Assemble! Marvel lança API para devs e app de HQs global para iOS

captain-america-vs-iron-man-civil-war

Se tem uma coisa para a qual tablets são sensacionais é para ler quadrinhos e livros. Convenhamos, ler a última edição de um gibi num smartphone, ainda que seja possível não é uma experiência muito agradável tanto quanto ler livros. Por outro lado apps como ComiXology, Comic Viewer e Perfect Viewer ficam perfeitos nos tablets, sejam os de 7, 8 ou mais de nove polegadas. Na minha opinião quanto maior melhor, e ler obras como Akira, The Boys e Supergod no iPad está sendo sensacional.

A Marvel sabe disso. Até então ela dependia de lojas de terceiros para vender suas publicações e somente em inglês, e sendo uma empresa da Disney era inevitável que uma solução permitindo o acesso de usuários falantes de diversas línguas seria disponibilizada mais cedo ou mais tarde.

Pois bem: a Casa das Ideias lançou nesta semana o Marvel Global Comics, sua loja própria de venda de gibis que fornece publicações clássicas e recentes em até 12 idiomas, incluindo português. A iniciativa é o resultado de uma parceria da editora com a iVerse, que será encarregada das traduções. Como o app está engatinhando, por enquanto só estão disponíveis edições avulsas de Guerra CivilInvasão Secreta, Desafio Infinito, Dinastia MAmazing Spider-Man, Hulk (o vermelho, não o verde) e outras. Os preços começam em US$ 1,99. O app por enquanto é exclusivo de iOS mas chegará em breve para outras plataformas.

A Marvel também está facilitando a vida de desenvolvedores. Ela lançou uma API gratuita que dá acesso a todo o seu banco de dados, contendo 75 anos de publicações. Qualquer um que quiser desenvolver apps baseados em seus personagens e obras poderá acessar a ferramenta, mas com duas condições: o app terá que ser gratuito e não poderá conter propagandas, ou seja, não poderá ser monetizado (não queriam mais nada, né?).

Ainda que um desenvolvedor não possa ganhar dinheiro, pense nas possibilidades: apps de lojas poderão fazer uso desses dados ao linkar os produtos da Marvel com informações diretas da editora; aplicações poderão fazer um mapa realizando ligações entre artistas, roteiristas e personagens, avisar quando uma edição nova está chegando às bancas físicas ou virtuais e muito mais.

Aos curiosos de plantão a API pode ser acessada aqui.

Fonte: Marvel, aqui e aqui.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples