Home » Ciência » Espaço » Sem alarde mas ALGO vindo do espaço, artificial, atingirá a Terra sexta-feira 13

Sem alarde mas ALGO vindo do espaço, artificial, atingirá a Terra sexta-feira 13

Um objeto misterioso está vindo do Espaço Profundo e vai chegar na Terra na próxima sexta-feira 13. O que vai acontecer? Nada, é só um resto de foguete, mas as porteiras de notícias já estão em polvorosa imaginando a invasão alienígena de bruxas espaciais ou algo assim.

4 anos atrás

event-horizon-50742db90735f

O objeto WT1190F foi descoberto só dia 3 de outubro, pela astrônoma Rose Matheny, e rapidamente determinaram que está se dirigindo para a Terra. Pesquisando observações antigas os cientistas descobriram que ele está em uma órbita altamente elíptica, se afastando a mais de 650 mil km da Terra.

Comparando sua trajetória descobriram que ele é muito brilhante, mas tem poucos metros de diâmetro.

Mais misterioso ainda é que as observações determinaram que o WT1190F, que chegará na Terra na sexta-feira, 13 de novembro é impossivelmente leve. Sua densidade é de 10% da da água. É etéreo como… um fantasma. Tudo indica que ele não seja natural. Só que não está emitindo nenhum sinal de rádio, nem respondendo aos sinais que passam por ele.

Caso não mude sua trajetória ele irá pousar em algum ponto próximo ao Sri Lanka.

Sinistro, né? É assim que os portais da vida vão vender, mas não tem anda de estranho. É muito, muito provável que o WT1190F seja parte de algum foguete que mandou missões para a Lua, pode ser americano, chinês, indiano, japonês ou russo. É normal nesses lançamentos depois que o foguete entra em trajetória de injeção na órbita lunar, o estágio propulsor se separar e realizar uma última queima, para se afastar do módulo de pouso/orbital.

May

Será?

Esses equipamentos às vezes entram em órbitas bem elípticas, caindo na Terra ou na Lua, às vezes pegam um empurrão gravitacional e escapam da órbita terrestre, passam a orbitar o Sol em uma trajetória quase idêntica à da Terra, e em geral são esquecidos e abandonados.

Desta vez detectamos um, o que é bem raro, e um excelente teste para nossas “defesas”. Há gente no mundo todo refinando observações e acompanhando a trajetória. Sendo muito pequeno e oco (daí a baixa densidade, é um foguete com tanques vazios) as chances de algo chegar ao solo são muito pequenas. Com sorte teremos um show de luzes para quem estiver no lugar certo na hora certa.

Mais divertido seria se fosse o Asteróide 2015 TB145, descoberto dia 10 de outubro e apelidado de Grande Abóbora, pois se aproximará da Terra dia 31, no Halloween. Com 400 m de diâmetro, esse faria um bom estrago, mas apesar dos posts alarmistas no YouTube, ele vai passar a 286.000 km de distância. Da Lua.

Demos sorte? Sim, muita. De novo. Esqueça o tal foguete. Por muito, muito pouco o 2015 TB145 não vai nos acertar, e poucas coisas assustam mais do que a idéia da energia equivalente a 2,4 gigatons de TNT atingindo a Terra, mesmo em Niterói.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários