo, a Valve levou tanto o Orange Box quanto a série Left 4 Dead para os consoles e mesmo bem antes disso o primeiro Half-Life já havia aparecido no Dreamcast e no PlayStation 2. A grande dúvida é se os jogos da desenvolvedora teriam obtido sucesso numa plataforma que com o tempo praticamente se tornou sinônimo de um público mais casual.

Porém, o mais fascinante nessa história é imaginarmos as muitas possibilidades que poderiam ter surgido desta parceria. Já pensou se as empresas se aproximassem mais e hoje estivéssemos falando de um Nintendo Switch que funcionasse como uma Steam Machine?

Fonte: Nintendo Everything.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples