Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fujifilm INSTAX SQUARE SQ10 — câmera híbrida com o melhor de dois mundos?

Fujifilm INSTAX SQUARE SQ10 — câmera híbrida com o melhor de dois mundos?

A Fujifilm coloca no mercado sua primeira câmera fotográfica instantânea híbrida. Um pouco do conforto dos dois mundos.

7 anos atrás

Todo mundo que está envolvido com o mundo da fotografia sabe que há um renascimento dos filmes fotográficos. Não sei direito o motivo disso. Pode ser nostalgia, pode ser moda, pode ser um monte de coisas. Só não é prático e financeiramente atrativo. Mas, não nos cabe julgar isso nesse momento. Agora, quando falamos em câmeras instantâneas, a história é um pouco diferente. Embora o número de usuários da tecnologia tenha diminuído ela nunca chegou a passar uma crise. Pessoas gostam do sistema. A Fujifilm, com sua série Instax, relata crescimento da venda destas câmeras e dos papéis fotográficos ano a ano. Novos modelos de câmeras são anunciados constantemente e todo mundo fica feliz.

Agora a Fuji tomou uma decisão que, do meu ponto de vista, pode ser perigosa. Enquanto estava apenas trabalhando com as câmeras instantâneas ela estava atendendo a um público específico e fiel. Pessoas que gostam do formato e estão dispostas a investir nele. Agora a empresa criou sua primeira câmera instantânea híbrida. A comodidade da impressão imediata das imagens com os confortos da tecnologia digital. Sim, estamos falando de uma câmera digital com sensor quadrado e que imprime a foto instantaneamente.

A Fujifilm Instax Square SQ10 segue o design das irmãs da série Instax, mas é equipada com um sensor CMOS quadrado de 1/4 polegada com filtro primário de cor e resolução de 1920×1920 pixels. A lente é uma 28,5 mm (equivalente) com abertura fixa de f/2,4. Tanto o obturador, que pode variar de 1/29.500 seg a 1/2 seg (com 10 segundos no modo B), quanto a sensibilidade ISO, variando de 100 a 1.600, são automáticos. Ou seja, é impossível interferir em qualquer das regulagens. A câmera possui vários filtros (coisas de Instagram), possibilidades de edição e pode fazer fotos com dupla exposição. A memória interna da câmera é suficiente para armazenar 50 imagens, mas existe entrada para um cartão micro-SD. Como a resolução da câmera é pequena, é possível armazenar cerca de 1.000 fotos em 1 GB do cartão.

A câmera possui uma impressora acoplada que vai trabalhar com o novo filme Instant Film “instax SQUARE” com área impressa de 62x62 mm com resolução de 800x800 pontos (318 dpi). É possível trabalhar com a câmera imprimindo automaticamente após o disparo ou imprimir apenas a seleção de fotos que se encontra na memória. E é justamente esse fato que quebra toda a experiência de uma câmera fotográfica instantânea. O fato de poder levar para casa e imprimir apenas o que acha interessante transforma ela em uma câmera digital qualquer, com baixíssima resolução.

A câmera possui uma entrada USB apenas para carregamento da bateria (que demora de 3 a 4 horas) e um LCD de 3 polegadas com 460 mil pixels de resolução. Uma coisa que achei bem legal foi o duplo botão disparador. Assim tanto destros quanto canhotos podem utilizar a câmera confortavelmente.

instax SQUARE SQ10 Product Movie "HANDS" / FUJIFILM

A Instax Square SQ10 vai estar disponível aos consumidores em maio, mas já está em pré-venda na Amazon pelo preço de US$ 279,00.

Fonte: DIY Photography.

relacionados


Comentários