Fujifilm INSTAX SQUARE SQ10 — câmera híbrida com o melhor de dois mundos?

Todo mundo que está envolvido com o mundo da fotografia sabe que há um renascimento dos filmes fotográficos. Não sei direito o motivo disso. Pode ser nostalgia, pode ser moda, pode ser um monte de coisas. Só não é prático e financeiramente atrativo. Mas, não nos cabe julgar isso nesse momento. Agora, quando falamos em câmeras instantâneas, a história é um pouco diferente. Embora o número de usuários da tecnologia tenha diminuído ela nunca chegou a passar uma crise. Pessoas gostam do sistema. A Fujifilm, com sua série Instax, relata crescimento da venda destas câmeras e dos papéis fotográficos ano a ano. Novos modelos de câmeras são anunciados constantemente e todo mundo fica feliz.

Agora a Fuji tomou uma decisão que, do meu ponto de vista, pode ser perigosa. Enquanto estava apenas trabalhando com as câmeras instantâneas ela estava atendendo a um público específico e fiel. Pessoas que gostam do formato e estão dispostas a investir nele. Agora a empresa criou sua primeira câmera instantânea híbrida. A comodidade da impressão imediata das imagens com os confortos da tecnologia digital. Sim, estamos falando de uma câmera digital com sensor quadrado e que imprime a foto instantaneamente.

A Fujifilm Instax Square SQ10 segue o design das irmãs da série Instax, mas é equipada com um sensor CMOS quadrado de 1/4 polegada com filtro primário de cor e resolução de 1920×1920 pixels. A lente é uma 28,5 mm (equivalente) com abertura fixa de f/2,4. Tanto o obturador, que pode variar de 1/29.500 seg a 1/2 seg (com 10 segundos no modo B), quanto a sensibilidade ISO, variando de 100 a 1.600, são automáticos. Ou seja, é impossível interferir em qualquer das regulagens. A câmera possui vários filtros (coisas de Instagram), possibilidades de edição e pode fazer fotos com dupla exposição. A memória interna da câmera é suficiente para armazenar 50 imagens, mas existe entrada para um cartão micro-SD. Como a resolução da câmera é pequena, é possível armazenar cerca de 1.000 fotos em 1 GB do cartão.

A câmera possui uma impressora acoplada que vai trabalhar com o novo filme Instant Film “instax SQUARE” com área impressa de 62×62 mm com resolução de 800×800 pontos (318 dpi). É possível trabalhar com a câmera imprimindo automaticamente após o disparo ou imprimir apenas a seleção de fotos que se encontra na memória. E é justamente esse fato que quebra toda a experiência de uma câmera fotográfica instantânea. O fato de poder levar para casa e imprimir apenas o que acha interessante transforma ela em uma câmera digital qualquer, com baixíssima resolução.

A câmera possui uma entrada USB apenas para carregamento da bateria (que demora de 3 a 4 horas) e um LCD de 3 polegadas com 460 mil pixels de resolução. Uma coisa que achei bem legal foi o duplo botão disparador. Assim tanto destros quanto canhotos podem utilizar a câmera confortavelmente.


instax SQUARE SQ10 Product Movie “HANDS” / FUJIFILM

A Instax Square SQ10 vai estar disponível aos consumidores em maio, mas já está em pré-venda na Amazon pelo preço de US$ 279,00.

Fonte: DIY Photography.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples