Brasil confirma interesse em comprar navio porta-helicópteros dos ingleses

oc110038004sp

O Brasil por incrível que pareça tem uma frota razoável de submarinos, em verdade maior que a Alemanha, que no momento tem zero submarinos funcionais, mas na prática submarinos são ótimos em uma tarefa: afundar navios, como qualquer argentino sabe. Pra outras coisas eles são péssimos. Um submarino jamais conseguiria capturar o Salana Star: teria que afundá-lo e perderíamos o Verão da Lata.

Navios de superfície são importantes, e entre eles é preciso meios que sirvam pra projetar poder. Senão você só fica da água xingando o pessoal em terra, igual ao Aquaman. A embarcação de facto pra isso é o porta-aviões, dos quais nós perdemos dois. Um por pura idade, e o outro, o São Paulo, por ter vindo zicado de fábrica, comprado já muito usado.

A opção agora é o HMS Ocean, a nau capitânia da frota inglesa, comissionado em 1998 e ainda bem novo para um navio. Com a chegada dos dois novos porta-aviões que os ingleses estão construindo, o Ocean perderá sua utilidade tática como porta-helicópteros, então o negócio é botar no eBay.

occeahelicopterosnoconvoo

Vários países estão de olho nele, inclusive o Brasil. Ele pode levar esquadrões de helicópteros de ataque com mísseis anti-navio e até eventualmente caças de decolagem vertical, pois sonhar não custa nada.

Nós estamos paquerando o Ocean faz tempo, agora vazou a notícia de que o Ministério da Defesa teria autorizado oficialmente o projeto de aquisição do navio, a um preço de R$ 312 milhões, frete incluso eu imagino.

Segundo o UK Defence Journal, o Brasil já teria enviado até uma proposta de parcelamento do pagamento, e estaríamos tão confiantes que já haveria até gente discutindo o nome do navio, que provavelmente será Minas Gerais.

Fonte: UK Defence Journal.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples